Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

A história se repete (infelizmente, não) como farsa

Karl Marx afirmou: "A história se repete como farsa". E De Gaulle disse: "O Brasil não é um país sério." Marx tem razão, exceto para o Brasil, onde a história se repete todo ano da forma mais autêntica (mas nunca legítima) possível. Já De Gaulle, não preciso nem comentar. Todo ano é a mesma coisa: no primeiro dia útil, lá vem o governo, cheio de novidades. Este ano, tudo começou ontem, dia 2, com um mini-pacote que visa assegurar os estimados R$ 40 bilhões "perdidos" com o fim da famigerada CPMF (provisória desde 1996). O governo decidiu elevar o IOF e taxar os bancos para extrair cerca de R$ 10 bilhões daí. Outros R$ 20 bilhões devem vir de "cortes" e mais R$ 10 bilhões virão sabe-se lá de onde. O governo não pode perder nenhum centavo, a despeito de nos arrancar as roupas com os malditos impostos. Eu não sei você, mas, eu já recebi o meu IPVA deste ano. Estou feliz! Agora, faltam o novo IPTU, eventuais multas porque eu corri demais e atravessei sinais vermelhos, taxas de pessoa jurídica, imposto de renda etc. etc. Na pequena (e benéfica) pausa entre 2007 e 2008 que fiz no interior, descobri que, na minha cidade (e não deve ser prerrogativa apenas de lá), o mundialmente festejado programa Bolsa Família é usado não para necessidades essenciais (sobretudo comida), mas, pasmem, para adquirir créditos para o celular e até mesmo para comprar roupas. Tem loja que mantém até um controle sobre o cartão do Bolsa Família para descontar os créditos na conta mensal. E tem mães que se regozijam porque assim que recebem os créditos, podem comprar cerveja. É isso aí, Lula! Financia o povão. Eu odeio o paternalismo à la Fidel! Daí que eu estava em Ourinhos, no interior de São Paulo, um pouco antes do Natal, e vi um desses bonecos infláveis (chamados tecnicamente de bonecos de ar dançantes) que são bastante comuns em postos de gasolina. Sabe aqueles bonecos que se inflam e se agitam feito uns bobos? É desse tipo. Me senti, de repente, próximo daquele boneco. Patético. Ele se agitava, erguia os braços e depois caía, num abandono de dar pena. É claro que atraía as crianças na rua. Mas, houve uma forte identificação da minha parte e um estranho magnetismo me levou ao boneco. E, a despeito da minha irmã me avisar do mico, esse eu paguei. Me aproximei do boneco e peguei nos seus braços. O que se passou? Foi apenas um gesto de solidariedade. De identificação do quão patético podemos ser, o boneco e eu. O primeiro porque está lá, numa dança sem sentido, num eterno dobrar e redobrar de cintura, braços e cabeça. O segundo (eu) porque, apesar de não ter um dispositivo de ar que me move, sinto-me como um marionete num teatro de absurdos quando volto a mim no ano novo. E isso tudo porque prometi para mim mesmo leveza. A promessa está mantida. Note que o tema central é o boneco dançante. Leve e cheio de ar. E que plana feito um bobo, feito eu.

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO