Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

sábado, 23 de agosto de 2008

China


Em viagem de trabalho à China - cidades de Pequim e Shenzhen - uma amiga, a Ivy, registrou alguns momentos espetaculares da gastronomia chinesa e, muito gentilmente, me enviou as fotos que posto aqui no blog. Como eu já disse anteriormente, eu mesmo visitei a China em 2005 e, infelizmente, não fotografei nada relativo à gastronomia.


(Montagem de panqueca com recheio de pato laqueado)

Mas, a Ivy, sim, registrou momentos belíssimos e, para nós, ocidentais, bastante excêntricos. Pequim e Shenzhen são a 13ª. e a 32ª. cidades mais populosas do mundo, com 18 milhões e 12 milhões de habitantes, respectivamente. A cidade chinesa mais populosa é Shangai, com população superior a 20 milhões de habitantes. Estima-se que a China tenha entre 1,6 bilhão e 1,8 bilhão de habitantes, ainda que os órgãos oficiais insistam em divulgar o número de 1,3 bilhão pessoas.


(Caracol)


(Prato laqueado com rosas)


(Olho de Dragão - dragão é um fruto cujo sabor fica entre a pêra e o kiwi)

Pelos relatos da Ivy, que esteve no país cerca de um mês antes do início das Olimpíadas, Pequim e Shenzhen continuam, tanto quanto em 2005 (visitei Pequim e Hangzhou), a pleno vapor: "Tudo parece muito bem organizado em grandes cidades como Shenzhen e Pequim. Os canteiros das vias públicas são impecavelmente floridos, não há lixo espalhado pelas ruas e mesmo os pequenos boxes de outlets no comércio são bem distribuídos. O caos fica por conta mesmo da poluição ambiental e visual onde há concentração de comércio. O cenário negativo fica escondido", escreveu minha amiga em matéria sobre o país.


(Testículos de bode - bandeja verde com os "grãos" brancos)


(Lulas)


(Ouriço)

Para ocultar esse casos, a China investiu cerca de US$ 42 bilhões nas Olimpíadas. Investimento esse que inclui uma blindagem para esconder os hutongs, vilas típicas chinesas, bastante semelhantes aos nossos cortiços. Esse Great Firewall chinês equivale à Muralha: cerca tudo e mantém distante o olhar e acesso estrangeiros.


(Cobras)


(Escorpiões)


(Fritura de escorpiões)

Mas, a China, depois de séculos voltada para si mesma, terá que se abrir ao mundo porque precisa do mercado externo. Não sei avaliar se essa abertura será concomitante à liberalização política e de direitos no país. Sei que a China ditará muita coisa para todo o mundo nos próximos anos e todo e qualquer movimento chinês repercutirá tal qual aquela borboleta que bate asas aqui e provoca um terremoto lá.


(Grilos)


(Bichos-da-seda e escorpiões)


(Bichos-da-seda)

Posto, assim, algumas imagens dessa China, fascinante, atraente, que mata milhões de chineses, se preciso for, para fazer valer a vontade política dos dirigentes. A China, goste-se ou não, é parte desse mundo como o conhecemos e tem muito a ver com o modo de vida que o planeta terá para as próximas décadas.


(Caranguejo)


(Cavalos-marinhos)


(Testículos de cobra)

(Crédito de todas as fotos deste post: Ivy)

4 Comentários:

Anônimo disse...

Red,

Impressionante a gastronomia chinesa!!!! Parabens pelas fotos de sua amiga Ivy.

Redneck disse...

São lindas, não é? Gostaria de tê-las registrado eu mesmo. Beijo!

larissa disse...

gostei muito das fotos e dos seus comentários. Onde nós podemos ter acesso a matéria da sua amiga Ivy?

Larissa (larissalopesz@hotmail.com)

Redneck disse...

Larissa, tudo bem? A matéria da minha amiga não tem nada a ver com gastronomia. Ela apenas cedeu as fotos para eu compartilhar com os leitores no blog. O artigo dela foi escrito para uma revista especializada em telecomunicações (link aqui: http://www.teletime.com.br/Revista.aspx?ID=92603). Seja bem-vinda. Beijo!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO