Avatar
"Avatar" é o primeiro filme de James Cameron desde que o diretor levou o arrasa-quarteirões (e navio) "Titanic" às telas. Depois de vários revezes, espera-se que "Avatar" chegue ao cinema daqui a pouco menos de um mês, no dia 18 de dezembro (em estreia mundial, inclusive no Brasil).
O roteiro começou a ser escrito por James Cameron em 1995, baseado na sua própria experiência de ficção científica consumida desde que era criança. O texto somente foi finalizado em 2006, com a preciosa colaboração de um linguista da University of Southern California (USC) para criar o idioma dos extraterrestres. Cameron já havia tentado produzir o filme antes, e não foi bem-sucedido. Agora, declarou que, caso "Avatar" faça carreira de sucesso, está disposto a fazer ao menos duas continuações.
O filme foi feito em 3D e os atores foram transformados em versões digitais por captura de movimento. Essas técnicas foram aprimoradas de outros filmes que usaram tecnologia 3D. O orçamento inicial, apenas a execução do filme, foi de US$ 237 milhões, a quarta produção mais cara da história do cinema. E é também a primeira produção cinematográfica que não é considerada apenas mais uma animação digital.
A história de "Avatar" começa na Terra com Jake Sully (Sam Worthington), um soldado que perdeu os movimentos da perna e se sente vazio, sem perspectivas. Quando surge a oportunidade de explorar minas no planeta Pandora, Jake Sully não hesita em fazê-lo, em atitude evidentemente auto-destrutiva - 'a vida não importa'. Pandora é um planeta ao mesmo tempo exuberante e hostil. O ar é venenoso para humanos e as plantas e criaturas nativas são predadoras e perigosas. Os nativos - humanóides azuis com 3 metros de altura, chamados de 'Na'vi' - não gostam da invasão de homens e máquinas em Pandora. Mas o interesse por Pandora tem um motivo: somente no planeta poderá ser encontrado um mineral que revolucionará a produção de energia na Terra. Bem, era mais fácil ter optado pelo álcool brasileiro, mas, enfim, não haveria 'Avatar' se assim o fosse.
Para proteger os trabalhadores humanos das minas de Pandora, não bastam os exércitos tradicionais. Para tanto, um programa de clones, chamado 'Avatar', que combina o DNA de humanos e de Na'vi, foi criado. A partir daí, se desenvolve a trama do filme. O cenário é, praticamente, baseado todo em Pandora: lua que orbita em torno do planeta Poliphemus da constelação Alfa Centauri. No elenco, alguns nomes conhecidos como Sigourney Weaver, talvez pela experiência com 'Aliens', vive a doutora Grace. E também Michelle Rodriguez, a encreiqueira atriz que bebe e vai presa a todo o momento e que os brasileiros conhecem pela personagem Ana Lucia de "Lost".
Ontem, 23 de novembro, foi divulgado mais um teaser de 'Avatar', que você pode assistir abaixo.
E os demais vídeos já divulgados pela produção:
2 Comentários:
Red,
Gostei muito da informação. Vou estar atento à estreia aqui em Portugal. Obrigado. O seu blogue está com um look muito feliz. Amei, sabe?
Oi António, legal que você gostou desta versão do blog. Tive bastante trabalho até finalizá-la e o template não me dá muita flexibilidade. Eu gosto muito da forma como está também. Há mais espaço para as postagens. Abraço!
Postar um comentário