Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Um conto que não foi inventado por Sherazade

O versículo está naquele que considero, literariamente, um dos maiores livros da civilização, a Bíblia: "todo aquele... será comparado a um homem insensato que edificou sua casa sobre a areia e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa e ela desabou, sendo grande a sua ruína".







Faço uso desse popular e válido alerta para o relacionar com a crise, mais uma, que, desta vez, como tempestade de areia, deve anuviar parte do mundo globalizado: a Dubai World, empresa estatal de investimentos dos Emirados Árabes, declarou, nesta quinta-feira, 26, moratória. A moratória, como bem podem recordar os brasileiros acima dos 30 anos, trata-se de um regime de exceção pelo qual o devedor pede alongamento a longo prazo de suas dívidas ao credor.







A Dubai World tem dívidas que totalizam US$ 59 bilhões - a moratória estende o prazo para pagamento para maio do ano que vem - e afeta todos os setores de Dubai, a rica capital do Oriente Médio incrustrada no meio do Deserto da Arábia.







A capital dos Emirados Árabes registrava, nos últimos seis anos, um crescimento magnífico e remetia o Ocidente aos contos das "Mil e Uma Noites". Mas em versão moderna: as maravilhosas construções em formato de palmeira sobre o mar, registradas por satélite, a estrutura mais alta construída pelo homem, o metrô mais curto e mais caro do mundo e outras obras do tamanho do ego dos xeques do emirado. Com algum atraso em relação ao resto do mundo, Dubai e seus castelos construídos sob o nada ruem no efeito cascata que assola o mercado imobiliário mundial.

2 Comentários:

angela disse...

Um bom texto. O que é construido em cima da vaidade não costuma ter bom prognostico.
abraços

Redneck disse...

Oi Angela, tudo bem? Bem-vinda a este espaço. Como você vê, essas vaidades ruem todas. Abraço!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO