A cena gay nos games
Anteriormente, comentei sobre o game GTA IV e a expansão gay que aquele game trazia para o universo gay, já que o protagonista é homossexual. Neste mês de novembro chegou à Europa o game "Dragon Age: Origins", desenvolvido pela BioWare Edmonton e lançado para PC (Windows), PlayStation 3 e Xbox 360. É um jogo de role-playing game (RPG) em que os personagens incorporam as 'origens' de cada raça (humanos, elfos) e de classes sociais (nobres, plebeus). De fato, com isso, fica determinado o caráter de cada jogador. A função do jogador é salvar o mundo e não importa se é bom ou mal, e sim que, conforme as escolhas, o mundo será alterado. Por exemplo, o jogador pode decidir quem será o rei e isso afetará nações e raças.
São três classes de caráter para se escolher: malandro, guerreiro ou mago. Os personagens principais são Duncan (guerreiro) e King Cailan Theirin (rei). Os personagens NPC (non-player character ou cujo script no game é automaticamente dirigido pelo software) são Wynne (mago), Alistair (guerreiro e hetero), Morrigan (mago e gay), Oghren (anão), Sten (estátua de bronze), Leliana (guerreira e bissexual) e Zevran (elfo e bissexual).
No game, a potencial (porque pode ou não ocorrer, depende de suas escolhas) relação gay acontece entre você, jogador, e Zevran, elfo (ou duende, como alguns preferem), que nasceu em um bordel e ficou famoso como ladrão e assassino (é o lourinho das fotos). Bem ao estilo canalha. Mas, para alguns críticos, Zevran carrega uma série de estereótipos relacionados à cena gay. Zevran não está interessado em algo mais do que sexo casual (leia o diálogo entre Zevran e o jogador, quer dizer, você). Bem, isso não é exatamente um estereótipo. É a realidade.
A despeito de GTA IV e outros games como Fallout 3 terem abordado o assunto e até mesmo ter mostrado personagens gays, nunca se chegou tão longe na questão da sexualidade e, humm!!!, não existe palavra melhor e vai essa mesma, inclusão gay no universo dos games. A BioWare, que desenvolveu o jogo, testará, com Dragon Age, a eventual reação homofóbica de muitos jogadores.
Em outros games, já foram retratados sólidos relacionamentos gays na comparação com o desejo de Zevran de praticar apenas sexo casual. Talvez isso reflita uma diversidade na forma como os homens gays serão retratados daqui por diante nos games.
Abaixo, o diálogo entre Zevran e o jogador nos momentos da cena de sexo (vídeo após o diálogo):
- Jogador: Quer me acompanhar à tenda?
- Zevran: Há alguma coisa para matar? Essa é a minha especialidade.
- Jogador: Tenho certeza que você é bom em muitas coisas.
- Zevran: É uma boa oferta ... Especialmente vinda de outro homem. Se estamos a falar da mesma coisa.
- Jogador: Acho que sim.
- Zevran: Ah, eu pensei que você era apenas mais um guerreiro típico. Muito bem ...
(...)
- Zevran: Eu sabia que ia acontecer. Devo dizer-lhe que sabia quando você se recusou a me matar. Era inevitável.
- Jogador: Eu pensei que você tinha sido cativado.
- Zevran: E com que sutileza! Foi uma forma de arte sedutora, talvez? E agora, o que vamos fazer?
- Jogador: Eu ia fazer a mesma pergunta.
- Zevran: É o seguinte, querido: ser guerreiro é a sua escolha. Eu levo o meu prazer onde ele está. Mas eu não estou pedindo nada.
- Jogador: E o que você diria de uma história de amor?
- Zevran: Eu nasci de uma prostituta e fui criado para ser um assassino. Eu sei que existe o prazer e a morte. Entre os dois, qual é o lugar do amor? Devemos seguir nossos caminhos. Um novo dia amanhece.
4 Comentários:
Nem sei bem o que pensar desta "evolução". Seja como for, porque é que o Elfo fala como um dracula?
Speedy, pode ser porque os estereótipos representados pelo elfo sejam, mesmo, apenas vampiros que querem apenas o sangue/sexo casual e depois se vão, à procura de novas 'vítimas'. Abraço!
Que eu saiba, Morrigan é uma maga que pode vir a desenvolver relacionamentos com um personagem masculino. Suponho que seja bissexual.
Dragon Age inova ainda mais do que GTA no sentido de trazer a temática gay a um jogo de fantasia medieval.
Desoriental, posso ter cometido um equívoco ao identificar o sexo de Morrigan mas, a essa altura, isso é o de menos. Interessa mesmo o conceito do game e o debate que provoca. Também acho que Dragon Age inova em relação ao GTA nesse debate. Seja bem-vindo. Abraço!
Postar um comentário