Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

A gravidade é democrática

Esta eu não poderia deixar passar e foi insight de uma amiga antiga (não velha, observe!) que me disse a seguinte frase: "A gravidade é a coisa mais democrática que existe". E não é? Pela lei da gravidade, todos nós, homens e mulheres, despencaremos em pelancas, cedo (para uns) ou tarde (para outros mais afortunados). O fato é que nada, nem um andaime, nem fios de ouro ou guindastes inteiros vão deter o avanço do corpo em direção à decadência. A pele é o maior órgão do corpo humano e é um verdadeiro pergaminho do que cada um fez com seu corpo: manchas, cicatrizes, rugas, pés de galinha, tatuagens, furos. Está tudo lá e, caso algum arqueólogo resolva escavar, encontrará informações suficientes para defender tese. Mas, o bom é que realmente a gravidade (ou a falta de, já que tudo despenca) nos iguala, ao fim e ao cabo, e restaremos peles, pelancas e ossos fracos. Voto na gravidade, então, por ser tão democrática. Porque a velhice, amiga Tereh, pode ser até nobre, desde que seja a do vizinho ou do inimigo. Porque conviver com e enfrentar o nosso próprio envelhecimento nos torna, às vezes, hostis e vis. Olha só a piadinha sem graça a respeito disso: "Os cabelos embranquecem. A vista escurece. Os ouvidos emouquecem. Os dentes apodrecem. A barriga cresce. O reumatismo aparece. A bunda amolece. Os ovos descem. As mulheres oferecem. Eles agradecem. E vão para a fila do INSS." E sabemos que não será diferente. Eu chamarei Caroline para a luz, no momento apropriado.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Meu velho amigo:
Mais do que pergaminho: toda nossa existência -- o corpo inclusive -- é um palimpsesto.
Te

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO