Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

segunda-feira, 10 de março de 2008

Os 13 pecados capitais

Você está cansado da mesmice dos sete pecados capitais - gula, luxúria, avareza, ira, soberba, vaidade e preguiça? Acha que eles já não cobrem o espectro de suas culpas? Crê que merece ser punido pela culpa judaico-cristã que carrega desde que a água batismal gelada te acordou para o mundo do pecado original? Seus problemas acabaram.

O Vaticano acaba de estipular mais seis novos pecados capitais e, agora, você, certamente, será alcançado pela mão pesada da Santa Sé. São seis os novos pecados capitais:

1. Fazer modificação genética
2. Poluir o meio ambiente
3. Causar injustiça social
4. Causar pobreza
5. Tornar-se extremamente rico
6. Usar drogas


Com isso, temos, agora, 13 pecados capitais. O Vaticano atualizou a lista de pecados capitais para adaptá-la à realidade da globalização. A lista foi publicada, ontem, dia 9, no jornal do Vaticano, o Osservatore Romano, e foi divulgada depois que o Papa Bento 16 denunciou a "queda do sentimento de pecado no mundo secularizado", em meio à redução no número de católicos que praticam a confissão.

Em entrevista ao Osservatore Romano, o monsenhor Gianfranco Girotti, responsável pelo tribunal da Cúria Romana que trata das questões internas do Vaticano, afirmou que, ao contrário dos anteriores, os novos pecados vão além dos direitos individuais e têm uma dimensão social.

Na interpretação de monsenhor Girotti, o pecado deixou de ser apenas uma questão pessoal e passou a ter maior influencia na sociedade. O prelado recordou, ainda, que entre os grandes pecados estão o aborto e a pedofilia e comentou o escândalo dos abusos sexuais cometidos por padres.

Mas, nem tudo está perdido. Girotti deu a solução para que, a despeito de tudo o que você fizer, possa receber o perdão: "Confissão em 15 ou, no máximo, 20 dias antes (quer dizer, você pode até se preparar mentalmente para cometer o pecado) ou depois de cometer o pecado, comunhão, oração segundo as intenções do papa, pureza e caridade", disse o clérigo. Rezem, criaturas, e confessem seus pecados. Pode ser aqui no blog mesmo porque sou bastante compreensivo (e lascivo também).

(a ilustração do post é a pintura de Hieronymus Bosch, "The Seven Deadly Sins")

3 Comentários:

Reiko Miura disse...

Essa igreja está perdendo a grande chance de ficar muito, mas muito mais rica do que já é. Já pensou se ao invés de mandar o povo ajoelhar e contar os deslizes pros padres, a igreja cobrasse por pecado cometido? Imagina os chefões dos cartéis da droga dando seu dízimo, afinal, se agora é pecado usar drogas, consequentemente deve ser pecado plantar, refinar e distribuir também.
Já pensou se por cada chocolate comido a gente pagasse um dín-din pra igreja? E pelas feijoadas e caipirinhas ingeridas toda semana? E as nossas fantasias sexuais e os pecadinhos de alcova???!!!

Redneck disse...

Andarilha, você anda com idéias muito radicais. Se eu fosse pagar pelas fantasias e pecadinhos, teria que ganhar na megasena. Você está sugerindo que voltemos a comprar a comprar indulgências? Eu prefiro ser pecador, sempre. E ajoelhar, faço por outras coisas (sempre tarado!). Beijo!

Reiko Miura disse...

Tá muito safadinha essa resposta!!
Vai te custar um rosário de ave-maria

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO