Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

sábado, 22 de março de 2008

Os 50 blogs mais poderosos do mundo (volume 2)

Em continuidade à lista dos 50 blogs mais poderosos do mundo, relaciono aqui mais dez weblogs que valem a pena (ou não, depende de você). O salto continua alto, aviso, de antemão.

11. Drudge Report: este blog começou como um e-mail de fofocas bestas e transformou-se em uma webzine podre, com tráfego idem. Em 1998, graças à iniciativa - acertada - de dar atenção aos rumores - desprezados pela grande mídia - sobre o affair Bill Clinton & Monica Lewinsky, tornou-se um fenômeno nacional nos EUA. Os furos mais recentes incluem o candidato democrata à presidência dos EUA, Barack Obama, com roupa típica tribal (de muçulmano) e a revelação de que o príncipe Harry (filho de Lady Di e Charles) estava a serviço militar pela Coroa Britânica no Afeganistão. A visita é obrigatória para o caso de haver mais manchas na Casa Branca além daquela verificada no vestido sujo de Monica Lewinsky.

12. Xu Jinglei: só se você souber ler mandarim (procurei a versão em inglês e não achei): a criadora, Jinglei, é uma popular atriz chinesa que começou o blog em 2005 e, em poucos meses, viu o número de visitas chegar a 11,5 milhões, o que superou em milhões outros blogs chineses. Em 2006, segundo o Technorati, o blog de Jinglei foi considerado o mais popular do mundo. A atriz chinesa fala sobre o dia-a-dia, viagens, vida social e gatos (os animais, não os humanos). No ano passado, o blog passou da marca de 1 bilhão de page views!!!! Pena que não dá para ler em mandarim (começo meu curso na segunda-feira).

13. Treehugger: é um blog de orientação "verde", ou seja, ecológica, cuja missão é pregar um modo de vida sustentável às pessoas. Com essa proposta, em apenas um mês, obteve 1,8 milhão de visitantes. O blog está constantemente no ranking dos top 20 do Technorati e conta com 40 redatores em mais de dez países que geram cerca de 30 posts por dia. O blog foi vendido para o Dicovery Channel por estimados US$ 10 milhões. Para quem defende os verdes e se identifica, é só passar por aqui e gritar contra o sacrifício de animais para servir uma maravilhosa picanha. A minha, a quero mal-passada, que sou algo sanguinário.

14. Microsiervos: mais um fora do universo norte-americano, desta vez da Espanha. O nome vem de uma novela - Microserfs - sobre os pioneiros da internet. O blog é conduzido por Alvy, Nacho e Wicho, três amigos de Madrid. É o segundo blog mais popular da Europa e o 13º. em popularidade mundial, segundo a empresa eBizMBA. O blog mistura ciência, curiosidades, desafios, jogos, computadores, hackers, grafite e design. Vale dar uma passadinha para saber, por exemplo, que a água fria não ferve mais rapidamente do que a água quente, mas, a água quente se congela mais depressa do que a água fria. Mudou a sua vida? Nem a minha!

15. TMZ: o blog oferece fofocas implacáveis sobre celebridades. É mais um, tipicamente, dos EUA, que se dedica exclusivamente a escarafunchar a vida rotineira dos famosos, com estórias, fotos e vídeos. Foi lançado em 2005 pela AOL e, rapidamente, chegou a 1,6 milhão de leitores mensais. Frequentemente, é citado como fonte das estórias mais escabrosas das celebridades. O blog costuma acompanhar as desgraças das celebridades tão de perto que um de seus fotógrafos foi atropelado por uma das ambulâncias que socorreu Britney Spears em uma de suas inúmeras tentativas de rehab (googling yourself). Para quem gosta de fofocas de forma sórdida. Não é o meu caso, quero deixar claro.

16. Engadget: é o blog mundial mais popular sobre dispositivos e aparelhos eletrônicos. Foi fundado em 2004 por Peter Rojas e ganhou o Weblogs Awards naquele ano e em todos os outros subsequentes. Agora, faz parte da Weblogs Inc (controlada pela AOL), e é publicado em inglês, espanhol, japonês e mandarim (ainda bem que começo minhas aulas logo!). O blog tem tanta força no mundo da tecnologia que, no ano passado, ao informar, erroneamente, sobre um eventual atraso no lançamento do iPhone, fez as ações da empresa cairem 3 pontos em poucos minutos. Para os fanáticos de tecnologia. Creio que os blogueiros, com raras exceções, somos todos engajados em tecnologia. O criador, Rojas, é também o co-fundador do maior concorrente do blog, o Gizmodo.

17. Marbury: mais um fora do eixo EUA, o Marbury se define como um blog britânico sobre política norte-americana. O blog oferece informações sobre eventos políticos, análises e contextos sobre toda a política dos EUA - dos discursos formais a vídeos bobinhos do YouTube sobre a política norte-americana. O nome é uma referência direta ao embaixador britânico para os EUA, Lord John Marbury, que é conhecido por avaliações excêntricas, porém certeiras, sobre a política dos EUA. Para quem tem uma necessidade egocêntrica de saber se Barack Obama e Hillary Clinton se estapearão para chegar ao poder ou se o afilhado de Bush continuará o legado do texano. Tablado de raposas, é o que penso.

18. Chez Pim: "Não sou um árbitro do gosto", é o lema do blog. E esse entra rapidamente no meu blogroll. A autora é Pim Techamuanvivit, de San Francisco, e atrai cerca de 10 mil pessoas de todo o mundo a cada semana. Ela já experimentou e testou uma quantidade incrível de comida. De restaurantes estrelados do Guia Michelin a botecos de rua, Pim anota tudo e posta textos e fotos para compartilhar com outros fãs de comida. Ela não é famosa apenas na internet, como também atrai cobertura da grande mídia em textos, receitas e entrevistas em diversas publicações como o The New York Times (EUA), Le Monde (França) e Sydney Morning Herald (Austrália). Eu, sou fã assumido. Que ela me convide para jantar em San Francisco é um vapt-vupt, sabe?

19. Basic Thinking Blog: recentemente, esse blog foi aclamado como o 18º. site mais influente do mundo pela Wikio. É administrado por Robert Basic, de Usingen, pequena cidade mais ou menos perto de Frankfurt, Alemanha. O objetivo do Basic é "evidenciar no blog aquilo que nunca foi blogado antes". Recentemente, o blog atingiu a 10.000 postagem. O blog fala sobre tecnologia, disputas e resultados e encoraja os leitores a ler (enfrentar?) uma edição de 1851 do jornal The New York Times em um minuto e a contemplar as diferenças entre alces e veados, no próximo segundo. Será que há diferença entre viados e gays? Mas, antes, aprenda alemão (assim como aprenderei mandarim a partir da semana que vem).

20. The Sartorialist: a idéia é bem legal: um homem percorre Manhattan a pé, com uma câmera, e fotografa alguém de cujo estilo ele gosta. Depois, vai para a casa e posta a foto no blog. Só isso. O homem por trás da câmera é Scott Schuman, que tem 15 anos de experiência na alta costura e na indústria têxtil. Com isso, Sartorialist atrai mais de 70 mil leitores por dia e foi classificado pela revista Times como um dos Top 100 Design Influence. O que ele faz é transformar pessoas comuns, com algum detalhe que ele gosta, em ícones do estilo. Claro que faz o maior sucesso. Por isso, com a quantidade de câmeras de segurança que existe na região da Avenida Paulista, quando você caminhar pelas calçadas, sorria. Você está, sim, sendo filmado e pode virar um(a) astro(estrela). De quem? Das empresas de segurança, claro.

Para quem perdeu a lista anterior, que relaciona os dez primeiros blogs mais poderosos do mundo, aqui está o link do volume 1. Isto é, se houver algum interesse. E é bom que haja, se não quiser ficar confinado(a) ao seu mundinho.

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO