Os 13 pecados capitais
Você está cansado da mesmice dos sete pecados capitais - gula, luxúria, avareza, ira, soberba, vaidade e preguiça? Acha que eles já não cobrem o espectro de suas culpas? Crê que merece ser punido pela culpa judaico-cristã que carrega desde que a água batismal gelada te acordou para o mundo do pecado original? Seus problemas acabaram.
O Vaticano acaba de estipular mais seis novos pecados capitais e, agora, você, certamente, será alcançado pela mão pesada da Santa Sé. São seis os novos pecados capitais:
1. Fazer modificação genética
2. Poluir o meio ambiente
3. Causar injustiça social
4. Causar pobreza
5. Tornar-se extremamente rico
6. Usar drogas
Com isso, temos, agora, 13 pecados capitais. O Vaticano atualizou a lista de pecados capitais para adaptá-la à realidade da globalização. A lista foi publicada, ontem, dia 9, no jornal do Vaticano, o Osservatore Romano, e foi divulgada depois que o Papa Bento 16 denunciou a "queda do sentimento de pecado no mundo secularizado", em meio à redução no número de católicos que praticam a confissão.
Em entrevista ao Osservatore Romano, o monsenhor Gianfranco Girotti, responsável pelo tribunal da Cúria Romana que trata das questões internas do Vaticano, afirmou que, ao contrário dos anteriores, os novos pecados vão além dos direitos individuais e têm uma dimensão social.
Na interpretação de monsenhor Girotti, o pecado deixou de ser apenas uma questão pessoal e passou a ter maior influencia na sociedade. O prelado recordou, ainda, que entre os grandes pecados estão o aborto e a pedofilia e comentou o escândalo dos abusos sexuais cometidos por padres.
Mas, nem tudo está perdido. Girotti deu a solução para que, a despeito de tudo o que você fizer, possa receber o perdão: "Confissão em 15 ou, no máximo, 20 dias antes (quer dizer, você pode até se preparar mentalmente para cometer o pecado) ou depois de cometer o pecado, comunhão, oração segundo as intenções do papa, pureza e caridade", disse o clérigo. Rezem, criaturas, e confessem seus pecados. Pode ser aqui no blog mesmo porque sou bastante compreensivo (e lascivo também).
(a ilustração do post é a pintura de Hieronymus Bosch, "The Seven Deadly Sins")
3 Comentários:
Essa igreja está perdendo a grande chance de ficar muito, mas muito mais rica do que já é. Já pensou se ao invés de mandar o povo ajoelhar e contar os deslizes pros padres, a igreja cobrasse por pecado cometido? Imagina os chefões dos cartéis da droga dando seu dízimo, afinal, se agora é pecado usar drogas, consequentemente deve ser pecado plantar, refinar e distribuir também.
Já pensou se por cada chocolate comido a gente pagasse um dín-din pra igreja? E pelas feijoadas e caipirinhas ingeridas toda semana? E as nossas fantasias sexuais e os pecadinhos de alcova???!!!
Andarilha, você anda com idéias muito radicais. Se eu fosse pagar pelas fantasias e pecadinhos, teria que ganhar na megasena. Você está sugerindo que voltemos a comprar a comprar indulgências? Eu prefiro ser pecador, sempre. E ajoelhar, faço por outras coisas (sempre tarado!). Beijo!
Tá muito safadinha essa resposta!!
Vai te custar um rosário de ave-maria
Postar um comentário