Rastreio de Cozinha - 69
Olha o número do Rastreio: 69! Bem sugestivo, né não?! Dá para virar cambalhota e fazer pelo menos algumas variações do Kama Sutra. Depois de uma semana, voltar para a faculdade é estranho. Não sou o único que tem faltado bastante. Alguns já estão até pendurados por falta. A aula de hoje, de Confeitaria, foi particularmente barulhenta. Todo mundo tem alguma coisa para contar. E, conforme as conversas acontecem, o nível de barulho aumenta. E tem outra coisa: daqui a três semanas, acaba este terceiro módulo, fim do primeiro semestre. Dá para acreditar?
Não é à toa que o povo está excitado. Todo mundo cansado e, ao mesmo tempo, na expectativa de que as provas finais cheguem logo e que o semestre acabe. Ninguém quer ficar de dependência (a famigerada DP), não é?
(Brigadeiro Escuro, Brigadeiro Claro e Damasco e Ameixa Recheados com Beijinho e Caramelizados)
Nesta terça-feira, 10, última aula prática de Confeitaria (a próxima, daqui a 15 dias, já é a prova), fizemos três produções: Brigadeiro Escuro, Brigadeiro Claro e Damasco e Ameixa Recheados com Beijinho e Caramelizados. Do que mais gostei foi da última produção, de Damasco (obviamente, tem a ver comigo mesmo, já que, pelo dicionário, meu nome significa que sou natural de lá). Damasco é capital da Síria. Como estou em posição dominante (de blogueiro, não de 69), compartilho o que mais gosto e será esta receita.
Damasco e Ameixa Recheados com Beijinho e Caramelizados
Rendimento: depende da quantidade de ameixas e damascos usados
Ingredientes
- 10 ameixa pretas
- 10 damascos
- Beijinho (que você pode comprar pronto, da Nestlé mesmo)
- Palito de madeira
- Caramelo (veja a receita abaixo)
Modo de Preparo
1. Corte as ameixas e damascos ao meio, sem, no entanto, separá-los completamente. Corte as frutas como se fosse um pão francês a ser recheado.
2. Faça bolinhas de beijinho, de mais ou menos 10 gramas.
3. Recheie os damascos e as ameixas com a bolinha de beijinho.
4. Feche uma das extremidades das frutas recheadas com palitinhos de madeira.
5. Prepare o caramelo conforme abaixo.
[Caramelo
Ingredientes
- 500 gr de açúcar
- 2 colheres de sopa de vinagre branco
- 100 ml de água
Modo de Preparo
1. Misture o açúcar e a água e deixe no fogo baixo até atingir o ponto de fio. É aquele que quando você levanta a colher, traça uma espécie de fio de Ariadne (google no conceito) atrás de si.
2. Adicione o vinagre branco quando a calda atingir o ponto de fio.
3. Deixe no fogo até que o caramelo atinja o ponto de vidro. É o ponto vitrificado, duro feito uma bala de vidro. Se ainda não entendeu, vá até a janela, quebre-a e chupe um pedacinho de vidro. O ponto é este. Não se assuste: tanto o caramelo em ponto de vidro quanto o próprio vidro podem, muito bem, fazer um estrago na sua boca.]
6. Segure na ponta do palitinho de madeira e mergulhe os damascos e ameixas recheados com beijinho no caramelo (observe, por favor, que voltei à preparação dos doces, depois da pausa do caramelo).
7. Retire os palitinhos dos doces e sirva.
(Rume: para a Síria e conheça Damasco. Ainda não conheço nada do Oriente Médio, mas, algo me diz que devo, um dia, visitar a cidade que dá origem ao meu nome e outras tantas que aguçam a minha curiosidade como Dubai, Riad, Teerã, Bagdá e outras. Deve ser por conta da antiga civilização da Mesopotâmia. Sempre me senti algo mesopotâmico.)
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário