Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

sábado, 14 de junho de 2008

The book is on the table

A primeira vez que li Paulo Coelho foi em 1987, em "O Diário de um Mago". Depois, li "O Alquimista" e "Brida" e parei por aí. No total, Paulo Coelho lançou 19 livros nestes 21 anos. É o escritor mais traduzido e, certamente, o mais lido de todo o Brasil.

Na minha opinião, a literatura de Paulo Coelho é fraca, de pouca profundidade. Um amontoado de clichês. É o que penso. E há um detalhe que me incomoda muito no autor: a falta de cuidado com a língua portuguesa. Creio que é mais marketing do que qualquer outra coisa.

Para um autor que escreve para as massas e é aceito por elas como nenhum outro, há que se ter um cuidado com o português. Seria de bom tom.

Agora, volto a Paulo Coelho. Acabei de comprar "O Mago", a biografia do autor feita por Fernando Morais. Como eu já li por aí, também concordo que o criador é mais interessante do que as criaturas (livros).

Paulo Coelho quis ser quem é e lutou para isso. Isso, por si só, o faz uma pessoa interessante, a despeito de eu gostar ou não da sua literatura. Uso uma de suas expressões para definir isso: "o universo pode conspirar a seu favor" para você atingir seus objetivos, desde que você também conspire em seu próprio favor.

Para fazer de toda essa conspiração algo a favor de mim mesmo, comprei o livro ontem, sexta-feira, 13. Olha quantos elementos de bruxaria (no las creo pero que las hay, las hay) para que tudo funcione para mim, desalojado das minhas relações com o Olimpo depois do assassinato de Cupido: sexta-feira, 13, "Mago", novo iMac (???), eu mesmo (negríssimo de veleidades). Juntarei tudo num caldeirão para ver o que sai dessa cozinha mítica.

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO