Os 50 blogs mais poderosos do mundo (volume 5)
Este post traz o último bloco dos blogs mais acessados em todo o mundo segundo levantamento feito pelos jornais britânicos Guardian e The Observer. O que os torna, automaticamente, ainda mais poderosos porque, a cada lista deste tipo, os incensados costumam receber mais visitas, o que se torna um ciclo.
Como eu, que, para compilar essa lista, acessei várias vezes cada um desses blogs. Assim, depois de quatro posts sobre os blogs mais poderosos, concluo a lista com o ranking que lista os blogs de posição 41ª. à 50ª. Para esmagar qualquer anabela, vamos de scarpin, porque aqui se trata de pedestais. Saltitantes e de salto 21 cm, vamos lá:
41. The F Word: o blog britânico foi fundado em 2001 e é o primeiro webzine feminista do Reino Unido, com debates sobre o feminismo no país. O blog recebe cerca de 3 mil visitantes por dia e se dedica a estabelecer fóruns para o feminismo contemporâneo, com notícias diárias, insights sobre estereótipos e censura e podcasts sobre pornografia. Também faz releituras de filmes feministas. O blog aborda, de fato, a violência contra a mulher em várias instâncias e tudo o que se relaciona com estereótipos, desde dançarinas de streap tease até a defesa da mulher que teve que tirar o piercing do mamilo em um aeroporto do Texas, recentemente, porque o sistema de segurança não a deixava passar. Atual.
42. Private Secret Diary: em expansão desde 2003, o webloger de JonnyB, que não é privado e tampouco secreto, registra o estilo de vida de um homem a partir do profundo mundo rural de uma localidade de Norfolk, no estado da Virgínia, EUA. O autor relata contos de noites com ventanias, no pub do vilarejo, e as aventuras do time de futebol americano local. É uma sátira sobre a vida da vila em que vive, uma espécie de sitcom. De fato, o blog não atrai leitores locais, mas, tem um fã-clube dedicado do Facebook que procura, desesperadamente, descobrir a verdadeira identidade do autor do blog. Interessante.
43. Popjustice: é a casa, por excelência, da música pop. Antes de ler o resto, veja este link, sobre a regravação do hit "Rio", do Duran Duran, no Brasil. O blog foi criado em 2000 por Peter Robinson e combina tietagem com notícias sobre músicas e críticas, tudo de forma hilária e politicamente incorreta. Como um furioso debate sobre o futuro da banda Girls Aloud. De verdade, hilário.
44. Waiter Rant: a tradução do nome é, mais ou menos, "a conversa oca do garçom". Mas, ao contrário, de vazio o blog não tem nada, com uma extensa coleção de estórias aguçadas sobre a indústria de serviços a partir de um restaurante de Nova York bastante ocupado. "The Waiter", como o autor do blog é conhecido, tem postado suas experiências com clientes nervosos e tipos maus desde 2004. Em 2007, ganhou o prêmio "Bloggies". O blog representa um segmento da blogosfera chamado de "job-blogs" ou blogs de trabalho, em que as pessoas relatam suas experiências de acordo com a profissão que exercem (como os motoristas de ambulância em randomactsofreality.net e os policiais em coppersblog.blogspot.com). O que liga esse tipo de blog são as experiências contadas sob a forma de crônicas e, quase sempre, sob o véu do anonimato, como é o caso do Waiter Rant. O legal é que este tipo de blog chama a atenção para alguns profissionais que são tratados pelas demais pessoas como seres invisíveis, inclusive os garçons (mas, não os bombeiros). Por que será?
45. Heckler Spray: para você ter uma idéia de como esse tipo de blog prospera, o de fofocas sobre celebridades, esse segmento, depois de blogs tecnológicos, deve ser um dos mais acessados em toda a blogosfera. Veja os correlatos brasileiros, por exemplo, como o Te Dou um Dado? ou Shoe-me. O Heckler Sprau é mencionado como a alternativa britânica ao norte-americano Perez Hilton, já citado nesta lista. Com uma diferença: a ênfase do blog está sobre o estilo, em cima do lema "crônicas sobre os altos e baixos de tudo o que é in e out no tenebroso mundo do entretenimento". Ou seja: fofoca.
46. WoW Insider: o blog trata, basicamente, do World of Warcraft (WoW), que é o mais popular game role-playing online do mundo. O blog acompanha o WoW com informações sobre o que acontece neste mundo e também sobre desenrolvimentos e rumores sobre o jogo. Recentemente, o blog deu que a America Homeland Security (segurança privada) procurava um terrorista que operava no WoW. Tenho que dizer: os EUA são ou não um país hilário?
47. Angry Balck Bitch: "praticando a fina arte da putaria", é o lema do blog. Só por isso, já vale a visita. É um blog de quatro anos, de Saint Louis, Missouri. A autora, Shark Fu, nunca publicou qualquer foto de si mesma e o seu anonimato tem suscitado dúvidas se ela não é, realmente, um homem branco ou uma drag queen. Mas, a autora nega e se diz uma mulher negra de 35 anos, cansada da sua "brutal gordura" a despeito da "invisibilidade". Para visitar.
48. Style Bubble: alguns fenônemos não se explicam. Como os blogs sobre estilos não se cansam nunca de existir, esse é mais um, com a diferença de que é lido por mais de 10 mil pessoas diariamente. A autora, Susie Lau, afirma que o blog é só um diário sobre o que ela veste e porque. Mas, admite gastar 60% de sua renda com roupas. No entanto, é vista como uma formadora de opinião do mundo fashion e tem sido paga, em produtos, por isso. Sua influência é tão grande que a Chanel a convidou para o lançamento de seus produtos e também os anunciantes do meio a procuram. Nunca subestime o poder do estilo.
49. After Ellen: O blog tem um olhar irreverente sobre como a comunidade lésbica é representada na mídia. Foi criado pela guru da cultura pop lésbica, Sarah Warn, em 2002. E o nome surgiu a partir do momento em que a atriz Ellen DeGeneres fez a sua "saída do armário" em seu programa de TV, "Ellen", em 1997. Desde então, as mulheres lésbicas e bisexuais foram transferidas da marginalidade para o horário nobre da TV. O blog analisa o lado bom e ruim dessa mudança. O blog, atualmente, é o maior website para as mulheres LGBT (lésbicas, gays, bisexuais e transexuais), com cerca de 500 mil hits por mês. É só ver o sucesso do seriado "The L Word". No Brasil, pelo Warner Channel.
50. Copyblogger: o blog é seco, ensurdecedor e realista, mas, para os escritores do blog, fundado em 2006, isso é notadamente interessante e deve ser feito. O blog mistura propaganda com textos e é considerado uma ferramenta essencial para qualquer pessoa que se queira fazer ouvir online, seja por meio de comentários em fóruns de discussão ou por meio de troca de links. Os autores gostam de provocar e uma das últimas discussões foi sobre o modismo das redes sociais. Para blogueiros fanáticos, que querem aumentar a audiência a qualquer custo.
Posts relacionados:
- Os 50 blogs mais poderosos do mundo (volume 1)
- Os 50 blogs mais poderosos do mundo (volume 2)
- Os 50 blogs mais poderosos do mundo (volume 3)
- Os 50 blogs mais poderosos do mundo (volume 4)
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário