Gallery
Inauguro hoje, 3 de novembro, mais uma seção neste blog, para fazer páreo às outras como Ordinariazinhas (humor) e Picture (fotografia). Esta Gallery (galeria) tem por objetivo celebrar a pintura universal. Em linha com o meu sentimento de evidenciar aquilo de bom que a mão do homem é capaz de produzir, passo a replicar nestas páginas os grandes mestres da pintura.
São telas que se eternizam pela beleza e estética, pela genialidade com que foram retratadas e que simbolizam o homem em evolução ao longo da humanidade como a conhecemos.
Começo com um dos meus prediletos, o espanhol Diego Velázquez (Diego Rodríguez de Silva y Velázquez), que viveu entre 1599 e 1660. Neste primeiro post-gallery, a parede será ocupada pelo quadro "O Triunfo de Baco ou os Bêbados" (no original, "El Triunfo de Baco o los Borrachos"), feito entre 1628 e 1629. Para ver melhor os detalhes da tela, clique sobre a reprodução. O quadro está exposto no Museu do Prado, em Madri, na Espanha.
5 Comentários:
Que ótimo, Mr. Red.
Poderemos dar sugestões, ou serão apenas quadros de sua galeria particular?
Gentil Carioca, a arte é ampla e a fruição é para todos. Dentro da minha democrática ditadura, OK, aceito sugestões sim. Fique à vontade para ser curadora da galeria. Beijo!
Então, dear Mr., aqui segue modesta contribuição:
-voltando só um pouquinho no tempo, sugiro Ticiano: Dionisio e Ariadne, ou Diana e Actéon (adoro esses temas mitológicos, essas mulheres gorditas, essa confusão de informações e cores que nos permitem ficar horas achando detalhes...)
-E, no limiar da passagem pro Barroco, Tintoretto e seu Milagre do Escravo, pelas mesmas razões.
But, of course, it's up to you...
Não esmorecerei, mesmo que não acates minhas sugestões, e voltarei, retumbante, numa próxima ocasião.
bj
Miss Gentil Carioca, ótima contribuição a sua, pois adoro Ticiano - e também aos temas mitológicos. Por enquanto, ficamos com Ticiano. Não esmoreça, jamais, porque quem não arrisca não petisca e este peixe que vos escreve é facilmente atraído por minhocas em anzóis. Tstststs!!! Beijo!
Foi uma excelente escolha, Velasquez e até a tela, embora eu prefira "As meninas"...
Ir a Madrid tem que obrigatoriamente incluir uma visita ao Prado, que para mim, é a melhor Pinacoteca do mundo.
Abraço.
Se um dia der para escolher alguma tela portuguesa, não te esqueças da Paula Rego.
Postar um comentário