Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

sábado, 21 de novembro de 2009

A cena gay nos games



Anteriormente, comentei sobre o game GTA IV e a expansão gay que aquele game trazia para o universo gay, já que o protagonista é homossexual. Neste mês de novembro chegou à Europa o game "Dragon Age: Origins", desenvolvido pela BioWare Edmonton e lançado para PC (Windows), PlayStation 3 e Xbox 360. É um jogo de role-playing game (RPG) em que os personagens incorporam as 'origens' de cada raça (humanos, elfos) e de classes sociais (nobres, plebeus). De fato, com isso, fica determinado o caráter de cada jogador. A função do jogador é salvar o mundo e não importa se é bom ou mal, e sim que, conforme as escolhas, o mundo será alterado. Por exemplo, o jogador pode decidir quem será o rei e isso afetará nações e raças.



São três classes de caráter para se escolher: malandro, guerreiro ou mago. Os personagens principais são Duncan (guerreiro) e King Cailan Theirin (rei). Os personagens NPC (non-player character ou cujo script no game é automaticamente dirigido pelo software) são Wynne (mago), Alistair (guerreiro e hetero), Morrigan (mago e gay), Oghren (anão), Sten (estátua de bronze), Leliana (guerreira e bissexual) e Zevran (elfo e bissexual).



No game, a potencial (porque pode ou não ocorrer, depende de suas escolhas) relação gay acontece entre você, jogador, e Zevran, elfo (ou duende, como alguns preferem), que nasceu em um bordel e ficou famoso como ladrão e assassino (é o lourinho das fotos). Bem ao estilo canalha. Mas, para alguns críticos, Zevran carrega uma série de estereótipos relacionados à cena gay. Zevran não está interessado em algo mais do que sexo casual (leia o diálogo entre Zevran e o jogador, quer dizer, você). Bem, isso não é exatamente um estereótipo. É a realidade.



A despeito de GTA IV e outros games como Fallout 3 terem abordado o assunto e até mesmo ter mostrado personagens gays, nunca se chegou tão longe na questão da sexualidade e, humm!!!, não existe palavra melhor e vai essa mesma, inclusão gay no universo dos games. A BioWare, que desenvolveu o jogo, testará, com Dragon Age, a eventual reação homofóbica de muitos jogadores.



Em outros games, já foram retratados sólidos relacionamentos gays na comparação com o desejo de Zevran de praticar apenas sexo casual. Talvez isso reflita uma diversidade na forma como os homens gays serão retratados daqui por diante nos games.

Abaixo, o diálogo entre Zevran e o jogador nos momentos da cena de sexo (vídeo após o diálogo):

- Jogador: Quer me acompanhar à tenda?
- Zevran: Há alguma coisa para matar? Essa é a minha especialidade.
- Jogador: Tenho certeza que você é bom em muitas coisas.
- Zevran: É uma boa oferta ... Especialmente vinda de outro homem. Se estamos a falar da mesma coisa.
- Jogador: Acho que sim.
- Zevran: Ah, eu pensei que você era apenas mais um guerreiro típico. Muito bem ...
(...)
- Zevran: Eu sabia que ia acontecer. Devo dizer-lhe que sabia quando você se recusou a me matar. Era inevitável.
- Jogador: Eu pensei que você tinha sido cativado.
- Zevran: E com que sutileza! Foi uma forma de arte sedutora, talvez? E agora, o que vamos fazer?
- Jogador: Eu ia fazer a mesma pergunta.
- Zevran: É o seguinte, querido: ser guerreiro é a sua escolha. Eu levo o meu prazer onde ele está. Mas eu não estou pedindo nada.
- Jogador: E o que você diria de uma história de amor?
- Zevran: Eu nasci de uma prostituta e fui criado para ser um assassino. Eu sei que existe o prazer e a morte. Entre os dois, qual é o lugar do amor? Devemos seguir nossos caminhos. Um novo dia amanhece.







4 Comentários:

Unknown disse...

Nem sei bem o que pensar desta "evolução". Seja como for, porque é que o Elfo fala como um dracula?

Redneck disse...

Speedy, pode ser porque os estereótipos representados pelo elfo sejam, mesmo, apenas vampiros que querem apenas o sangue/sexo casual e depois se vão, à procura de novas 'vítimas'. Abraço!

Desoriental disse...

Que eu saiba, Morrigan é uma maga que pode vir a desenvolver relacionamentos com um personagem masculino. Suponho que seja bissexual.

Dragon Age inova ainda mais do que GTA no sentido de trazer a temática gay a um jogo de fantasia medieval.

Redneck disse...

Desoriental, posso ter cometido um equívoco ao identificar o sexo de Morrigan mas, a essa altura, isso é o de menos. Interessa mesmo o conceito do game e o debate que provoca. Também acho que Dragon Age inova em relação ao GTA nesse debate. Seja bem-vindo. Abraço!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO