Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Não lave o bilau!

Lavou, tá novo! É mesmo? Pode ser que não. Estudo realizado em Uganda revelou que lavar o pênis minutos depois da relação sexual aumenta o risco de contrair o HIV (vírus da AIDS) em homens não-circuncidados. Segundo o estudo, quanto antes o banho, maior o risco de se infectar. Se você aguardar pelo menos 10 minutos após o sexo para então tomar banho, pode reduzir significativamente o risco de infecção por HIV. Os pesquisadores não têm uma explicação exata para a constatação, que contradiz a sabedoria popular sobre doenças infecciosas de que fazer a limpeza peniana é parte da boa higiene genital. Lavar o pênis depois do sexo é um hábito comum na África (estranho, não é?). Eles devem ter um bi(lau)dê para fazer isso. Mas, posso estar enganado e o correto mesmo é lavar o bilau a cada vez que é requisitado. Para verificar se o banho poderia ser recomendado como uma alternativa à circuncisão masculina, a equipe de Makumbi, do Instituto de Saúde Pública da Universidade Makerere, estudou 2.552 homens não-circuncidados no distrito de Rakai, em Uganda. Os homens, com idade entre 15 e 49 anos, não eram circuncidados e não estavam infectados com o HIV quando se cadastraram na pesquisa. Desses, 83% disseram que se lavavam depois da relação sexual, qualquer que fosse o parceiro. Os pesquisadores perguntaram quando e como os homens se lavavam após as relações no momento do cadastro e também 6, 12 e 24 meses depois, e questionaram inclusive se eles se lavavam com ou sem o auxílio de buchas. Os homens que se lavavam no intervalo de três minutos após a relação tinham 2,3% de risco de infecção por HIV em comparação com 0,4% entre os que retardavam a lavagem para 10 ou mais minutos após o sexo. A análise dos banhos foi uma etapa secundária de um estudo realizado para identificar a eficácia da circuncisão masculina contra a infecção por HIV. Relatórios anteriores demonstraram que a circuncisão protegia. Uma das mensagens resultantes do estudo "é que é preciso reservar um certo tempo para as carícias pós-coito para então se retirar (de que lugar, a pesquisa não revela) e se lavar". "Não se deve acabar e correr da cama (não???)". Agora, pelo menos, temos autorização oficial para não tomar banho e muito menos para lavar o bilau. E como fica quando você vira de lado e dorme?

1 Comentário:

Anônimo disse...

Posso ser mal informada, mas acho que é a primeira vez que vejo o resultado de uma pesquisa da Universidade de Uganda. E sobre que assunto tão íntimo, não?

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO