Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

domingo, 6 de julho de 2008

Domingo mineiro

Nada como se esbaldar em um domingo de outono como esse. Primeiro, ao sair de casa, para almoçar, num nada ortodoxo horário (17:30 horas), me espantei com o trânsito nas redondezas (minha rua, Pamplona, Paulista, Jardins em geral).


Ué!!! Esse povo todo na rua??? Por que, afinal? Tem coisas que não se explicam em São Paulo. Ou você as aceita ou se irrita. Eu prefiro xingar todos os demais motoristas e resmungar por que não vão para suas casas assistir futebol, brigar com os respectivos pares e dormir!!!


Fomos, uma amiga e eu, almoçar suntuosamente no Consulado Mineiro. Digo suntuosamente porque eu sabia o que nos esperava. Para ela, foi a primeira vez. Sempre estivemos ali na Benedito Calixto aos sábados. O que a maior parte das pessoas talvez não saiba é que no domingo não há muvuca. Você chega, entra e tem mesa. Aos sábados, jamais!



Pedimos caipiroskas de limão de entrada (eu, de pinga mineira autêntica; ela, de vodka). Pedimos também uma entrada: bolinhos de mandioca recheados com carne seca. Perfeitos! Na textura, no sabor, na medida do sal.

Eslfalfamo-nos na feijoada especial (há duas, a especial, feita com carnes nobres; e a outra, convencional). Comemos até nos fartarmos. Creio que a feijoada dá para ser compartilhada por quatro pessoas. Se forem muito gulosas, como eu, dá para três.


Uma delícia. Bem mineira. Bem terroir. O chef (que também é o proprietário Fernando Carneiro) está de férias, nos informa o garçom. Nos informa também que isso não é um problema, já que, na cozinha, uns quatro ou cinco cozinheiros têm mais de cinco anos de Consulado e sabem fazer de tudo). Ou seja, o chef pode sair à vontade porque tem quase meia dúzia de sous chefs que dão conta do recado direitinho.

Sem pressa, com garçons simpáticos, serviço atencioso e ótima cozinha, saímos de lá feito jibóias, prontos para ruminar a feijoada mineira. Ah! Por fim, bebemos duas caipiroskas (eu, na pinga; ela, na vodka). Se fui pego pelo bafômetro? Não. E não vi nenhuma blitze. Cheguei em casa a tempo de ver um teste de bafômetro conduzido pelo pessoal do Fantástico e, surpresa, um dos testados era um dos meus professores de Gastronomia! Que passou batido no teste, a despeito de beber por uma hora de estômago vazio. Eu? Na memória, gustativa e cerebral, a tenho, a feijoada, presente. A gula é mesmo um pecado, uai!

Serviço:

Consulado Mineiro

Praça Benedito Calixto, 74 - 11 3088-6055/3064-3882
Rua Cônego Eugênio Leite, 504 - 11 3898-3241

Ambos os restaurantes ficam em Pinheiros.

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO