Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

sábado, 9 de maio de 2009

Ninguém é uma ilha: a realidade dos blogs e internautas cubanos

Cuba é uma ilha. O regime político de Cuba colocou a ilha em estado de sítio. Totalmente isolada, em quarentena que perdura já por cinco longas décadas, a ilha de Cuba ora acena para juntar-se ao arquipélago das demais ilhas mundiais, ora flutua feito a ilha fictícia de Saramago em "A Jangada de Pedra".



(Relógio com o protagonista de "Prison Break" que estampa um dos blogs cubanos em alusão à contagem das horas para a liberdade da ilha) 

Há pouco mais de um ano, comentei neste espaço sobre o blog Generácion Y, cuja autora, Yoani Sánchez, havia ganho o prêmio Ortega y Gasset de Jornalismo, dado pelo jornal espanhol "El País", que é uma das maiores honrarias no meio jornalístico. Mais ou menos naquela época, Cuba havia acabado de liberar a venda de celulares e computadores no país. Gesto que levava a crer na expansão do acesso à rede mundial e um consequente relaxamento no cabresto censor que controla as vozes cubanas. E principalmente dos blogs cubanos que tentam vencer as barreiras geográficas e políticas que isolam a ilha.


A seguir, uma lista de blogs cubanos que vale a pena visitar para se conhecer a realidade de Cuba:

- Generácion Y - da blogueira Yoani, já citada
- Desde Aquí - do jornalista Reinaldo Escobar, marido de Yoani

Não foi isso que aconteceu. Cuba, a despeito de Fidel Castro ter deixado o pedestal de comandante-em-chefe do país, e aparentemente se preparar para a transição pós-Fidel, está do mesmo jeito que estava. A ilha, ao contrário da fantasiosa ilha de "Lost", não saiu do lugar.
Minto. A ilha retrocedeu. As dificuldades e proibições para acessar a internet em Cuba até aumentaram, segundo a denúncia dos blogueiros cubanos que mantêm posições críticas em relação ao governo de Havana. Em reportagem do jornal "El País", o mesmo que concedeu o prêmio a Yoani, o marido da blogueira, o jornalista Reinado Escobar, que também tem um blog contestador, disse que está em vigor uma resolução ministerial que impede a venda de cartões de acesso à internet a potenciais usuários cubanos nos hotéis de Havana.


Funcionários dos hotéis confirmam a proibição e afirmam que a instrução do governo limita a venda do serviço de internet apenas aos usuários estrangeiros. A resolução é dos Ministérios do Turismo e de Informática e Telecomunicações e expressa claramente que o serviço de internet sem fio (ou wireless) está disponível apenas para visitantes estrangeiros. Quanto às conexões de acesso discado, provavelmente o governo cubano não tem com que se preocupar: basicamente não há telefonia fixa doméstica na ilha.

O uso da internet em Cuba é totalmente limitado. Os cubanos não podem ser assinantes de contas particulares a não ser que sejam especialmente autorizados. Em ato contraditório, as pessoas podem criar contas de e-mail nos correios cubanos, mas não têm acesso à internet. Motivo pelo qual recorrem aos hotéis que vendem cartões de acesso.


Mas, como tudo em Cuba, as informações são confusas. Conforme a equipe do "El País", na maior parte dos hotéis de Havana visitados era possível constatar a venda de cartões para usuários cubanos e poucos funcionários dos hotéis sabiam da nova legislação.

De qualquer forma, com leis restritivas ou não, há um impedimento maior para o acesso à internet: o preço. O salário médio mensal dos cubanos é de 15 euros. O acesso à internet custa 4 euros por 30 minutos e 8 euros por 1 hora. Ou seja, se você é cubano(a), ganha salário-mínimo e acessa a internet duas vezes por mês, morre de fome.


Conforme outras fontes, o provedor de internet em Cuba é a operadora Etecsa (Empresade Telecomunicaciones de Cuba, de capital cubano-italiano), que estabelece as regras para os serviços de internet. A maior parte dos hotéis de Cuba tem acesso à internet mas, segundo outras fontes, o problema com as limitações no uso da internet são muitos, e não apenas este, que é pontual. Um outro dissidente diz que existe a possibilidade de o governo limitar ainda mais o uso da internet como forma de controlar a informação em função da grave crise econômica, que afeta Cuba tanto quanto o resto do mundo.

O que me leva de volta ao título deste post: ninguém, pessoas ou países, é uma ilha. Os efeitos de qualquer evento, para o bem e para o mal, ressoam no mundo inteiro. Os blogs cubanos, para sobreviver, precisam hospedar-se fora da ilha, sob pena de serem invadidos e exterminados pelas autoridades. Como na China, no entanto, o que não falta é criatividade e como a internet é um ótimo (e também péssimo) meio para se disseminar o que quer que seja, os blogueiros cubanos têm conseguido fazer elevar sua voz na rede mundial.

4 Comentários:

Ana disse...

A cada dia que passa fico mais impressionada, pois fico um tempo sem acessar teu blog e quando entro me surpreendo.
Parabéns mais uma vez, maravilhoso em todos os sentidos.

umbilicalfm disse...

Melhor não candidatar-se, então! :)

Redneck disse...

Ana, obrigado pelo carinho. A despeito da distância entre nós, equivalente a um continente, você está mais perto do que supõe. Beijo!

Redneck disse...

Umbilical, foi um comentário em referência a um caro deputado do nosso Congresso que afirmou, literalmente, que "está se lixando para a opinião pública". Essa eleição a que me candidatei, ao contrário, depende da opinião pública. Foi apenas um trocadilho com um momento específico da classe política que tão bem nos serve. ;)

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO