Retrato de uma artista que retrata artistas
Annie Leibovitz. O nome pode lhe parecer estranho. Mas as imagens, certamente, nessa era midiática que valoriza as imagens, devem ser, para você, pelo menos algumas, familiares. Não é uma contradição: Annie simplesmente fotografou algumas das celebridades mais famosas do mundo para edições das revistas norte-americanas Vanity Fair, Rolling Stone e Vogue e para outras tantas publicações, exposições e ensaios.
A fotógrafa, por vezes, é mais conhecida do que as pessoas que fotografa. Annie tem 59 anos e é buscada pelos famosos. O estilo de Annie é próximo do hiperrealismo, com fotos que, por vezes, se parecem com sonhos. Mas uma das fotógrafas mais badaladas entre e pelas celebridades está à beira da falência. No ano passado, Annie hipotecou algumas obras em troca de empréstimo bancário. Agora, deve US$ 24 milhões e, caso não pague as dívidas, perderá, até o final do ano, algumas fotos mais famosas que assina.
Os arquivos fotográficos de Annie foram avaliados - pelo jornal The New York Times - em US$ 50 milhões. Mas a fotógrafa hipotecou a casa em Nova York e uma outra residência em Rhinebeck, ao norte do estado de Nova York. Annie Leibovitz tem a fama de não conseguir organizar suas próprias finanças, a despeito das mais famosas fotos que produz para os famosos - de Demi Moore grávida à Rainha Elizabeth, de John Lennon a Michelle e Barack Obama.
A decadência financeira de Annie pode ter começado com o seu alto grau de perfeccionismo - montagem de cenários delirantes para produzir fotos - até o crescente gosto pelo luxo - inclusive a compra de um apartamento às margens do Sena em Paris para passar temporadas com Susan Sontag, escritora falecida em 2004 que era casada com Annie.
Anna "diabo veste Prada" Wintour, editora da Vogue, em documentário sobre Annie Leibovitz, opina: "O orçamento não é algo que entre na consciência dela, mas vale a pena porque, no fim, ela te dá uma imagem como ninguém mais pode conseguir". Na última quinta-feira, 3, Annie obteve uma pequena trégua contra os credores quando o juiz decidiu adiar o julgamento do seu caso. Annie terá um mês para responder a ação.
Mulher autora, criadora e plástica por natureza, Annie certamente sairá desse pesadelo renovada para nos encantar com as fotos (veja uma série de 42 trabalhos abaixo) que inscrevem o seu nome desde já na história da fotografia.
(Demi Moore em foto de capa para a Vanity Fair fartamente copiada mundo afora)
(John Lennon e Yoko Ono, em foto feita momentos antes do assassinato do Beatle)
(Foto promocional do seriado "The Sopranos", da HBO)
(Gisele Bündchen como 'Wendy' e Mikhail Baryshnikov como 'Peter Pan' para campanha dos parques da Disney)
(O ciclista norte-americano Lance Armstrong, que venceu o Tour de France sete vezes consecutivas, em momento 'eu queria ser o banquinho da bicicleta... ')
(O idade de Stone Keith Richards e sua inseparável guitarra)
(Do princípio ao fim e da esquerda para a direita, elas, as belas - Julianne Moore, Jennifer Connely, Gwyneth Paltrow, Naomi Watts, Salma Hayek, Jennifer Aniston, Kirsten Dunst, Diane Lane, Lucy Liu, Hilary Swank, Alison Lohman, Scarlett Johansson e Maggie Gyllenhaal)
(Como uma Cleópatra muito louca, Whoopi Goldberg se esfalfa na banheira de leite de cabra)
(Os não-irmãos, e sim divorciados Jack White e Meg White, da banda 'The White Stripes', brincam de faca ao alvo)
(Em primeiro plano, a lost in translation Scarlett Johansson, Keira Knightley e Tom Ford, em campanha para a 'Fundação Ford')
(A branquíssima Rachel Weisz troca o fiel jardineiro e é Branca de Neve por um dia em outro jardim em campanha para a Disney)
(Penélope Cruz, estrela de 'Vicky Cristina Barcelona', dirigido por Woody Allen)
(Kisrten Dunst arrasta o sári de 58 metros em Versailles antes da guilhotina decapitar 'Marie Antoinette')
(Marc Jacobs agarras as pernas de Kate Moss mas ambos sabemos que ele queria era o Justin Timberlake mesmo)
(Kate Moss não se contenta apenas com o Justin e vai para a cama com o Johnny Depp sem pestanejar; só ela que é bobinha!)
2 Comentários:
Fotos absolutamente espantosas...
Abração.
Pinguim, fantásticas, não? Agora, a decadência financeira dela, aposto, não afetará em um milímetro o talento. Abraço!
Postar um comentário