Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Nascer e morrer na TV

O Big Brother, já se sabe, é um sucesso no Brasil. O programa está no nono ano de existência e, a despeito da queda de audência registrada em relação a edições anteriores, representa um dos maiores faturamentos - estimado em R$ 110 milhões - para a Rede Globo, que detém os direitos do projeto criado pela produtora holandesa Endemol em 1999.


Quase dez anos de transmissão de Big Brother são suficientes para criar nas pessoas o que representa um programa desse tipo no "cotidiano" de confinados. Para o bem e para o mal, a exposição midiática a que são submetidos os participantes mudará completamente suas vidas.

O reality show - e os há nas mais inacreditáveis modalidades - instalou-se nas TVs de todo o mundo como praga e tudo e todos podem ser gravados e transmitidos em "shows de realidade" de toda sorte da miséria que compõe a esfera do ser humano. Há mais de dez casos registrados de suicídio de ex-participantes de reality shows em todo o mundo. Um, inclusive, foi transmitido ao vivo. O participante se atirou de um precipício ao vivo durante a transmissão do programa "Survivor" em um país europeu.


Em 2002, o Reino Unido iniciou a transmissão da terceira edição do Big Brother. O país iniciou também o ódio coletivo voltado para uma única pessoa. Jade Goody, uma das participantes, era grossa, desaforada e ignorante e, devido à sua semelhança com o porco, ganhou o apelido de "Pig Woman" (Mulher-Porco). Na edição daquele ano, a inglesa ficou em quarto lugar. Mas, com sua atitude, Jade transformou-se em celebridade instantânea. E ganhou dinheiro com toda sorte de exposição na mídia. Depois disso, Jade teve dois filhos, cujo pai morreu de overdose de heroína aos 42 anos.

Em 2007, Jade Goody voltou à TV, em nova modalidade de reality show, o "Celebrity Big Brother", um derivado do "Big Brother". Mais polêmica: brigou com uma atriz indiana que também participava do programa e foi taxada de racista. Após o episódio, Jade confirmou o ódio que suscitava no público: saiu do programa com 82% de desaprovação. 


Em 2008, mais TV. Jade foi uma das participantes do Big Boss, o Big Brother da Índia. Mas, teve que deixar o programa ao ser diagnosticada com câncer de colo uterino. Em fevereiro deste ano, o agente da britânica foi à mídia e revelou que Jade Goody está desenganada e que a celebridade forjada na TV tem poucos meses de vida.

No entanto, Jade não é uma mulher comum. Fez da própria morte um evento midiático e, como tem feito desde 2002, usa a morte para atrair atenção. Em público, a britânica diz que está disposta a faturar o máximo que puder com sua morte para deixar aos filhos algum legado. Como pano de fundo, porém, Jude faz aquilo que mais sabe: reinventa-se na e para a mídia.


A imprensa britânica, responsável em grande parte pela disseminação do ódio contra a "Pig Woman", agora, contudo, louva a ex-Big Brother: "Sob certa luz, Jade Goody é a vítima da cultura moderna midiática ..." e por aí vai até concluir que "... à sua maneira, Jade Goody faz alguma coisa (como trazer a própria morte à tona) para corrigir nossa enganadora negação da morte". E define a proclamada morte da mulher como "o jeito britânico de morrer". É uma piada ao gosto de britânicos, eu imagino.

Um detalhe: Jade Goody vendeu seus últimos meses de vida por 1,7 milhão de euros para a Living TV (a mesma que transmite o Big Brother no Reino Unido) e também as fotos de seu casamento para a revista OK! Sim! A TV terá o direito de transmitir com exclusividade as imagens de Jade Goody morta!


Em fase terminal, Jade acaba de se casar com Jack Twwed, de 21 anos. O valor pago pela cobertura da mídia, informa o porta-voz/assessor/vendedor de Jade, será usado para levantar dinheiro para o futuro dos filhos Bobby, de 5 anos, e Freddie, de 4 anos. Detalhe: Jade foi uma das participantes do Big Brother britânico que teve o maior número de relações sexuais em frente às câmeras. Ao contrário do Brasil, onde o pudor impede imagens a transmissão de sexo explícito ou o nu frontal, na Europa é frequente que os canais transmitam todas as cenas, sem cortes. É mais frequente também que os participantes desnudem-se para tomar banho, ir à sauna, piscina e, claro, para fazer sexo.

A novidade nos "shows de realidade" é a transmissão da morte. Ou o passo-a-passo da "Woman Pig" em sua conturbada carreira midiática até que a morte nos separe, a ela e a nós, telespectadores desse perturbador big brother que estende seus domínios e controla o nascimento e a morte de uma celebridade instantânea.


5 Comentários:

Anônimo disse...

editor de imagem tem jeitinho não?! fiuuuuuuuuuuuuuuuuuu... :-)

Anônimo disse...

editor de imagem tem jeitinho não?! fiuuuuuuuuuuuuuuuuuu... :-)

Redneck disse...

Olá! Se faz o que se pode, não? Abraço!

Anônimo disse...

Acho que isto é o que de mais degradante se pode fazer...mas, uma vez, mediática para sempre mediática. Com isto quero dizer que as pessoas farão qualquer coisa para aparecer depois de terem provado os seus 15 minutos de fama. Mas, pior do que ela são aqueles que se aproveitam do sofrimento humano para alcançarem os seus objectivos.Revolta-me tudo isto. Ao mesmo tempo, já nada me choca...todos nós temos muito um lado de "voyeurs" e por muito que me custe, enquanto houver pessoas que assistam,isto continuará.

Ana

Redneck disse...

Ana, mas, no caso, a própria Jade comercializou os últimos meses de vida. Ela é uma pessoa típica de uma geração de "proto-celebridades" que, depois dos 15 minutos de fama, não mais conseguem em ser apenas "comuns". E, sim, nada me choca mais também dado que eu admito esse lado voyerístico que você citou. Se, de um lado há a oferta, é porque do outro existe demanda. Beijo!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO