Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

quarta-feira, 11 de março de 2009

Coincidências existem?

Destino, sorte, probabilidade ou coincidência são, em simultâneo, complementares e completamente diversos entre si. A uns a sorte e o destino explica tudo. Para outros, coincidências não existem. Apenas a probabilidade, com suas intrincadas leis matemáticas, age no universo. E você, no que acredita?

Eu não consigo me definir pela razão da ciência e tampouco me deixo levar por ações de seres divinos que, teoricamente, estariam por detrás de todos os eventos humanos.

Rio Grande do Sul, 2009. Entre janeiro e março deste ano, num espaço de menos de dois meses, dois fatos, certamente, marcarão a região.

A cidade é Porto Alegre e dois homens compartilham o fato de serem colegas de trabalho e de terem o mesmo nome, Lucien. O nome é incomum e, atraídos pela curiosidade recíproca, Lucien Reis, 54 anos, e Lucien Lima, 22 anos, descobrem que são pai e filho.


(Lucien e Lucien se descobrem pai e filho 20 anos depois)

Em Panambi, outra localidade gaúcha, Tiago Pinto, 28 anos, e André Baal, 23 anos, ambos nascidos no dia 25 de novembro, também são colegas de trabalho. Do coleguismo, nasce a amizade e ambos tornam-se sócios. Ao formalizar a sociedade, descobrem nos documentos que são irmãos.

Em ambos os casos, as histórias são confirmadas pelas respectivas mães dos três jovens.

O mito de pais e filhos separados não é novo. O que me chama a atenção é que, em ambos os casos, os protagonistas poderiam passar uma vida inteira sem saber da existência um do outro. Mas, o acaso ou seja lá o que for, os uniu e fez com que descobrissem fatos que, tenho convicção, por outra via, poderiam jamais vir à tona.

Nos dois casos, faço uma relação com três personagens literários.

O primeiro é com Lucien Chardon, que protagoniza "As Ilusões Perdidas", de Balzac. Chardon é um jovem poeta que decide deixar o interior da França e viver em Paris para trabalhar e tentar tornar-se escritor. Para sobreviver, Lucien Chardon trabalha como jornalista e, aos poucos, descobre que a imprensa não tem nenhum vínculo com a ética e a verdade. Por vias que nós, expectadores de ambos os Lucien de Porto Alegre, não entenderemos - e que não veem ao caso -, faltou à história de ambos a verdade e a ética que também faltavam a Lucien Chardon. Mas, ao contrário de Chardon, em que as ilusões foram perdidas irremediavelmente, Lucien pai e Lucien filho de Porto Alegre encontraram mais do que ilusões. Encontraram uma vida perdida. Ou é correto afirmar que a vida os encontrou?


(Tiago e André se descobrem irmãos 23 anos depois)

Para os irmãos de Panambi, a analogia é com os apóstolos homônimos André e Tiago. Na Bíblia, ambos são pescadores. André foi o primeiro entre os doze a ser chamado por Jesus para ser apóstolo (que significa 'enviado'). André era irmão de Pedro. Tiago também está entre um dos primeiros a compor os 12 e era irmão de João, o Evangelista. No contexto bíblico, os apóstolos André e Tiago foram "fisgados" e, da condição de pescadores, passaram a ser 'peixes' na 'malha' do mito de Jesus. Na vida real, os gaúchos André e Tiago foram 'fisgados' por várias redes - trabalho, amizade, sociedade - até terem suas tramas enredadas também de forma inequívoca como irmãos de sangue.

Por ora, deixo este post como um registro de fatos e com uma questão pendente sobre a lei das probabilidades, as certezas, verdades e o absoluto desenrolar da vida cujo fio está sempre a nos escapar.

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO