Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

sábado, 29 de março de 2008

Os 50 blogs mais poderosos do mundo (volume 3)

Relaciono e comento mais dez blogs que compõem a lista dos 50 blogs mais poderosos e acessados do mundo, segundo lista feita pelos jornais britânicos Guardian e The Observer. Os 15 centímetros de altura de salto são pouco para sustentar tanto peso.

21. Students for a Free Tibet: o blog, SFT, é uma rede composta por estudantes tibetanos que pregam a liberdade para o Tibete, ocupado pela China desde 1950. No Tibete, alguns estudantes foram presos por conta das postagens no SFT, mas, escaparam e contaram sua experiência do exílio. A organização Students for a Free Tibet for criada em 1994 em Nova York e o blog tem mais de 100 mil acessos por mês. Em 2006, o SFT usou um link de satélite para, a partir do Monte Everest, fazer um streaming (tecnologia que permite colocar os vídeos na internet ou no celular) ao vivo no YouTube contra as Olimpíadas de Pequim, que acontecem este ano. Especulações sugerem que as autoridades chinesas tentaram sabotar o blog, com ataques de hackers, para acabar com as críticas. Se você é a favor da liberdade do Tibete (e, minimamente, tem acompanhado a repressão atual da China contra os tibetanos), acesse o blog.

22. Jezebel: a linha explicativa no cabeçalho do blog já diz a que veio: celebridades, sexo e moda, "sem verniz". Foi lançado no ano passado pelo grupo de mídia Gawker Media (nos EUA, o blog é visto e praticado de forma comercial, sim) e, imediatamente, tornou-se uma versão divertida de uma revista de fofocas femininas. O blog foi bem-sucedido porque, em parte, perpetua cinco mentiras sobre as mulheres na mídia: The Cover Lie (invenções femininas de obras-de-arte feitas com a ajuda de computadores); The Celebrity-Profile Lie (de forma lisonjeira, as celebridades são abordadas de maneira crua e menos imaginativa do que os filmes que fazem); The Must-Have Lie (os editores de revistas são estão atolados na merda); The Affirmation Crap Lie (você é inseguro(a) sobre coisas que você não sabia ser possível ser inseguro sobre aquilo); e The Big Meta Lie (nós somos devastadoramente afetados pelas mídias de celebridades). Um exemplo: sobre o termo "manbag" (bolsa de homem), cuja moda a mídia tenta fazer "pegar", o blog pergunta se não seriam "bolas de homens", ou os famigerados testículos (ou escroto). Visite.

23. Gigazine: eu, que não tive tempo de me matricular no curso de mandarim esta semana que acabou, agora terei que aprender japonês também. O blog foi criado por dois japoneses de Osaka e é um dos mais populares do Japão. Fala sobre junk food e bebidas, jogos, brinquedos e outros ingredientes da cultura pop. Algumas bizarrices: a camisinha de David Beckham, 75 tartarugas em uma frigideira, a pré-pré-produção do segundo filme de "Arquivo X", um teste com um aspirador-robô e um teste do novo prato do KFC (Kentucky Fried Chickens), o Shrimp Tsuisuta Chilli. Seria tudo muito legal se desse para, pelo menos, passar da primeira página do blog.

24. Girl With a One-track Mind: no ar desde janeiro de 2004, o blog é feito por Belle de Jour, uma blogueira anônima que se diz "operária do sexo". Ela escreveu explicitamente sobre sua vida sexual no início. Em 2006, o blog passou a ser editado e publicado pela editora Ebury e permaneceu vários meses na lista dos melhores blogs. Ainda que a autora mantivesse seu anonimato e continuasse sua carreira na indústria cinematográfica, a Belle de Jour, agora "Abby Lee", foi descoberta pelo jornal Sunday e revelada: é uma moradora de Londres, Zoe Margolis. Precursor do brasileiro Bruna Surfistinha.

25. Mashable: a rede social de notícias. Fundado em 2005, o Mashable é uma rede social de notícias de blogs, que acompanha os últimos desenvolvimentos, aplicações e facilidades disponíveis para o MySpace, Facebook, Bebo e mais um sem-número de sites de redes sociais e serviços, com ênfase em funcionalidade. O nome do blog vem de "mashup", que deriva de serviços múltiplos da internet. Para quem é aficionado pelas redes sociais.

26. Greek Tragedy: a autora, Stephanie Klein, afirma que fez o blog para "criar um canal online de minha vida, completado com desenhos, fotos e meditações". No blog, ela comenta sobre encontros que acabaram em pesadelos, encontros sexuais e disfunções físicas. Milhares de mulheres acessam o blog diariamente para comentar sobre seus maridos narcisistas e sogras bruxas, o que transforma o blog em um grande grupo confessional. Tanto sucesso fez com que a autora lançasse um livro, "Straight Up and Dirty". Para mulheres que querem matar os maridos e as sogras, em separado ou simultaneamente.

27. Holy Moly: se uma semana no Inferno não é suficiente, então, diariamente, estar no Holy Moly (Santa Maria, ou algo assim), certamente será suficiente para elevar os níveis das fofocas sobre celebridades. O blog é britânico, atrai 750 mil visitantes por mês e tem 240 mil assinantes (o blog número 22, Jezebel, tem razão) obsessivos que acompanham o vaivém dos famosos. Em fevereiro deste ano, o blog criou uma seção de fotos obtidas por paparazzi. O blog não fazia tanto sucesso quando publicava apenas fotos de pessoas comuns (ordinárias, como eu não canso de dizer) em seus carros e bicicletas. Mas, quando passou a publicar fotos de celebridades com seus filhos, as coisas mudaram. Talvez, no futuro, haja um braço do blog na TV. É a Inglaterra, dos tablóides. Visite, se você for um(a) dos obcecados(as) pela fama.

28. Michelle Malkin: a maior parte das pesquisas indica que o mundo da internet é equilibrado entre os gêneros masculino e feminino de forma equânime. Mas, os blogs políticos são dominados pelos homens, é fato. Esse blog é a exceção que quebra a regra. É feito por Michele Malkin, uma colunista de jornal conservadora e autora de um dos mais conservadores blogs dos EUA. O que a faz, por consequência, ser uma forte influência para o público feminino (os EUA são ultra-conservadores, ainda que muitos pensem o contrário). Seu tema principal e recorrente é como os liberais (leia-se democratas, em oposição aos republicanos) traem os EUA ao tratar o terrorismo de forma leve, ao inventar mentiras sobre o aquecimento global e a falta de patriotismo e de fibra moral, em geral. Me ocorre que sempre tem alguém assim na nossa vida.

29. The Cranky Flier: não há lugar aonde possam se esconder os aviões atualmente. Não se depender de Brett Snyder, conhecido como Cranky Flier (Voador Mal-humorado). Ele passou grande parte dos seus aniversários na adolescência em hotéis de aeroportos, para assistir as aterrisagens e decolagens de aviões e emitir relatos sobre o estado das aeronaves. O currículo de Brett está cheio de trabalhos para companhias aéreas dos EUA, o que lhe credencia até para dar consultoria ao aeroporto de Heathrow (Inglaterra), recentemente, sobre os custos com o despacho de bagagens. O blog distribui milhas aéreas para assistentes virtuais. No Brasil, creio já ter visto cópias desse modelo de blog. É interessante, dado as confusões aeroportuárias brasileiras e mundiais. Uma amiga acabou de viajar para a Espanha (pela nova Varig) e me disse que o serviço de bordo está horrível (a Gol, que adquiriu a empresa, acredita mesmo que o passageiro deva ser tratado como macaco de zoológico, com apenas uma barrinha de banana?). Ainda bem que a JetBlue está a aterrisar no Brasil. Que venha e faça vôos nacionais e internacionais.

30. Go Fug Yourself: "fug" significa elegante, de bom gosto, e é uma contração de "ugly" (feio), mas, apenas dessas três letras - "f", "u" e "g" -, há uma indústria da feiúra em animada expansão. No blog, celebridades que ofendem estilos, a elegância e os conceitos básicos do bom senso ao cobrir seus órgãos reprodutivos antes de sair de casa, são "elegantizados" pelas criadoras do blog, Jessica Morgan e Heather Cocks (nos moldes do programa "Esquadrão da Moda", do People&Arts). Nas mãos dessas blogueiras, o prazer de questionar se tal celebridade se olhou no espelho antes de sair de casa e ser fotografada e blogada, com uma penca de críticas, se transforma numa batalha de dimensões épicas, principalmente em festas como a entrega do Oscar. O blog costuma oferecer preces quando alguma estrela ou astro acerta no modelito. De novo, para os addict celebrity.

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO