Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Sonho de Ícaro

Em visita a um blog malaio - Jejak Habib (Impressões de Habib)-, da cidade de Pekan, região de Pahang, Malásia, que me adicionou por meio do Google Friend Connect, vi as fotos dos homens-voadores reproduzidas abaixo.





(Tatuagem que tenho impressa no meu corpo para que eu não me esqueça de voar)


O evento aconteceu no dia 28 de outubro na capital da Malásia, Kuala Lumpur, e reuniu 98 esportistas radicais que saltaram da torre malaia (construída em 1995 para as comunicações do país, está entre as cinco estruturas mais altas do mundo), num voo de 421 metros. O voo é livre: por alguns segundos, os praticantes de B.A.S.E. jump planam em completa liberdade.




B.A.S.E. jump é um dos esportes mais perigosos do mundo. Não há chance para erros. B.A.S.E. quer dizer Building, Antenna, Span e Earth (respectivamente, prédio, antena, ponte e montanha). Estes são os quatro objetos fixos dos quais os base jumpers saltam. B.A.S.E. jumping também é conhecido como fixed object jumping (salto de objetos fixos). Basicamente, saltar de paraquedas sem estar em voo. A maioria dos saltos é realizada de alturas muito baixas, o que aumenta o risco de forma exponencial. Não há paraquedas reserva, já que na parte dos casos, se houver uma pane no equipamento principal, não haveria tempo para a abertura de um reserva.




Um paraquedas demora entre 3 e 4 segundos para ficar completamente aberto, o que equivale a uma trajetória de 50 metros. Portanto, os esportistas têm cerca de 370 metros para voar, literalmente, até que o paraquedas seja acionado. Não sou bom de cálculo e muito menos detenho conhecimentos sobre paraquedismo, mas estimo que sobrem quase 20 segundos para o voo totalmente livre.



Quando eu fazia a faculdade de administração de empresas (é, sou o homem das faculdades!) em Ourinhos, interior de SP, cidade próxima da minha própria cidade natal, a música abaixo estava completamente em evidência. Me recordo que havia uma fileira de ônibus das mais diversas cidades vizinhas - dos estados de São Paulo e do Paraná - e que, desses ônibus, havia uma turma do Paraná (não sei de qual cidade) que cantava essa música. Eu adorava e sonhava com voos altos. Um adolescente tão iludido por voos.


Hoje não sei se almejo voos tão altos. Sinto que estou com as asas podadas. Talvez por mim mesmo. Quero reaprender a voar, a ter o sonho de Ícaro. Nem que for para cair em queda livre feito os homens da torre da Malásia. Nem que for para ver derreter a cera das minhas asas. Quero o risco. Minhas asas estão doloridas. Não estão amputadas, ainda. Mas talvez estejam em processo de atrofia.


Abaixo, as fotos dos homens-Ícaro que não se furtam aos voos arriscados. Ainda, o vídeo da música da minha adolescência e, mais abaixo, a letra.












Sonho de Ícaro

por Byafra
composta por Pisca e Cláudio Rabello

Voar, voar
Subir, subir
Ir por onde for
Descer até o céu cair
Ou mudar de cor
Anjos de gás
Asas de ilusão
E um sonho audaz
Feito um balão...

No ar, no ar
Eu sou assim
Brilho do farol
Além do mais
Amargo fim
Simplesmente sol...

Rock do bom
Ou quem sabe jazz
Som sobre som
Bem mais, bem mais...

O que sai de mim
Vem do prazer
De querer sentir
O que eu não posso ter
O que faz de mim
Ser o que sou
É gostar de ir
Por onde, ninguém for...

Do alto coração
Mais alto coração...

Viver, viver
E não fingir
Esconder no olhar
Pedir não mais
Que permitir
Jogos de azar
Fauno lunar
Sombras no porão
E um show vulgar
Todo verão...

Fugir meu bem
Pra ser feliz
Só no pólo sul
Não vou mudar
Do meu país
Nem vestir azul...

Faça o sinal
Cante uma canção
Sentimental
Em qualquer tom...

Repetir o amor
Já satisfaz
Dentro do bombom
Há um licor a mais
Ir até que um dia
Chegue enfim
Em que o sol derreta
A cera até o fim...

Do alto, coração
Mais alto, coração...

Faça o sinal
Cante uma canção
Sentimental
Em qualquer tom...

Repetir o amor
Já satisfaz
Dentro do bombom
Há um licor a mais
Ir até que um dia
Chegue enfim
Em que o sol derreta
A cera até o fim...

Do alto, o coração
Mais alto, o coração...



Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO