Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Rastreio de Cozinha - 87


Começou!!! Nesta segunda-feira, 11, voltei aos bancos da faculdade. É o último passo. Mais quatro meses, e, c'est fini! Iniciei hoje o quarto e último módulo. A faculdade de gastronomia é um curso superior de apenas dois anos. Comecei no ano passado, em fevereiro, e, agora, estou quase lá!

Claro que retomar a rotina depois de 37 dias de férias (desde 4 de julho) é meio estranho. A primeira coisa que muda são os horários. Às 17 horas, ligo um reloginho interno que começa a contagem regressiva até às 19 horas (na verdade, minhas aulas começam às 18:40 horas, mas, é impossível chegar nesse horário).


O metrô estava, às 18 horas, incrivelmente tranquilo para uma segunda-feira. Esperei apenas um trem na Brigadeiro e outro no Paraíso. Às 18:40 horas, eu já estava na Santa Cecília. Isso é quase inédito. Li na TV do metrô que ampliaram o número de trens durante parte do dia, mas, não nos horários de pico. Se foi isso a causa de um menor volume de pessoas, não sei. Amanhã, pode desandar tudo, como acontece frequentemente no metrô. Para uma linha de partida, gostei.

Agora, do que não gostei nem um pouco foi da confusão que fizeram comigo e mais três colegas. Formamos, os quatro (e mais uma pessoa), o grupo do Tentativa de Cabar Comigo (TCC) que tomará grande parte da minha energia neste semestre. Somos, em gastronomia, quatro turmas noturnas - A1, A2, A3 e A4. Tradicionalmente, desde o início do curso, juntam-se a A1 e a A2 para determinadas aulas e a A3 e a A4 para outras aulas. Apenas uma vez juntaram as quatro turmas e não deu certo.

Ao chegar na faculdade, procurei minha classe. Você sabe como funciona: procuramos os rostos familiares porque, por mais divergências que tenhamos, são estes os rostos com os quais estamos acostumados e, como todos os seres humanos, ficamos mais seguros com o conhecido, e não o contrário.

As aulas deste quarto módulo serão, em grande parte, teóricas, infelizmente. A minha faculdade é de gastronomia, com orientação para gestão empresarial, ou seja, também abrange a administração e gerenciamento de empreendimentos como restaurantes, cafés, empresa de eventos etc. Assim, boa parte das disciplinas deste semestre terão ênfase gerencial. Foi o caso das quatro aulas de hoje: duas de Gestão do Conhecimento e Qualidade de Serviços (GCQS) e duas de Gestão Financeira. Devo dizer que acho tudo isso uma chatice e que cansei de falar no semestre passado que sentiríamos falta das cozinhas quentes. Eu, pelo menos, sentirei.

O problema é que as coisas nunca são apenas o que aparentam ser. Sempre tive, desde o início do curso, quatro aulas por noite. Pois, acredite!!! Hoje tive seis aulas no mesmo espaço das horas em que os demais tiveram quatro aulas. Como é possível? Se sou dois? Bem, às vezes sou um duplo sim, mas, ainda não consegui me projetar holograficamente ou de qualquer outra maneira a ponto de dar forma a dois de mim mesmo.

E como consegui a proeza??? É porque a faculdade é uma das instituições mais desorganizadas que conheço. Já passei por outras instituições e, acredite, nunca vi nada parecido. Me remanejaram, a mim e mais três colegas, para outra turma. Das quatro turmas a que me referi lá em cima, sobraram três: A1, A2 e A3/A4 (consolidada numa só). Claro que isso ocorre porque há uma necessidade de ganhar em escala. Até compreendo isso. É da lógica de qualquer empresa que busca o lucro.


O que não entendo é que, após um ano e meio, por que nos separaram, apenas quatro pessoas, das turmas a que fomos atrelados desde o ano passado? Não tem lógica nenhuma nisso, com a agravante de que separaram o nosso próprio grupo de TCC, constituído desde agosto do ano passado.

Prometeram que vão resolver, mas, uma pendência minha do ano passado levou sete meses para ser resolvida. Por conta disso é que tive seis aulas no período em que cabem apenas quatro aulas: assisti uma aula de Gestão do Conhecimento e Qualidade de Serviços (GCQS) e, quando o professor fez chamada, constatei que meu nome não constava da lista. Saí para fumar (porque a aula estava muiiiiitttoooo chata!!!) e resolvi ir à secretaria. Lá, soube que minha classe não era a sala 6/P2, e sim a sala 9/P1. Fui até a sala 9/P1 onde encontrei mais dois deslocados da minha antiga turma. A aula era de Gastronomia para Eventos. Fiquei lá e assisti mais uma aula, das duas previstas. Respondi a segunda chamada do dia - e nessa lista o meu nome constava. Saí para o intervalo.

Voltamos, os quatro sem-classe e mais uma colega, que forma conosco os cinco membros do TCC. Íamos assistir mais duas aulas - de Bar e Serviços, naquela que é considerada a nossa autêntica sala - a sala 9/P1. Quando chegamos, estava tudo apagado e um filme estava sendo projetado. Desistimos e voltamos para a outra classe, a sala 6/P2, à qual pertencemos (ou achamos que). O resultado é que assistimos mais duas aulas de Gestão Financeira e eu respondi à terceira chamada do dia (claro que o meu nome não estava na lista).


Dessa forma, tive seis aulas e respondi a três chamadas diferentes, com três diferentes professores. É um fato inédito, já que a grade prevê apenas quatro aulas e duas chamadas, no máximo. Não sou refratário às mudanças. Mas, não entendi e nem quero entender porque nos remanejaram e dissolveram nosso grupo a apenas quatro meses do final do curso. Acho que é uma falta de respeito. Se é para promover a interação com outras turmas, por que não o fizeram no início deste ano, na metade do curso? Estou indignado com a falta de respeito da faculdade e com a total falta de tato. E de bom gosto também, porque educação é/deveria ser o prato principal de uma instituição de ensino, não é? Na minha faculdade, o prato principal deve ser uma panela encardida em que se jogam todos os restos para se fazer um sopão. Não vejo outra explicação para nos jogarem de um lado para o outro sem, no mínimo, nos consultarem.

Foi esse o meu primeiro dia do último semestre. A essa altura, nem fico surpreso. Somente fico indignado mesmo. Não pretendo (e os demais também não) permanecer numa classe que não é a minha e com a qual não tenho a menor afinidade. E, principalmente, ficar sem o meu grupo do TCC. Amanhã, pretendo resolver esse assunto. É muito cedo para eu me estressar. De birra, comprei doce (de gergelim) e comi tudo, de forma altamente engordativa, porém, feliz!


Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO