Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

terça-feira, 10 de junho de 2008

Rastreio de Cozinha - 69

Olha o número do Rastreio: 69! Bem sugestivo, né não?! Dá para virar cambalhota e fazer pelo menos algumas variações do Kama Sutra. Depois de uma semana, voltar para a faculdade é estranho. Não sou o único que tem faltado bastante. Alguns já estão até pendurados por falta. A aula de hoje, de Confeitaria, foi particularmente barulhenta. Todo mundo tem alguma coisa para contar. E, conforme as conversas acontecem, o nível de barulho aumenta. E tem outra coisa: daqui a três semanas, acaba este terceiro módulo, fim do primeiro semestre. Dá para acreditar?

Não é à toa que o povo está excitado. Todo mundo cansado e, ao mesmo tempo, na expectativa de que as provas finais cheguem logo e que o semestre acabe. Ninguém quer ficar de dependência (a famigerada DP), não é?


(Brigadeiro Escuro, Brigadeiro Claro e Damasco e Ameixa Recheados com Beijinho e Caramelizados)

Nesta terça-feira, 10, última aula prática de Confeitaria (a próxima, daqui a 15 dias, já é a prova), fizemos três produções: Brigadeiro Escuro, Brigadeiro Claro e Damasco e Ameixa Recheados com Beijinho e Caramelizados. Do que mais gostei foi da última produção, de Damasco (obviamente, tem a ver comigo mesmo, já que, pelo dicionário, meu nome significa que sou natural de lá). Damasco é capital da Síria. Como estou em posição dominante (de blogueiro, não de 69), compartilho o que mais gosto e será esta receita.

Damasco e Ameixa Recheados com Beijinho e Caramelizados

Rendimento: depende da quantidade de ameixas e damascos usados

Ingredientes

- 10 ameixa pretas
- 10 damascos
- Beijinho (que você pode comprar pronto, da Nestlé mesmo)
- Palito de madeira
- Caramelo (veja a receita abaixo)

Modo de Preparo

1. Corte as ameixas e damascos ao meio, sem, no entanto, separá-los completamente. Corte as frutas como se fosse um pão francês a ser recheado.

2. Faça bolinhas de beijinho, de mais ou menos 10 gramas.

3. Recheie os damascos e as ameixas com a bolinha de beijinho.

4. Feche uma das extremidades das frutas recheadas com palitinhos de madeira.

5. Prepare o caramelo conforme abaixo.

[Caramelo

Ingredientes

- 500 gr de açúcar
- 2 colheres de sopa de vinagre branco
- 100 ml de água

Modo de Preparo

1. Misture o açúcar e a água e deixe no fogo baixo até atingir o ponto de fio. É aquele que quando você levanta a colher, traça uma espécie de fio de Ariadne (google no conceito) atrás de si.

2. Adicione o vinagre branco quando a calda atingir o ponto de fio.

3. Deixe no fogo até que o caramelo atinja o ponto de vidro. É o ponto vitrificado, duro feito uma bala de vidro. Se ainda não entendeu, vá até a janela, quebre-a e chupe um pedacinho de vidro. O ponto é este. Não se assuste: tanto o caramelo em ponto de vidro quanto o próprio vidro podem, muito bem, fazer um estrago na sua boca.]

6. Segure na ponta do palitinho de madeira e mergulhe os damascos e ameixas recheados com beijinho no caramelo (observe, por favor, que voltei à preparação dos doces, depois da pausa do caramelo).

7. Retire os palitinhos dos doces e sirva.

(Rume: para a Síria e conheça Damasco. Ainda não conheço nada do Oriente Médio, mas, algo me diz que devo, um dia, visitar a cidade que dá origem ao meu nome e outras tantas que aguçam a minha curiosidade como Dubai, Riad, Teerã, Bagdá e outras. Deve ser por conta da antiga civilização da Mesopotâmia. Sempre me senti algo mesopotâmico.)

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO