Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Rastreio de Cozinha - 80

Ai! Como eu sempre digo, a vida não é justa, amigo(a). E não o afirmo com a intenção de derramar sobre você o caldo (ou a calda, neste caso) dos meus fracassos. Mesmo porque você não tem nada com isso. É apenas uma constatação.


Afinal, com tanta interatividade, ainda não tivemos os benefícios (justiça sempre, independentemente do beneficiário merecê-la) que poderão vir com a clonagem, reprodução assistida, programação dos cromossomos e outros devaneios que ainda não transpuseram o muro da ficção científica.

Nesta quarta-feira, 25, faz exatos quatro meses que começou o meu ano letivo. Ao todo, 80 aulas, o que significa dizer 80 dias úteis (os teve os quais eu não estive presente em corpo; mas, se servir, o fiz à distância, meio ectoplasma, por assim dizer). De onde concluo que completo com algum louvor os 80 dias. São exatos 115 dias corridos desde o agora longínquo dia 25 de fevereiro deste ano.

Bem, como eu aleguei, já em antecipada defesa, que a vida não é justa, explico porque. Hoje tivemos prova de Confeitaria e, ainda ontem, eu, sem ser um visionário ou mago, afirmei que ao contrário da ducilidade que cerca as produções de confeitos, em geral, o dia de hoje seria amargo. E o foi.

A prova constituiu-se de quatro questões e, desta vez, ao contrário de ontem e anteontem, eu me recordo perfeitamente das perguntas (não ipsis literis, que não tenho memória fotográfica):

1) Comente sobre o chocolate fracionado e o chocolate hidrogenado.

O chocolate fracionado é feito com gordura de coco (palmisde) e o chocolate hidrogenado é feito com óleo de soja, ao contrário do chocolate nobre (que é o único chocolate verdadeiro), feito com alto percentual de manteiga de cacau. Ambos, o chocolate fracionado e o hidrogenado, são usados para cobertura.

2) Qual é a diferença entre o merengue francês e o merengue italiano?

O merengue francês não passa por processo de cocção, enquanto o merengue italiano é levado ao fogo.

3) Fale sobre o resfriamento do chocolate (derretimento e banho-maria).

Ao processo de resfriamento e derretimento do chocolate se dá o nome de temperagem. Para o derretimento, o chocolate deve ser levado ao fogo, em banho-maria, à temperatura de 42 ºC. Para o resfriamento, o chocolate deve ser resfriado a 28 ºC-29 ºC. A temperagem somente deve ser feita para os chocolates do tipo nobre e diet.

4) Comente o processo de montagem da Torta Moderna.

A Torta Moderna é composta das seguintes partes:

4.1. Fundo (base) de biscoito.
4.2. Massa Joconda com Patê Cigarette
4.3. Mousse de Manga
4.4. Manga Caramelada
4.5. Mousse de Manga
4.6. Chantilly
4.7. Espelho de Manga
4.8. Cobertura com decoração de chocolate e de caramelo

Os resultados???? Amargo na boca, no estômago e até mesmo uma renitente azia! Acertei a primeira e a terceira questões. Errei a terceira por completo e, das oito partes da Torta Moderna, me lembrei de apenas quatro, das quais, por fim, uma ainda estava errada.

Você acha mesmo que eu mereço um doce ou que devo roubá-lo de alguma criança?

Amanhã, grande dia, entrega do TCC ........................ (os pontinhos significam que estou com calafrios desde já). E prova de Geografia Aplicada À Gastronomia. Pauta: França, Itália, Portugal, Alemanha, Ásia e América Latina (Brasil, México e Chile). Sem doce ou salgado que equilibre o bom andamento dessa vida, o que a torna, de fato, injusta.

3 Comentários:

Dann disse...

LIke your blog.
Checkout mine too!
THE ANDREWS SALZBURG REPORT
Peek inside the journey of a celebrity journalist . . .
http://danndulin.blogspot.com/

leve solto disse...

Será que ainda dá tempo de fazer um pensamento positivo pra vc?

good luck and kisses

Mara

Redneck disse...

Dann, thanks for visiting me!

Mara, o pensamento positivo é válido a qualquer tempo, independentemente do evento. Obrigado e beijo pra você!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO