Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

quinta-feira, 21 de maio de 2009

As coisas e as pessoas no devido lugar

Sempre me ocorreu que, assim como vamos ao zoológico ver os bichos em simulados habitats naturais, deveríamos passar do lado de lá, e por eles, os bichos, sermos vistos como objeto também de exposição. Porque os ditos habitats naturais podem ser tudo, exceto naturais.


Pois que é da natureza dos bichos serem livres, assim como se acredita que o homem é livre por natureza. Mas o homem insiste em colocar os bichos em jaulas à prova da expiação pública. Como atrações circenses.


Se você vai ao zoológico e olha para os bichos, percebe dois tipos de comportamento: ou os bichos pouco se importam com o burburinho humano, em atitude low profile e de total indiferença, ou ficam agressivos, confusos com tanto movimento e barulho.


O Zoológico ZSL de Londres resolveu inverter a situação e colocou o homem numa jaula para a visitação pública. O homem, funcionário do zoológico, ficará preso na jaula por três dias, pela qual poderá ser observado em quase todas as atividades que um humano faz sob a presença de outros humanos.


A proposta do zoológico é mostrar aos visitantes a devastação que o impacto humano provoca sobre as populações animais em todo o mundo nos seus respectivos habitats. A jaula que abriga o homem foi desenhada para representar um habitat humano natural o mais próximo possível do que se pode encontrar numa residência modesta, com mesa, cadeira e uma chaleira para fazer café. As visitas à jaula humana começam no sábado, 23, e vão até 25, na segunda-feira.


O experimento do zoológico de Londres me lembra duas outras atividades: a dos performáticos que moraram na Avenida Paulista, numa vitrine de vidro, e ficavam expostos à observação pública as 24 horas por dia, e a experiência de Maurício Ianês, durante a Bienal de São Paulo no final do ano passado que, completamente nu, recebeu doações dos visitantes.

As três experiências - Londres, Avenida Paulista e Bienal - têm o mérito de colocar as coisas (ideias e reflexões) e pessoas nos seus devidos lugares, inclusive em jaulas, para que os outros (também humanos) os espiem e extraiam disso algum tipo de reação.

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO