Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

sexta-feira, 8 de maio de 2009

HiPhone, o pirata chinês que ataca o embarcado da Apple

Você está louco(a) para ter um iPhone e não pode? Ai! Pódi sim, desde que não tenha restrições quanto à legitimidade do aparelho e algumas funções que, na transição entre os modernos telefones com acabamento da grife Apple para a fábrica de pirataria da China, ficaram no meio do caminho.



Em tempos de guerra em alto mar, com os piratas somalis a saquearem navios do mundo inteiro, o HiPhone (todas as imagens que estampam este post são do HiPhone) é o pirata chinês que ataca o embarcado de melhor valor agregado da Apple, o iPhone. Um produto embarcado leva, embutido, o sistema embarcado, conjunto de softwares que realiza uma série de tarefas predefinidas. Os piratas chineses embarcaram nessa onda e têm saqueado as autênticas embarcações da Maçã de Steve Jobs. O HiPhone é o celular clonado pela chinesa Cect, com quase dez modelos diferentes, com preços que variam de R$ 369 (1 GB) a R$ 749 (16 GB). O iPhone original, versão 3G (terceira geração) pode ser encontrado em sites de vendas a partir de R$ 880 o modelo com 16 GB, já desbloqueado, que funciona na Claro, TIM, Oi e Vivo. Legalmente, apenas a Claro, TIM e Vivo podem comercializar o aparelho da Apple.


Os modelos xPhone da Cect são aparelhos que funcionam também nas quatro operadoras - Claro, Vivo, TIM e Oi. E as especificações são bastante similares às do iPhone. E o mais original, se é que se pode usar a palavra 'original' neste contexto, é que o HiPhone permite o uso simultâneo de 2 chips (o cartão SIMCard). Ou seja, você pode ter uma conta de telefone simultaneamente na Vivo e na Claro, na Claro e na TIM, na TIM e na Vivo, na Oi e na Vivo e assim por diante.


O modelo TouchTV MP11, por exemplo, que é um lançamento da Cect, tem dois chips e custa R$ 409 (e pode ser pago em até 12 vezes de R$ 38,65). Mas, se o preço anima, a tecnologia embutida deixa a desejar: o aparelho não tem conexão Wi-Fi, não é compatível com 3G e não tem função GPS (de navegação) e tampouco a linguagem Java (que suporta jogos, por exemplo, e o sinal da TV aberta digital). Em compensação, vem com duas baterias - que, no iPhone, não é removível - e capta o sinal da TV aberta (analógica, não digital).


No Mercado Livre, era possível encontrar o aparelho HiPhone MP11 8GB por R$ 385. Já o modelo A530 estava a R$ 552. E há mais uma série de sites que vendem o HiPhone, com vários preços e modelos, cujas maiores diferenças entre si são a capacidade de memória (de 1 GB a 16 GB) e as configurações (com ou sem Java e possibilidade ou não de gravar programas da TV aberta analógica).


Eu tenho um iPhone legítimo, made in USA, vindo de Miami, versão 4GB, da primeira leva de iPhones lançados. O iPhone foi lançado em junho de 2007 nos EUA e em setembro daquele ano eu tomei posse do meu aparelho. Por conta do meu aparelho estar atrelado à AT&T norte-americana, claro que tenho uma série de restrições. Algumas coisas, como atualizar o sistema, podem bloquear o aparelho. E meu conhecimento raso não me permite arriscar. Para o consumo mediano - telefone, iPod e algumas outras funções -, estou plenamente satisfeito, a não ser com o fato de que, há algum tempo, o iPhone tornou-se, em parte, um aparelho intocável, dalit mesmo.


Mas isso não significa que eu vá substituí-lo por um HiPhone. Quero o 3G oficial. Também não conheço quem tenha adquirido um HiPhone. Minha experiência com alguns produtos chineses (inclusive com cartão SD de memória) me protege de eventuais aquisições à moda de um heavy user. Bem, pelo menos até agora, não corri para a Santa Ifigênia. Por enquanto.

4 Comentários:

Anônimo disse...

A pessoa que escreveu esse post nao não sabe o que está realmente rolando, o lance é que existem varias gerações de hiphones sendo comercializados, e analfabetos digitais compram o primeiro que vêem na frente, o mais barato, sei lá! E acabam levando um merda qualquer.
Os primeiros que aparecem realmente deixam muito a desejar, porem os mais atuais já os atuais usam o Opera Os possuem Java, e-triks e muitas coisas mais.
Quanto aos aparelhos vendidos na St. Efigenea e china shoppings por ai podem ser fria sim, pois os comerciantes geralmente não sabem absolutamente nada sobre o funcionamento e especificações do aparelho.

Vejam esses links
Observem o funcionamento deste aparelho
Esse modelo está sendo comercializado no ML por uma empresa aparentemente idônea
http://www.youtube.com/watch?v=a4K2YlMt5XI&feature=channel

Esse link fala um pouco sobre Hiphone da CECT que é coreano e não chinês como diz no post.

http://blogdohiphone.blogspot.com/

Dica:
O brasileiro não é naturalmente consumista como o americano por ex, como não tem esse habito muitas vezes compra apenas pela estética e acaba se dando mal, um exemplo disso foi o grande sucesso dos aparelhos Motorola num passado ressente.
Na mesma época os sonyericssons estavam anos luz a frente em tecnologia, mas o coitado era feinho de mais e acabava perdendo espaço para o V3 lixo de estética indiscutível, hoje aqueles que só compravam aparelhos por estética estão usando smartfones ou iphones. Com o advento dos chinaphones a galera saiu comprando adoidando e começaram a dar com a cara no muro, qualquer pessoa com um pingo de noção tecnológica sabe que um aparelho novo no mercado tem 99% de chance de ter problemas, o próprio Iphone 1º geração tinham vários bugs que foram sendo corrigidos com o tempo, da mesma forma os hiphones também, claro que de uma forma mais lenta, pois não existe “reportbugs chinafone”.

Redneck disse...

Anônimo, a pessoa que escreveu este post sou eu mesmo, autor do post e do blog. E, ao contrário do que você diz, sei exatamente o que "está rolando". o HiPhone é chinês, sim, e não coreano. E é uma imitação, sim, do iPhone. Como jornalista do setor, solicito uma entrevista com você para esclarecermos os pontos em que discordamos. Posso publicar como réplica. Quanto à comercialização, em lojas idôneas ou não, dá na mesma, porque o produto, na Santa Ifigênia ou na internet é da mesma procedência. Como eu disse no post, há vários modelos. E obrigado pelos links, mas não pretendo adquirir este aparelho. Como eu também disse no post, prefiro o original.

Anônimo disse...

realmente a pessoa q escreu este post não entende nada do q tá rolando
....ainda bem q tem este xingui-lingues,pq se não eu taria ainda
usando um motorola v3,usando wlkman de fita k7...hehehehe

Redneck disse...

Anônimo de Londrina, realmente a pessoa que escreveu este post sabe a diferença entre um produto pirata e um original. E se não sabe "o que está rolando", então, por favor, me esclareça: identifique-se e me conceda uma entrevista, assim como eu já pedi para o outro anônimo aí de cima. Quem sabe você me convence que o xPhone é essa maravilha que apregoa. Enquanto isso, eu fico com o meu iPhone original mesmo. Hehehehehe!!!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO