Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

sábado, 5 de abril de 2008

Os 50 blogs mais poderosos do mundo (volume 4)

Até aqui, já relacionei os 30 blogs mais poderosos e acessados em todo o mundo. A grande maioria é dos EUA. Mas, há blogs interessantes fora dos domínios dos donos do planeta. Por outro lado, não há nenhum blog do hemisfério sul, incluídas a América Latina e a África.

Sempre digo que, quando emigrar para o hemisfério norte, ficarei tão esnobe que desaprenderei até português. A linha do Equador será uma cerca elétrica, divisória do aN e do dN (antes e depois do Hemisfério Norte). É só uma brincadeira. Mesmo porque não existe pecado abaixo da linha do Equador e, assim sendo, estou bem nesse paraíso.

Depois desse coice, porque os sapatos o tornam possível, à lista dos próximos blogs, do 31º. ao 40º.:

31. Gaping Void: Hugh MacLeod era administrador de empresas em Nova York quando começou a desenhar garatujas quase surreais no verso dos cartões de visita das pessoas nos bares, para passar o tempo. Como as pessoas gostavam, ele continuou a fazê-lo. Mas, as coisas tomaram outro vulto quando ele resolveu publicar seus desenhos na internet e, assim que MacLeod consolidou sua audiência no blog, ele começou a escrever sobre outra paixão: a nova maneira de entender como adaptar o marketing para o novo mundo da internet. Houve uma época, nos EUA, em que todo mundo imprimia notas fiscais da internet para economizar 40%. Foi idéia dele, com o objetivo de aumentar as vendas da Stormhoek, vínícola da África do Sul com a qual trabalha.

32. Dirtydirty Dancing: se alguém roubou sua câmera e a levou para festas noturnas que você não acha legais e retornou somente no dia seguinte pela manhã, provavelmente, a máquina estará cheia de fotos como as postadas nesse blog. É isso que o blog faz, com fotos de baixa resolução: apenas algumas inserções chamadas de "aniversário de Robin" ou "FEB16", com registros de coisas as quais os jovens gostam de fazer em festas. O atrativo original do blog era acessá-lo para ver se a sua festa estava postada lá, e suas chances são maiores se você é bonito(a), moderninho(a) e se não sai das festas descoladas de Londres. Mas, o blog ultrapassou a barreira narcisista de quem queria se ver nas fotos e agora tem uma audiência mensal de 900 mil acessos em todo o mundo. Quer saber? Para teens.

33. Crooked Timber: com um nome (pau velho, quebrado, torto) sacado de uma citação do filósofo alemão Immanuel Kant: "Em um pau tão torto como aquele de que o homem foi feito não se pode esculpir nenhuma coisa inteiramente reta", o blog é um amálgama de textos acadêmicos e políticos que se constituem em debates inteligentes desde a criação, em 2003. O blog é formado por um super-grupo, um pool de blogs intelectuais, com 16 membros - a maioria acadêmicos -, distribuídos entre os EUA, Europa, Austrália e Ásia. O blog construiu sua reputação por si mesmo, baseado no poder intelectual. Uma série de debates filosóficos foram conduzidos por meio deste blog. No Brasil, há muitos blogueiros acadêmicos que, provavelmente, nasceram por influência deste blog. O extinto No Mínimo, a despeito de não ser formado por filósofos, tinha uma orientação mais ou menos semelhante.

34. Bean Sprouts: o nome significa "brotos de feijão" e o blog combina diário, opinião e estilo de vida verde (ecológico). A fundadora, Melanie Rimmer, vive, com mais cinco membros da família, em uma pequena casa, que era sede de uma assembléia, com jardim e à beira de uma fazenda em Cheshire, Inglaterra. A família planta seu próprio alimento, cria galinhas e abelhas e "tenta ser verde, sejá lá o que isso significa", diz o blog. Melanie começou a fazer o blog há dois anos, quando adquiriu o lote em que vive e sentiu que precisava escrever algo sobre o que fazia. Com um post diário, ou mais, os assuntos vão desde os dez maiores usos para maçãs até como fazer acolchoados de retalhos. Para quem gosta da vida pastoral, vai fundo! Tô fora!

35. The Offside: lançado por "Bob", depois do sucesso do WorldCupBlog em 2006, Offside é um blog britânico que cobre as ligas globais de futebol, com notícias e fotos de tudo o que acontece nesse esporte. Essa cobertura pode ir de um ataque de formigas vermelhas a um jogador da terceira divisão de São Paulo até a qualidade de cada gol de Cristiano Ronaldo. Considerado por muitos o mais sério blog sobre futebol, o The Offside nunca falha nas promessas: "Se há um escândalo sexual (de futebol) na Inglaterra, nós estaremos no meio. Se um jogador é trocado por um quilo de carne na Romenia, nós cozinharemos a carne. E, se alguma coisa de interessante acontecer na Major League Socceer (a CBF inglesa), ficaremos tão surpresos como você", dizem, divertidos. Para os fanáticos - e os há muitos - por futebol. Eu? Humpf!

36. Petite Anglaise: em um dia de 2004, chateada com o seu trabalho, a secretária britânica Catherine Sanderson, radicada em Paris, descobriu o significado de "blogar". Com alguns clicks e um impulso, ela criou seu próprio blog e rapidamente atraiu fãs que passaram a seguir sua vida em Paris, sua tensa relação com o parceiro e suas aventuras com seu bebê. E havia muito drama para acompanhar: depois de um ano, seu relacionamento acabou e ela encontrou um novo homem que passou a cortejá-la online. Os leitores ficavam atônitos com a determinação inflexível de Catherine em expor as histórias inteiras, sem se importar com os julgamentos. Mas, logo, o patrão de Catherine descobriu o blog e não hesitou em despedi-la. Ladina, a danada teve a sorte de não só ganhar a causa na justiça contra o patrão, como também assinar um contrato com a editora Penguin para escrever dois livros. Para mulheres que amam demais, choram demais, falam demais, sofrem demais. Enfim, para mulheres demais! E, assim como ela questiona: "J ai assez parle de moi, qu est-ce que vous pensez?", digo o mesmo sobre mim. Please, tell me!

37. Crooks and Liars: o nome significa "vigarices e mentiras" e o blog foi criado em 2004 por John Amato, um flautista e saxofonista profissional. É um blog político, progressivo e liberal, com mais de 200 milhões de visitantes até agora. O Crooks é ilustrado com vídeos e podcasts de políticos e comentaristas nos palanques, rádio e TV. Os leitores postam uma grande variedade de comentários sobre fatos políticos do dia e há, diariamente, um apanhado das estórias mais interessantes de outros blogs políticos. Para quem curte essa chatice chamada "política". E só.

38. Chocolate and Zucchini: o Chocolate e Abobrinha é mantido por Clothilde Dusoulier, uma jovem que trabalha com computadores e mora no distrito de Montmartre, em Paris. Ela começou o blog como um meio de dar vazão ao seu ilimitado entusiasmo pela comida e para evitar aborrecer os amigos com o tema. Cinco anos depois, o Chocolate e Abobrinha é um dos mais populares blogs sobre comida, o que mudou a vida de Clothilde. O que era hobby passou a ser uma carreira em tempo integral. O blog, escrito em francês e inglês, mistura a visão de Clothilde sobre a gastronomia de Paris com a publicação de receitas e é lido por milhares de leitores todos os dias. O nome do blog, conforme ela diz, é uma boa metáfora para seu próprio estilo de cozinhar: "A abobrinha representa meu foco em saúde e em alimentos naturais e o chocolate demonstra, definitivamente, meu acentuado gosto por qualquer coisa doce". É outro que entra na minha blogroll. Mas, fico só com o chocolate. A abobrinha, cedo-a para você.

39. Samizdata: é um dos mais antigos blogs britânicos. Escrito por uma série de blogueiros anárquico-libertários, anti-impostos, eurocéticos e individualistas wildeanos (de Oscar Wilde), o blog atende a um nicho especial na blogosfera política. É como um barco de mergulho: no lado racional, está na fronteira entre a margem opinativa e o palavrório espumado das ondas. O blog serve sua opinião de forma firme e com bom-gosto, mas, continua, reconhecidamente, político. No outro extremo do barco, na imensidão do oceano, o verdadeiro bom-gosto começa. Como um bom scot escocês.

40. The Daily Dish: o criador, Andrew Sullivan, é um britânico radicado nos EUA, pioneiro em blogagem e comandante-em-chefe dos estereótipos da política norte-americana. Ele é conservador econômico (anti-impostos), social liberal (pega leve com as drogas) e prega uma política exterior agressiva (leia-se pró-guerra). Sullivan apoiou George Bush em 2000 e John Kerry em 2004. Agora, apóia Barack Obama. Mas, ele pode se posicionar como confuso, hipócrita ou um paladino de honestidade não-partidária. Tudo isso depende do ponto de vista do leitor. Ele também é gay, católico praticante e tem AIDS, o que o credencia a, rotineiramente, desenvolver argumentos para confusos ateus liberais e evangélicos conservadores. No mínimo, é polêmico. No máximo, pode ser hilário ou chocante. It´s up to you!

Posts relacionados:

- Os 50 blogs mais poderosos do mundo (volume 1)
- Os 50 blogs mais poderosos do mundo (volume 2)
- Os 50 blogs mais poderosos do mundo (volume 3)

2 Comentários:

Dourado disse...

Tou fraco demais, não conhecia nenhum,

pois agora só de birra, num vou ler nenhum deles, rsrs

inté

Redneck disse...

Oi! Eu conhecia uns dois ou três só. O resto, também nunca tinha ouvido falar. Bem-vindo. Abraço!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO