Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Você tem paraskavedekatriaphobia?

Hoje é sexta-feira, 13. Se você teme a sexta-feira, 13, é porque você sofre de uma fobia chamada "paraskavedekatriaphobia", expressão grega que une as palavras "fobia", "sexta-feira" e "treze", ou seja, medo da sexta-feira, 13.


Se, de um lado, há os que se aterrorizam com a data, do outro há uma legião de fãs de sextas-feiras 13. Como muitas outras superstições, a lenda da sexta-feira 13 surgiu na Idade Média, no dia 13 de outubro de 1307. Nesse dia, a Ordem dos Templários (do cristianismo) foi declarada ilegal e acusada de heresia pelo rei Filipe IV da França e os membros foram presos, torturados e executados.


Mas, há outras versões. Como a de que Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira, 13. A páscoa, no judaísmo, é celebrada no dia 14 do mês Nissan no calendário hebraico (correspondente ao mês de julho no calendário gregoriano, usado em quase todo o mundo). Ainda segundo a lenda cristã, da Santa Ceia participaram 13 pessoas, das quais duas - Jesus e Judas Iscariotes - morreram em seguida tragicamente. E, conforme o judaísmo, Eva ofereceu a maçã a Adão na sexta-feira e também o dilúvio começou numa sexta-feira.


Dos países do frio, também o número 13 evoca mitos. Uma versão diz que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. O deus Loki, do mal e da discórdia, apareceu sem ser convidado e provocou uma briga na qual morreu Balder, o favorito dos deuses. Disso se originou a crença de que convidar 13 pessoas para jantar não é auspicioso. Outra lenda escandinava conta que a deusa da beleza Friga (que dá origem às palavras "friadgr" e "friday", sexta-feira em escandinavo e inglês, respectivamente), foi endemonizada quando os cristãos converteram os nórdicos. A deusa se reunia toda sexta-feira com 11 feiticeiras e o demônio, numa reunião de 13 pessoas.


A partir desses mitos, as sextas-feiras 13 simplesmente se disseminaram como data simbólica de todo tipo de maldição. A série de filmes "Sexta-Feira 13" é apenas um exemplo da continuidade da lenda que, antes alimentada pelo desconhecimento, agora é transmitida como lenda urbana pelo cinema. Ah! Este post é o 13º. do mês, publicado às 13 horas!

4 Comentários:

Anônimo disse...

Red,

Li uma mat[eria no jornal daqui dizendo que este ano teremos 3 sextas-feiras 13. Nao eh assombroso isso?

Anônimo disse...

Perpetuando o mito, não é red? Pois que venham muitas sextas-feira treze...Não morro de medo, nem de fobia. Tem um bom dia!

BEIJO
Ana

Redneck disse...

La Voyageuse, se sexta-feira 13 é azar ou sorte, eu não sei dizer. Mesmo porque a minha atual onda me permite dizer que tanto faz ser 13, 28 ou 5 e sexta, segunda, terça, quarta e quinta viraram uma coisa só. Beijo!

Redneck disse...

Oi An, pois é. O legal do mito é que pode ser aumentado, sempre. Também no lo creyo, pero que los hay, los hay. Beijo!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO