Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Deslizamento de blogs, mais conhecido como blogroll

Antes, eram 13. Saíram 3. Ficaram, agora, 167. Que conta é essa? É o que pode se chamar de deslizamento de blogs. Rolagem é o mais correto. Mas deslizamento assenta melhor essa terra toda. É a nova blogroll deste blog. Blogroll é a mesma coisa que lista de blogs. Pode ser rol de blogs. Roll é rolar, deslizar. Portanto, basta deslizar o cursor e encontrar na coluna direita deste blog a seção "Blogs | Blogroll" e é só se deixar levar.


Os números que listei no início do post se referem aos blogs que agora estão lá na seção. Eram 13 desde que reformulei este blog. Excluí três - dois porque comunicaram oficialmente que estão paralisados por tempo indeterminado e um terceiro porque não era atualizado há mais de 5 meses. Na blogosfera, um mês é muito tempo. Cinco meses, então, soam quase como uma eternidade. Portanto, foram adicionados 157 novos blogs na minha 'listinha' de blogs.





Blogs são dinâmicos. Ou são constantemente atualizados ou perdem, imediatamente, a fidelidade do(a) leitor(a). Os(as) blogueiros(as) podem tirar férias. Mas têm que dizer isso ao(à) leitor(a). Somos, os blogueiros, como padaria que fornece pãozinho fresco de tempos em tempos. Se falharmos, o(a) freguês(sa) vai cantar em outra freguesia. Pode ter certeza!


Desses 157 novos blogs adicionados, os há de todos os feitos, confeitos e fornos: diferem em conteúdo, em sabor, cor, credo, gênero, número, grau. Uns são expressos: apitam a cada momento com novidades. Outros, fornos movidos a outras lenhas, assam seus pães em tempos particulares.


O que mais me agrada na blogosfera é a diversidade. Diversidade vem da palavra 'diverso' e significa diferente, distinto, que diverge. E é isso que você encontrará na imensa lista dos 167 blogs: diferentes opiniões, distintas origens, divergentes e convergentes temas. Feminino, masculino, gay. Em prosa e verso.


O mais bonito do universo dos blogs é a vastidão. Nunca dá para dizer que uma lista comporta o suficiente. Cada lista, a minha ou a sua, é um extrato desse universo. Para elaborar a minha, não tenho critério nenhum: vejo o blog e sei se gosto ou não. O único critério é que continue ativo. A taxa de mortalidade de blogs é alta. E também a taxa de natalidade. Todo dia tem novidade.





O anagrama da palavra 'diverso', note que engraçado, é 'servido'. Um blog é servido, pois, aos seus leitores e leitoras. É diverso, controverso, disperso, perverso, imerso, transverso, inverso, reverso e universo. Universal, assim como caminha para ser a minha blogroll, o meu deslizamento de blogs: há blogs portugueses (do Brasil e de Portugal), os há de língua espanhola e de inglês. E mais os haverá porque a língua é barreira pequena e a internet é uma Babel a ser escalada.


Convido você, leitor(a) do Por uma Second Life Menos Ordinária, a dar um passeio, a deslizar por entre e dentre esses blogs. Fica logo ali, aqui do lado (pode ser abaixo, ao lado, depende em que momento você ler este post). Divirta-se. As atualizações - inclusões e exclusões - serão feitas conforme meus passeios ou rolamentos pela blogosfera.


2 Comentários:

João Roque disse...

Eu adoro a blogosfera e vejo que o "boom" de há um/dois anos, se esvaiu um pouco, devido talvez ao crescimento dos espaços sociais, principalmente o Twitter e o Facebook.
Mas, para mim, é o mundo dos blogs que realmente me seduz; mas tem um ónus, maior ainda do que ter o blog actualizado, o que se vai fazendo sem um esforço grande e sem grande perda de tempo; e esse ónus é ter a nossa lista de blogs actualizada; o que pressupõe, para quem segue muitos blogs, um grande dispêndio de tempo. Mesmo que apenas se comentem os temas que mais nos interessam, eu gosto de ler tudo o que se escreve nos blogs que tenho na minha lista; e o Google Reader veio dar uma ajuda grande, pois "só" temos que ir aos blogs com actualizações...sofrem os blogs privados, pois não podem constar do Google Reader e assim, os poucos que sigo (3/4), poucas vezes tenho tempo de lá ir; aliás não entendo a existência de blogs por convite, pois um blog deve ser uma abertura nossa para o mundo e não para um número restrito de amig@s escolhidos...
Custa-me tirar um blog da minha lista, mas por vezes acontece, e se não sou de linkar um blog de imediato, se gosto sem reservas do que leio, faço-o sem reservas.
Abraço.

Redneck disse...

Pinguim, a mim o que mais me encanta na internet também são os blogs. As redes sociais têm modismos e, ou eu muito me engano, mas já vi essa bolha acontecer e arrefecer. A não ser que evoluam constantemente e tragam novidades quase que diárias, o interesse pelas redes sociais tende a arrefecer. Já com os blogs, ao contrário, vejo uma evolução, a despeito de ter passado o 'boom' que você cita. Blogos podem ser construídos ao longo do tempo, melhorados e sofisticados com qualidade de conteúdo e é exatamente isso que encontro quando passeio por aí. Não à toa, nos encontramos por meio de blogs. No blog, se pode aprofundar mais e sempre. Por vezes, sou mais eu no blog no que na vida real. Quer dizer, me exponho de uma forma textual que não faço verbalmente. E quanto a isso de se ler tudo, concordo também. Fica difícil acompanhar tudo o que queremos. É muita coisa que acontece em simultâneo. Mas sempre podemos filtrar os que mais nos importam. Grande abraço!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO