Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Orkut: quanto mais as coisas mudam, mais ficam parecidas entre si

O Orkut é a rede social mais popular do Brasil: são 26 milhões de usuários em todo o País (no mundo, são 80 milhões). De acordo com dados do próprio serviço, 96% do tempo que o brasileiro gasta com redes sociais (Twitter, Facebook, blogs e outros) são dedicados ao Orkut. E mais: os executivos do Orkut afirmam que 62% de todos os usuários brasileiros de internet têm contas na rede. Para comparação, estima-se que as demais redes sociais populares no Brasil - Facebook e Twitter - têm, respectivamente, 5,3 milhões de assinantes e 5 milhões (o Brasil é um dos países líderes no uso do Twitter). By the way, estou nas duas redes - Facebook (clique e add me) e Twitter (clique e add me).





Nesta quinta-feira, 29, o Orkut reagiu e lançou no seu maior mercado mundial a nova versão da rede social mais popular no Brasil: cores personalizadas, nova divisão em abas de perfil, recados, fotos, vídeos e espaço para bate-papo. Em meio a tanta revolução, um retrocesso: na maré de redes sociais que se disseminam somente através de convites (como o Meme e o Google Wave), o usuário do velho Orkut somente acessará o novo Orkut se receber convite. Cada usuário convidado ganhará outros dez convites e poderá enviar aos seus contatos. Dessa forma, o pessoal do Orkut calcula que toda a base terá migrado para o novo Orkut até a metade do ano que vem. By the way, estou em ambos os serviços - Meme e Google Wave (se quiser convite, terá que me implorar, hehehehe!!!).


O novo Orkut é bastante similar ao Facebook que, assim como o Twitter, é um dos serviços que mais cresce no Brasil em termos de redes sociais. O Orkut, que é de propriedade do Google, clona, dessa forma, algumas facilidades do Facebook como as atualizações dos amigos. Haverá uma área chamada de "O que há de novo", na página principal de cada usuário, que agregará todas as informações - solicitação de adição de novos amigos, depoimentos, aniversários e comunidades. Também o próprio Orkut poderá sugerir amigos novos conforme as conexões de cada um.





Uma das inovações - e isso o Facebook ainda não oferece - é a possibilidade de personalizar a cor da página. Essa aplicação é, em geral, bastante apreciada pelos usuários de forma geral. As fotos do novo Orkut serão maiores e as atividades favoritas do usuário ficarão no topo da página principal.


O Google estima que, por dia, são carregadas 30 milhões de fotos no Orkut. Por isso, na nova versão, será possível carregar várias fotos simultaneamente e, enquanto são carregadas, o usuário já pode colocar as legendas. Em outra aplicação copiada do Facebook, a partir de agora os amigos poderão comentar o status do usuário ou um link de foto ou vídeo sem que seja necessário acessar a página do amigo de Orkut.





No Facebook, há uma centena de jogos, dos quais o FarmVille talvez seja a coqueluche do momento. Eu, particularmente, gosto do Mafia Wars. O Orkut não relaxou nesse aspecto: uma API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos), chamada "Podium", permitirá o desenvolvimento de jogos interativos como xadrez, forca, batalha naval e outros. 


E, finalmente mas não por último, uma novidade que o Facebook não tem: o bate-papo (ou chat) por vídeo, feito uma vídeo-chamada de telefonia  móvel. O Google Talk já fazia isso mas apenas com texto. Agora, será possível conectar a webcam e conversar com imagem e áudio (como o Messenger já faz).





Por fim, chega ao Orkut o "Promova", recurso pelo qual o usuário pode promover um post, vídeo ou qualquer outra coisa que os amigos postarem no serviço. É uma espécie de corrente que pode ser repassada ilimitadamente (o Twitter e o Meme, do Yahoo!, já fazem isso). Quer dizer, quanto mais as coisas mudam no Orkut, mais ficam parecidas com as redes sociais concorrentes. Esperemos, pois, pelos próximos passos dos demais.



2 Comentários:

João Roque disse...

Não sou (pelo menos ainda) um apaixonado pelas chamadas redes sociais, embora tenha perfis no Facebook e no Twitter (quem não tem?), e até no hoje velhinho HI5...
No Orkut, não tenho, pois é essencialmente uma rede brasileira.
Limito-me a postar nas redes sociais a actualização do blog e vou dando uma espreitadela ao que os amigos dizem; passo completamente ao lado dos jogos tipo "Farmville", mas também nunca tive grande apetência para jogos deste tipo.
Enfim, estou expectante ao evoluir da situação...
Abraço.

Redneck disse...

PInguim, pois eu adoro as redes sociais, quase todas. Cada um te um perfil diferente e também possibilidades diferentes. Eu faço com as redes um crossmedia de tudo o que escrevo no blog. O Orkut, na verdade, é bastante disseminado no Brasil mas mais de 55 milhões de assinantes não são brasileiros. Sei que a Índia também é grande usuário do serviço. E quanto aos jogos, sou um fanático, desde videogames até esses joguinhos da internet. Abraço!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO