Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Rastreio de Cozinha - 96


Depois de um inverno que, de fato, não se confirmou como tal, tão perdidas andam as estações, tivemos nesta sexta-feira, 22, a primeira aula prática de gastronomia. Na estréia, como não podia deixar de ser, as produções foram chinesas, para aproveitar o embalo das Olimpíadas de Beijing. É a primeira aula prática depois de exatos 62 dias sem entrar numa cozinha (da faculdade). Nossa última aula prática foi no dia 22 de junho, quando encerramos o terceiro módulo com uma aula temática de festa junina na disciplina de Cozinha Contemporânea.

Hoje, na disciplina de Cozinha Oriental, além de retomarmos as bocas de fogão, iniciamos, efetivamente, a integração entre a nossa própria bancada (originária da A3) com a classe, originalmente da A2. Somos, todos, A2 e, ainda que estejamos concentrados, os cincos remanescentes da A3, numa só bancada, já deu para sentir que nada como uma cozinha para fazer exalar o calor que apenas numa cozinha se faz sentir.


(Frango com Amêndoas)

Sem trocadilhos, no caso. Falo apenas do calor humano que, num trabalho braçal, tende a unir as pessoas. E isso não ocorre apenas na cozinha. Talvez seja por isso que, em oposição à frieza do jornalismo da forma como eu o encaro hoje, eu me sinta tão à vontade na cozinha. Trata-se de trabalho físico, sobretudo, e de resultados palpáveis. É mais do que isso. Palatáveis é a palavra certa. Um texto, por mais saboroso que seja, encerra-se em si mesmo. A comida, esteja certo(a) disso, é um verdadeiro ato de compartilhar, de um fazer para satisfazer o outro, mais do que a si mesmo.


(Travessa de Porco com Pimenta)

Se, no jornalismo ou mesmo no escrever literário, a meta é atingir o leitor, com algum grau (inconfesso) de vaidade, na cozinha há, sim, vaidade, mas, há o prazer imediato de ver na reação de quem come o prazer que se estampa espontaneamente ao apreciar um sabor, um tempero picante, ácido ou acentuado.

Com esta aula, com sabor especial de interação com a nova turma de colegas, resgato as produções. Pena que serão semanais, apenas às sextas-feiras. Volto, assim, ao curso de fotografia dos pratos. Sim, porque a amiga Patty Diphusa insiste em afirmar que, como não come ou não me vê preparar esses pratos, estou, na verdade, a fazer um curso de fotografia. Patty, vão lá, então, as primeiras fotos do semestre.


(Arroz Frito Chinês)

Foram quatro as produções da riquíssima cozinha chinesa: Travessa de Porco com PimentaArroz Frito Chinês, Frango com Amêndoas e Carne com Pimentões e Molho de Ostra. A culinária chinesa caracteriza-se por quatro estilos principais (que concentram uma infinidade de cozinhas regionais): meridional, oriental-costeira, ocidental-costeira e setentrional.

Alguns bleaders mais fiéis devem recordar-se de um post no qual eu comentei sobre minha viagem à China. Na aula de hoje, fiz um pequeno regresso mental ao país que, particularmente, adorei. Entre meus planos futuros, está o de voltar à China um dia.

Vou repassar a receita da Carne com Pimentões e Molho de Ostra, que, modéstia à parte (e eu lá tenho alguma modéstia?), fui eu que fiz.

Carne com Pimentões e Molho de Ostra

Rendimento: 2 porções

Ingredientes

- 250 gr de alcatra
- 15 ml de molho de soja (shoyu)
- 1 clara de ovo ligeiramente batida
- 10 gr de amido de milho
- 15 ml de óleo vegetal para refogar
- 15 gr de gengibre fresco ralado
- 5 gr de cinq-épices (cardamomo, canela, pimenta, cominho e cravo em pó)
- 1 pimentão verde cortado em losangos
- 1 pimentão vermelho cortado em losangos
- 1 talo de salsão cortado em finas fatias
- 140 gr de mini-milhos
- 20 ml de molho de ostra
- 2 talos de cebolinha
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto


(Carne com Pimentões e Molho de Ostra)

Modo de Preparo

1. Corte a carne em finas fatias (aproximadamente 3 mm x 6 mm).

2. Misture o molho de soja, a clara de ovo, o amido, a pimenta-do-reino e um pouco de sal com um batedor. Adicione a carne e deixe descansar.

3. Esquente o óleo vegetal numa wok (panela básica da culinária asiática) e refogue o gengibre, as cinq-épices e os pimentões verde e vermelho.

4. Acrescente o salsão e os mini-milhos e refogue por 2 minutos em fogo alto. Remova da wok e reserve.

5. Refogue a carne em fogo alto até ficar dourada na mesma wok.

6. Junte os demais ingredientes na wok, acrescente o molho de ostra e salteie em fogo alto.

7. Retire do fogo, pulverize com cebolinha e sirva imediatamente com Arroz Frito Chinês.

(Rastreie: amanhã, sábado, postarei imagens inéditas da China. Uma amiga esteve recentemente no país e me enviou fotos maravilhosas da gastronomia chinesa e de algumas curiosidades)

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO