Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Parabéns para você: internet faz 40 anos!

Até o último dia 30 de junho, eram exatos 1,668,870,408 os usuários da internet mundial. Isso significa que 24,7% da população mundial (6,780 bilhões de pessoas) estão, nesse momento, ligados na web.


Para se chegar a esse contingente, em que uma mídia (ou plataforma, tecnologia, meio) atinge tantas pessoas em tão pouco tempo e com tanta simultaneidade, foram necessários 40 anos. Exatamente hoje, 2 de setembro de 2009, a internet, como a conhecemos, faz 40 anos de existência.

No dia 2 de setembro de 1969, cientistas da UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles) conseguiram enviar bits de dados de um computador para outro por meio de um cabo com 15 metros de distância. Estava criado o embrião da internet. Esses cientistas, liderados por Leonard Kleinrock, trabalhavam apoiados pelo governo norte-americano, por meio da Advanced Research Projects Agency Network (ARPANET), que pode, a grosso modo, ser definida como a rede universitária dos EUA.

Os primeiros dados (bits) trocados entre uma máquina e outra estavam em letras minúsculas e sem sentido. Era apenas um teste. E esse teste, inter-ARPANET, fez com que a internet chegasse ao que é atualmente.


Mesmo com tanto academicismo envolvido, a história da internet é cheia de controvérsias e incertezas. Algumas fontes defendem que o verdadeiro nascimento da internet aconteceu efetivamente no dia 29 de outubro de 1969, quando uma mensagem foi enviada entre dois computadores ligados à ARPANET distantes entre si: um estava na UCLA e o outro no Stanford Research Institute. Essa transmissão marca o primeiro lançamento de pacotes de dados na rede de comutação de dados pelo método de transferência que consiste em quebrar a informação em pequenos pacotes e depois reorganizá-los no destino. De qualquer forma, foi em 2 de setembro de 1969 que aconteceu, de fato, a primeira comunicação entre uma máquina e outra e é com essa versão que eu, particularmente, fico.

O primeiro computador, na forma como os conhecemos na definição atual, surgiu em 1944: era o Mark I, desenvolvido em parceria entre a Universidade de Harvard e a IBM. Esses computadores foram criados, a princípio, como parte do esforço de guerra dos EUA por conta do corrente conflito, a Segunda Guerra Mundial. No final dos anos 60, os computadores já eram usados pela NASA e por outras agências governamentais norte-americanas.

Nos anos 70, o chip de silício (matéria-prima para a fabricação dos processadores) se tornou a base de uma nova geração de computadores (hardware). E, na sequência, começaram as etapas evolutivas dos softwares, como o e-mail (a arroba - @ - surgiu em 1971) e os jogos.


Em 1983, todos os computadores interligados pela rede ARPANET já eram obrigados a adotar o protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), que havia sido criado em 1970. O TCP/IP é, ainda hoje, o padrão de comunicação online que nos conecta, a mim e a você, a todos os computadores ligados na internet.

O cientista britânico Tim Berners-Lee, em março de 1989, daria, finalmente, a forma à internet atual ao criar o hipertexto baseado em páginas web, links e navegadores. Em abril de 1993, foi lançado o Mosaic, o primeiro navegador (ou browser) que começou a popularizar a forma de usar a internet. O Mosaic foi o precursor de navegadores como o Netscape e o Microsoft Internet Explorer.


Para se chegar a este blog, surgiu antes, em fevereiro de 1978, o BBS (bulletin board system), um rústico sistema (para os padrões atuais) que permitia a conexão do computador à rede externa. O meu primeiro computador, um Macintosh de 1994, se conectava a um BBS (futuro provedor de acesso) de Alphaville (SP).

Os blogs surgiram em 1999 (há apenas dez anos) com a empresa Blogger, comprada em 2003 pelo Google. Em 2004, o Google relançou o Blogger com novo visual. Eu entrei na internet em 1995, antes mesmo do UOL, por exemplo, surgir e antes de trabalhar comercialmente com acesso à internet. Este blog, que faz parte dessa história, entrou no ar em agosto de 2007.

Portanto, parabéns a todos os cientistas que, nesses 40 anos, encolheram o mundo. Hoje, 25% da população mundial estão na palma da mão de cada um de nós. Parabéns, internet!

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO