Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa - 7ª. edição

Foi divulgada, há dois dias, a lista dos dez finalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa. É a sétima edição do prêmio que, no Brasil, perde em importância apenas para o Prêmio Jabuti (em 51ª. edição, é o maior e mais importante prêmio literário brasileiro). A partir desta lista, serão eleitas três obras vencedoras, a serem reveladas no dia 10 de novembro.





Desta vez, concorrem quatro autores portugueses - António Lobo Antunes (do qual estou enroscado na leitura de "Eu Hei-de Amar Uma Pedra" há meses e isso me é raro acontecer), Gonçalo M. Tavares (desconhecido para mim), José Luis Peixoto (também não o conheço) e Inês Pedrosa (autora de "Nas Tuas Mãos", que me é o livro mais fundamental, com certeza, dos que li até hoje, porque me fala diretamente de uma forma como ninguém e nenhum livro me falou; tive o prazer de conversar com Inês em chat promovido por um portal brasileiro na internet).


Os escritores brasileiros são Lourenço Mutarreli, João Gilberto Noll, Eucanaã Ferraz, Silviano Santiago, Nuno Ramos e Maria Esther Maciel. Lamentável eu afirmar que nunca li nenhum deles, não obstante o fato de alguns serem bastante conhecidos e populares. Me desculpem, mas tenho uma certa implicância com a literatura brasileira atual.


Abaixo, a relação dos dez finalistas: a obra, o autor, a editora e o estilo:


LIVRO
AUTOR
EDITORA


A arte de produzir efeito sem causa
Lourenço Mutarelli
Cia das Letras
Romance brasileiro
A eternidade e o desejo
Inês Pedrosa
Alfaguara - Objetiva
Romance português
Acenos e afagos
João Gilberto Noll
Record
Romance brasileiro
Aprender a rezar na era da técnica
Gonçalo M. Tavares
Cia das Letras
Romance português
Cemitério de pianos
José Luís Peixoto
Record
Romance português
Cinemateca
Eucanaã Ferraz
Cia das Letras
Poesia brasileira
Heranças
Silviano Santiago
Rocco
Romance brasileiro
Ó
Nuno Ramos
Iluminuras
Conto brasileiro
Maria Esther Maciel
Cia das Letras
Romance brasileiro
Ontem não te vi em Babilônia
António Lobo Antunes
Alfaguara - Objetiva
Romance português


O Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa é conferido aos três melhores livros originalmente escritos em língua portuguesa (portanto, pode contemplar os oito países membros da comunidade portuguesa, desde que publicados no Brasil) e inclui romance, conto, poesia, crônica, dramaturgia, biografia e autobiografia.

2 Comentários:

João Roque disse...

José Luís Peixoto é muito bom e penso que seja gay...
Abração.

Redneck disse...

Pinguim, com a chegada do grupo Leya ao Brasil, quem sabe nós aqui passaremos a ter acessos a autores portugueses que não são regularmente publicados no país. Já agora em setembro a Leya lança alguns títulos. Encomendei recentemente um livro de Portugal porque aqui está esgotado e, acredite, demora quase 70 dias para chegar. E o preço, claro, é em euros, o que dá três vezes mais do que pagaríamos em reais. O Brasil é um péssimo editor para leitores vorazes como eu. Abraço!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO