Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

sábado, 6 de junho de 2009

Debúki íson detãilbol (the book is on the table)

- "Ki C axa.... divedadi o dibinkedu?"

- "Tah venu aki... eh uma kabeça, oliaorelia, ieças linhas devi se... Selah... kustura o kualkeh koizassim... pohdicê."
- "Dibikendu, certeza."
"Deslizapau iisfregabunda, xamegunatank lambuzada. Sal Brudi, C vai imprenah logulogu pertudum dakeles vélius dabliucês nogentus."
- "C vai amah kuandu tiveh alidentru... C sab, C sab, içu, sab ki vai."
- "Caul! Caul! mugiu o moto, Caul, xafudakueu, xafudakueu!"
- "Numpoçu, Boysi, tenu kincontrak u Runti, eh a veiz deli, ugrandidia."
- "Uabatch, uabatch! xofeh vinu, xofeh vinu!"
- "Keh keu vah pegah u Ruti ku você?"
- "Nah, nah, içeh kumigu i kuele i ku Deive. C iuzotrus, eh melioh decê nuxafurderu i juntah uzotrus praforadalih. Runti eh meu véliu. 6 ahi, jah disseru tchau pu Runti?"


A época é 523 AD (After Dave, depois de Dave) e indica um tempo futuro, de milhares de anos após os dias de hoje. A língua é mokni (em oposição a cockney, que marca uma espécie de linguagem particular dos nascidos no East End de Londres), um dialeto de Ing (Inglaterra) em contraponto à lingua erudita bibici (de BBC), que é usada pela corte e pelas pessoas cultas de Novalondris.

Nesse novo mundo, que começa após o momento na história chamado MadeinChina, motos são criatura derivadas de porcos cuja inteligência equivale a uma criança de dois anos. Os homens também involuíram e o Deus é Dave, um motorista de táxi que, no ano 2000, gravou um livro em metal sobre o que podia e o que não podia num imaginário novo mundo para regulamentar as relações entre os homens e as mulheres.

O taxista Dave escreveu e enterrou o livro que será encontrado milhares de anos depois e servirá de guia espiritual para os novos homens da Idade MadeinChina. Dave é divindade para esses homens. O livro foi encontrado em Ham (Hammersmith atual, localizada no oeste de Londres) que, em 523 AD, é apenas uma ilha. De Novalondris emana o poder para o resto da Ing. Assim como Ham, outras regiões da Londres atuais foram convertidas em ilhas e Notting Hill agora é Nott e Bloomsbury é apenas Brum.

A partir dos surtos do motorista Dave, nos anos 2000, os habitantes de Ing, nos longínquos 523 AD se guiarão por preceitos de um taxista vulgar e infeliz. No pós-MadeinChina, os dias são divididos em tarifas (primeira tarifa, das 6 da manhã às 14 horas; segunda tarifa, das 14 horas às 22 horas; e terceira tarifa, das 22 horas às 6 da manhã), chico (ou xicu) é semana e unidades são minutos, assim como as marcações de um taxímetro atual.

As mulheres são desprezadas em Ham. São opares (do francês au pair, babás), mamães (em idade madura) e mocreias (velhas). Os homens são pai ou papais. Vestem-se, homens e mulheres, de troçopanos (xale tartan para áreas afastadas e burca em regiões urbanas) e bubbery (trocadilho com a grife Burberry, que significam, em Ham, quaisquer peças de tweed ou de lã rústica). Fonics são os novos fonemas e a letric substituiu a eletricidade e agora as lâmpadas são a óleo. Nesse sombrio mundo novo, há os que discordam da teoria davina ou da davinidade. Esses são condenados em Novalondris a sessões de tortura na roda (atual London Eyes's).

Essa magnífica obra literária é "O Livro de Dave" - Will Self - editora Alfaguara - 451 páginas. É um dos livros sobre os quais eu afirmo, sem a menor dúvida, que eu gostaria de tê-lo escrito. A forma como o autor coloca o mundo, tanto o atual, do taxista, quanto o futuro, dos habitantes de Ing, é espetacular. Self transparece cada segundo de descrédito pela humanidade, atual ou futura. Nos mundos de Self - Londres e Novalondris - não há redenção. Os homens de hoje e os de amanhã são os mesmos, com crenças anacrônicas. Se o mundo católico ocidental crê na Bíblia, o mundo de Ing crê no livro de Dave.

Certamente, foi um dos melhores livros que li até hoje. É uma história totalmente original que satiriza a vida nas grandes cidades contemporâneas como Londres e vai a fundo na investigação dos pilares das religiões. Para um leitor como eu, Self, o autor, consegue deixar claro que tudo o que regula o espírito humano em termos do divino vem de uma base frágil, de um quase nada, apenas um amontoado de escritos que procuram estabelecer as conexões entre os homens e o divino. Por fim, dá cabo dessa crença ao enterrar um livro de um motorista de táxi totalmente alucinado que servirá de guia espiritual e de conduta de uma nova humanidade parida a partir do MadeinChina

Aliás, MadeinChina designa, muito apropriadamente, a era pela qual o mundo como o concebemos atualmente acaba e restam apenas fragmentos - os deviuorks -, que são restos dos mais diversos tipos de peças de plástico e são tidos pelos habitantes de Ing como amuletos e talismãs. Assim, é comum um habitante de Ing encontrar um deviuork com a inscrição "Mc" que nada mais é do que um copo de plástico do McDonald's e tratar esse fragmento como algo sagrado.

Esse mundo de Dave futuro é regulamentado pela poderosa PCO (pesseoh) que, atualmente, como Public Carriage Office (PCO - London), administra os táxis da Londres de hoje. Eu recomendo muito a leitura desse livro. Para mim, é ficção do tipo que traduz efetivamente a nossa era, cheia de dúvidas e incertezas. Nota dez para essa obra altamente imaginativa e, ao mesmo tempo, bastante realista.

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO