Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Rastreio de Cozinha - 73

Tive que voltar ao velho para postar. Quer dizer, saí do iMac e voltei ao PC. Não sei porque, desde ontem, o iMac não mostra mais o login do blog e, portanto, fico impossibilitado de postar. Hoje, mais calmo, liguei o PC tudo de novo e estou aqui, de volta. O problema é que o browser do iMac é Safari e não sei se há alguma incompatibilidade entre Safari e Blogspot (Marcio????).

Por enquanto, trabalho com os dois computadores simultaneamente. Creio que é um problema específico do Safari porque não consigo acessar nenhum blog do Blogger no iMac. Quer dizer, até entra na tela. Mas, não posso interagir, como fazer comentários, por exemplo.

Se houver algum(a) leitor(a) que saiba de alguma coisa, por favor, entre em contato. Estou em fase de migração, mas, não vai rolar alimentar o blog no PC e fazer todo o resto no iMac.


(Virado à Paulista)

OK. Segunda-feira, 16. Aula de Cozinha Brasileira. Fizemos duas produções: Virado à Paulista e Manjar Branco. O Virado à Paulista legítimo é composto de seis partes: bisteca de porco (preparada com a técnica do bafo), feijão (metade processado e metade inteiro), linguiça (ao bafo também), banana frita, ovos fritos, couve-manteiga assustada (basta jogar no óleo quente por dois minutinhos para obter couve crocante) e torresmo.

A grande diferença entre o Virado à Paulista e o Tutu à Mineira é que o Paulista é espessado com farinha de milho e no preparo do Tutu vai farinha de mandioca. O feijão do Tutu à Mineira, ainda, é totalmente processado (no Paulista, só metade). É claro que essas são as preparações legítimas de ambos os pratos (tipo de farinha e quantidade de feijão processado). Mas, em todo o Brasil, um (Paulista) invade o preparo do outro (à Mineira) e é comum a troca de farinhas, assim como é possível comer um Virado à Paulista com feijão totalmente processado. Isso depende de quem o prepara e do gosto de cada um.

Praticamente, a despeito de não informar os ingredientes, já demonstrei a maneira de fazer ambos - Tutu e Virado. Mas, hoje, quero dividir a receita do Manjar Branco, que é uma das coisas de que mais gosto. Na aula, fiquei com o encargo de fazer todo o manjar, para todas as bancadas. Adoro Manjar Branco e faço uma variação com frutas vermelhas (goiaba em calda e framboesa, cozidas no vinho tinto). Experimente! Por enquanto, passo a receita do tradicional Manjar Branco com ameixas pretas.


(Manjar Branco com Ameixas Pretas)

Manjar Branco com Ameixas Pretas

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

- 250 ml de leite
- 125 ml de leite de coco
- 70 gr de açúcar
- 20 gr de amido
- 1/2 coco fresco (se você não quiser se dar ao trabalho, pode usar o coco em pacote mesmo)

Calda

- 200 gr de açúcar
- 1 lata de ameixas pretas (em calda ou secas)


(Manjar Branco com Ameixas Pretas)

Modo de Preparo

1. Prepare o coco (se fresco). Furar com um equipamento próprio (pode até ser um abridor de vinho) e retirar a água.

2. Toste o coco na chama do fogão para facilitar o descolamento da polpa.

3. Reparta o coco e retirar com faca pequena a polpa.

4. Limpe a polpa da casca marron. O manjar branco é branco, não mulato.

5. Rale o coco.

6. Dissolva o amido em leite.

7. Misture todos os ingredientes - leite, leite de coco, açúcar, amido dissolvido e o coco ralado - e cozinhar em panela grande até atingir o ponto espesso.

8. Leve o manjar à geladeira em forma própria para pudim, com furo ao centro.

9. Retire os caroços das ameixas.

10. Cozinhe as ameixas pretas em sua própria calda ou, quando secas, em água até ficarem completamente macias.

11. Prepare a calda de açúcar.

12. Junte as ameixas cozidas à calda de açúcar. Não leve a calda ao fogo porque as ameixas ficarão duras e a calda, amarga.

13. Desenforme o manjar, faça o arranjo com a calda de ameixa e sirva. Fica melhor ainda se você deixar o manjar em descanso de um dia para o outro.

(Resgate-me: de novo, peço que os aficionados - ou não - por Mac me ajudem a conciliar o Blogspot e o Safari. Adoro o iMac, mas, não posso trabalhar com dois teclados, dois mouses, duas telas e dois sistemas completamente distintos. Já sou louco e posso ficar louco em dois universos, o que não é bom para mim, para São Paulo, para o Brasil e para o mundo!)

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO