Do começo ao fim
O que é o amor? Alguém é capaz de me dar uma definição ilimitada sobre o que é o amor? De simplesmente exterminar as convenções e dizer: "isso é amor". E pronto! No seriado 'True Blood", uma demoníaca criatura que vibra, literalmente, e faz com que sentimentos os mais primitivos - sexuais, violentos - aflorem nas pessoas, defendeu, em episódio recente, que o estado de natureza, do caos, é, na verdade, a libertação. Segundo a personagem, é nesse estado de êxtase que se encontra a felicidade plena, e não no amor controlado.
O incesto, que é a relação sexual ou marital entre parentes próximos, é considerado, praticamente, um tabu universal por ser interditado a quase todas as culturas. Somente não é totalmente proibido porque algumas sociedades o aceitam, segundo antropólogos.
Mas, de forma geral, é considerado, conforme a cultura, pecado, crime e ilegal. São consideradas incestuosas as relações entre pais e filhos, entre irmãos e meio-irmãos, entre tios e sobrinhos e entre primos. Há pequenas variações, mais ou menos flexíveis, conforme o país. Mas, no geral, o incesto é proibido. Moral e legalmente.
O homossexualismo, que é a relação sexual entre dois homens ou entre duas mulheres, é considerado, igualmente, em vários países, outro tabu. Não chega a ter a universalidade do incesto. Mas é condenado sob as mesmas condições: ou é pecado ou é crime. Onde é permitido, legalmente, pode ser, no entanto, condenado moralmente.
E o que acontece quando se juntam as duas interdições? É amor, pecado, crime ou é tudo isso? Ou nada disso? Em 30 de outubro, estreará o filme "Do Começo ao Fim", que conta a história dos meio-irmãos Francisco e Thomás e dos pais, Julieta, Alexandre e Pedro. Pedro é pai de Francisco e Alexandre é pai de Thomás. A intenção do filme é falar de um amor incondicional, ainda que tabu, e fazer desse amor um libelo contra a violência do mundo atual.
Será que o filme terá essa capacidade? No desenrolar da trama, os irmãos são muito próximos desde pequenos. Quando a mãe de ambos morre, Francisco tem 27 anos e Thomás, 21 anos. É quando se tornam amantes. Com alto teor polêmico, será o amor do filme capaz de transpor as telas e inundar os corações das pessoas? Antes mesmo de ser lançado, o fato é que o filme tem sido objeto de críticas. Afinal, o que é amor?
Abaixo, trailer do filme:
5 Comentários:
Estou verdadeiramente ansioso por poder ver esse filme.
Abraço.
Parece ser sim, um excelente Filme, também tenho o trailer no meu blog.
Segundo o que li, on-line, num jornal diário do Brasil, era a estreia esteve marcada para 20 de Agosto, o que não aconteceu, e esse mesmo jornal falava no adiamento para Dezembro. Agora no teu post leio que é em Outubro???
Podes Confirmar ?
Abraço-te
Pinguim, eu também. O problema é que o cinema brasileiro é um festival de desorganização e há tanta informação desencontrada que há que se ter paciência. Abraço!
Abraço-te, infelizmente, há uma série de contradições: o filme estrearia no Festival do Rio, agora no dia 24 de setembro e, por não ter sido finalizado a tempo, ficou fora da programação. Já li que era em agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro. A última data é esta que coloquei no post. Mas nada é certo. E, como eu disse ao Pinguim, isso, infelizmente, faz parte do cinema brasileiro: ou é a montagem, ou a finalização ou a distribuição. Em algum ponto do processo, alguma coisa sempre emperra. Portanto, não posso te dar informações precisas. Abraço!
Dri Viaro, seja bem-vinda e fique à vontade. Lhe desejo ótimas tardes também. E quero dizer que já passei pela sua casa. Beijo!
Postar um comentário