Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Você sempre será o rei desta cidade

O título do post é o nome do clip de "Liberty City" do game Grand Theft Auto - GTA IV, da Rockstar Games. São dois episódios que chegam ao mercado para download no dia 29 de outubro, a US$ 39.99, apenas para Xbox. Esses episódios fazem parte do segundo pacote de expansão do game.


O babado é forte. O primeiro episódio do GTA IV - Liberty City é "The Ballad of Gay Tony" (a balada do gay Tony) e traz o submundo noturno de Liberty City, cujos destaques são o protagonista mafioso gay - Tony - e outros gays famosos. Tony é dono de uma casa noturna em Liberty City e celebridade. O codinome completo é Tony 'Gay Tony' Prince. No game, o jogador disputa com concorrentes a lealdade da família e de amigos e lida com a incerteza de quem é real ou falso em um mundo onde todos têm seu preço. Parece até vida real, né?

Alguns gamers não gostaram da guinada da Rockstar ao levar o homossexualismo ao GTA IV. E houve, em fóruns de games, várias reclamações, inclusive com declarações sexistas, machistas e indicações de boicote à empresa. Bobagem!


Primeiro: o protagonista do game não é o gay Tony. Tony Prince já é familiar ao universo GTA. Em Liberty City, o personagem é frequentemente citado por sua insatisfação com o que fazer de madrugada na metrópole. Para ele, a noite tem poucas novidades. A despeito das drogas e orgias que se seguiram após o 11 de Setembro. Sim, há esse viés também. Tony é filiado ao Ancelottis, o mais fraco dos cinco grupos mafiosos italianos da cidade.


Segundo porque o jogador será 'Luis Fernando Lopez', um gângster dominicano e guarda-costas de Tony. Uma espécie de leão-de-chácara e assistente em tempo integral de Tony. O gamer, portanto, é heterossexual, e não gay, como Tony.

De qualquer forma, GTA IV - Liberty City é controverso, assim como o foram as edições anteriores. Você, gamer, estará cercado de personagens gays - menos estereotipados do que poderia se imaginar -, mas o homem que conduz o jogo é hetero, com certeza. Isso porque o personagem mais gay do GTA IV - Bernie Case - já o afirmou antes. Na primeira expansão do GTA IV, o gamer é convidado a grampear o veículo de um político - Bryce Dawkins. Mas, e aí é que está a provocação, Bryce, em oposição aos valores familiares que defende, tem um caso com... Bernie.


Claro que a Rockstar gosta da polêmica. Mas a orientação sexual de alguns personagens - e mesmo o nome do episódio - trata-se, provavelmente, de mais um apelo de marketing. O legal é que, quando se trata de GTA, nada é leve. Todos os jogos da série são bastante violentos.

Hoje, 1º. de setembro, saiu o primeiro trailer de "Ballad of Gay Tony", que você pode ver abaixo:



Junto com "The Ballad of Gay Tony" chega também o episódio "The Lost and Damned" para Xbox. "The Lost and Damned" fez parte da primeira expansão do GTA IV e tanto Tony quanto Luis Lopez apareciam nesse episódio como personagens secundários. Sinal dos tempos e da busca, pela indústria de games, por inovações que provoquem e atraiam, por fim, os jogadores.

2 Comentários:

UFMing disse...

oi. passei pra dar um olá. mas estou mt pouco gay e menos ainda gamer, por isso nao tenho o que comentar, apenas marco minha presença ou passagem. terei menos tempo e "empenho" para a wire, virei a jacto quando der e, se meu faro detectar algum conteúdo mais "identro", lerei com calma e comentarei, se for caso disso. parabéns pelo blog, eu não tenho mais.

Redneck disse...

UFMing, a propósito de comentários relacionados ao tema, isso não importa. Importa que você passe, nem que seja de vez em quando. Por favor, ainda que seja a jato ou se o seu faro detectar conteúdos outros que a atraiam, venha. Mas, ainda que os conteúdos sejam superficiais, venha mesmo assim. Por que, às vezes, ao ir pelas profundas, fico muito no escuro. Por isso fico assim, meio lá meio cá, com a possibilidade de vir à tona mas também correr para dentro das cavernas. E é uma pena que você não mantenha seu blog. Beijo!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO