A subversão do sonho norte-americano
Todd Schorr começou a pintar em óleo quando tinha apenas 9 anos. "Minha primeira grande influência foi o clássico 'King Kong', de 1933, que eu assisti quando tinha 5 anos", afirmou o pintor à revista norte-americana Dazed.
A pintura de Todd, que retrata uma arte underground baseada em cenas psicóticas e fantásticas, subverte a iconografia do sonho americano há, pelo menos, um quarto de século. Parte da obra do artista estará em mostra retrospectiva no Museu de Arte Moderna de San Jose, Califórnia.
A influência de Todd vem também dos desenhos animados de Walt Disney e de Max Fleischer e de revistas como Mad. Depois, voltou-se para o homem pré-histórico e culturas primitivas, por meio das páginas da revista National Geographic. Na faculdade, foi profundamente influenciado pelos pôsters de rock psicodélicos e quadrinhos underground do final dos anos 60. Velhos mestres como Salvador Dali contribuíram para o desenvolvimento do "vocabulário visual", diz o pintor.
A figura mitológica favorita de Todd é o Abominável Homem das Neves. Para ele, os mitos e histórias sobre monstros são contados e divertem as pessoas há séculos. Em geral, diz, os monstros atuais dos EUA são baseados em criaturas similares originárias da Europa e da Ásia.
"Há alguma coisa em nosso DNA que se deleita e se sente aterrorizada face a uma anomalia da natureza. É o reflexo da repulsa e da fascinação, profundamente enraizado em todos nós", explica.
Questionado se as criações assombram seus próprios sonhos, Todd filosofa: "Creio que, pelo fato dos meus mais distorcidos pensamentos encontrarem vazão por meio do meu mundo consciente (pintura), meu subconsciente tende a ser calmo e tranquilo. Para o bem ou para o mal, meus sonhos são bastante aprazíveis", diverte-se o artista.
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