Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

terça-feira, 27 de maio de 2008

Mais Você lá em casa

Nesta quarta-feira, 28, o programa "Mais Você" (Globo, a partir das 8:00 horas), terá reportagem sobre polvilho, feita na minha cidade natal, São Pedro do Turvo, a 360 Km da capital. A matéria feita pela equipe da Ana Maria Braga mostrará como se faz biscoito (ou bolinho, não me lembro) de polvilho. Assista e tenha um relance do que é a minha cidade de origem.


(a foto foi feita entre os anos 1960/70, eu acho)

São Pedro do Turvo foi fundada em 1889 (fará 119 anos, agora, dia 29, a anciã). São muito mais do que os 100 anos de solidão de Gabriel Garcia Marquez e talvez isso explique muito da melancolia que me rodeia. Talvez. Porque somos o lugar de onde viemos e a minha Macombo, às vezes, é angustiante. Ou não?

São Pedro tem, pelo Censo de 2007, 7.094 habitantes (7.095 quando estou lá), e a economia do município baseia-se na lavoura (que não é mais arcaica, posto que industrializada) de mandioca, cana-de-açúcar, algum café, soja e outras plantações de subsistência (arroz, milho, feijão). A cidade tem uma indústria que fabrica polvilhos doce e azedo, fécula de mandioca e álcool de cereais, a Ourominas.

A empresa produz polvilho doce e azedo (usados para a fabricação de biscoito, pão de queijo, chocolates) e também tem um braço no ramo de álcool de cereais (fomento para as indústrias farmacêutica, perfumaria e de bebidas). São produzidas diariamente 25 toneladas de polvilho e 15 mil litros de álcool neutro de cereais - mandioca, milho e arroz -, que abastecem os Estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

Quero deixar claro que não ganhei merchandising para falar da cidade - nem da prefeitura e tampouco da fábrica de polvilho. Quem me alertou para o fato da cidade aparecer na TV foi a minha irmã. Amanhã, 8:00 horas da manhã, vejo mais você lá em casa.

2 Comentários:

Anônimo disse...

Na verdade a matéria foi ao ar no dia 29/05 (dia da emancipação político administrativa da cidade) e não no dia 28 como Ana Maria Braga havia prometido. Passou um pouquinho da pequenina São Pedro do Turvo e é claro a receita do famoso "Sequilhinho da Dona Fia" que também está no site do Mais Você. Tudo de bom!

Redneck disse...

Oi Denise, finalmente, você deu as caras aqui, hein! A informação ficou meio truncada mesmo. Depois, a mãe me deu os detalhes, inclusive da primeira visita que a Ana fez a São Pedro. Mas, aí, já era. Beijo!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO