Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

terça-feira, 22 de setembro de 2009

A sagração da primavera

Às 18:18 horas desta terça-feira, 22, tem início, oficialmente, a estação da primavera no Hemisfério Sul e, consequentemente, no Brasil. É uma estação festiva e alegre que se segue ao inverno e precede o verão. É, pois, o tempo do reflorescimento da flora. Aqui em casa as plantas já começaram a despontar com vigor em alguns brotos, camuflados que estavam pelo inverno. No Hemisfério Sul, a estação é chamada de 'primavera austral', em oposição à 'primavera boreal' do Hemisfério Norte.


Pelas leis da astronomia, a primavera no Hemisfério Sul começa no equinócio (momento em que o sol cruza a linha do equador) e termina no solstício (momento em que o sol atinge a maior declinação em latitude, que é o ângulo entre o plano do equador e a linha normal da superfície terrestre).


Mas, independentemente das leis físicas que nos regem e ao universo, na prática, trata-se de celebrar a estação das flores. Para comemorar a chegada da estação, convoquei algumas fontes bem famosas: Igor Stravinsky, autor da música do balé "A Sagração da Primavera" (Le Sacre du Printemps) que, junto com o poderoso coreógrafo Vaslav Nijinsky, montou e estreou o espetáculo referido em 1913, no Théatre des Champs-Élysées, em Paris (veja uma parte no vídeo a seguir, na versão da companhia de Maurice Béjart). Esse balé clássico dá o nome ao post, portanto. "A Sagração" é um espetáculo em duas partes: A Adoração da Terra (com oito seções) e O Sacrifício (com seis seções).





Sandro Botticelli, pintor italiano - 1445-1510 -, que pertenceu à Escola Florentina do Renascimento, é mais um famoso que se junta à sagração da estação. É dele a pintura que abre as ilustrações deste post - "A Primavera", de 1478, quadro com técnica de têmpera sobre madeira. A obra foi encomendada para a família Médici e estampa, no centro, Vênus (ou Afrodite) e seu filho Eros (ou Cupido). À esquerda de ambos está Clóris, sendo tomada por Zéfiro, e que se transforma em Flora. No quadro estão ainda as Três Graças: Tália (com flores), Aglaia (que representa brilho e esplendor) e Eufrosine (que traz júbilo e alegria).


A seguir, capitaneadas por "A Primavera", de Botticelli, 22 fotos (em referência a este dia 22) de jardins do mundo inteiro - dos hemisférios norte e sul - para celebrar a estação:






































































2 Comentários:

João Roque disse...

Que post magnífico!!!!
Começa com um dos mais belos bailados de Béjart, adaptando a famosa sinfonia de Stravinsky; e depois com o maravilhoso quadro de mestre Boticelli à cabeça, tantas imagens bem primaveris.
Claro que aqui começa o Outono, que longe de se opor à Primavera, antes é, como ela uma estação de transição, e com uma beleza muito própria também.
Abraço.

Redneck disse...

Pinguim, obrigado! A despeito da primavera ter chegado oficialmente, estamos com clima de inverno por aqui ainda. Aliás, faz tempo que já não temos estações definidas: umas invadem as outras graças ao efeito estufa e tanto pode fazer calor em pleno inverno quanto fazer frio no verão. Mas eu também gosto do outono, quando dá para perceber que é outono. Sobretudo aquela luminosidade típica de outono. Abraço!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO