Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

quarta-feira, 24 de junho de 2009

As brumas puritanas devassadas por Brüno

O nome Brüno (ou apenas Bruno) significa 'polido', que tem 'lustro', ou origem, nobreza. Em palavras caninas, pedigree. Nem uma coisa nem outra.


O filme "Brüno", cujo personagem central é vivido pelo ator Sacha Baron Cohen, nem estreou de fato e tem provocado toda sorte de polêmica graças ao empenho do próprio ator na divulgação de Brüno, repórter gay afetado e exibicionista (explicação de rodapé = alguns repórteres brasileiros são iguais), especializado em moda, que alfineta, metafórica e literalmente, o universo fashion dos EUA.


No Brasil, Brüno tem estreia prevista para o dia 31 de julho. Cohen, que fez o também irreverente "Borat" (no qual vivia o segundo melhor jornalista do Cazaquistão que viaja pela Inglaterra e EUA e comete atitudes e declarações ofensivas de cunho machista, homofóbico, anti-semita e ainda faz apologia à pedofilia e ao incesto), vem a público para causar barulho e provocar, de novo.


A última ação transgressora de 'Brüno' nos EUA se deu por um ensaio ousado para a revista 'GQ' (cujas fotos estampam este post), com Sacha 'Brüno' Baron Cohen nu na capa e que acaba de ser censurada nas bancas de Chicago. Nos EUA, o filme estreia no dia 10 de julho.


Durante o MTV Movie Awards, 'Brüno' já havia provocado ruídos quando planou sobre a plateia suspenso por cabos de aço e aterrissou no palco com as nádegas sobre o rosto de Eminem, conhecido pelas declarações homofóbicas e preconceituosas, nas músicas e no discurso. A revista "GQ" disse que a atitude de alguns comerciantes de Chicago é isolada e evitou alimentar a polêmica.


Ocorre que os EUA originam-se a partir de colonização britânica, cujo cerne moral é de forte influência calvinista. Precisamente, uma cultura que se denomina de 'puritanismo anglo-saxão'. Os ingleses são conhecidos por serem um povo vestuto, circunspecto, que, sobretudo, mantêm circunstância e pompa entrelaçadas, nos bons e maus momentos. Isso provem exatamente da moral rígida imposta, a princípio, pela formação calvinista (de Calvino) e depois acentuada com as eras vitoriana e elizabetana. Não por acaso, quando das colonizações africanas, não raro viam-se ingleses em trajes pomposos nas savanas da África.


O puritanismo (cuja definição vem de puro, bons costumes, moral correta etc.) nasce para refutar o comportamento amoral do rei Henrique VIII (1509-1547), mais envolvido com escândalos sexuais do que com a política do Império Britânico. E é acentuado por João Calvino (1509-1564) que, embora formado por ideais iluministas, acaba por converter os puritanos nos primeiros protestantes ingleses que se tornariam um grupo bastante conservador em relação aos costumes.


Calvino tornou-se a 'cabeça da Igreja da Inglaterra" e conseguiu expandir a Reforma Protestante pela Inglaterra. Mais tarde, seria perseguido, juntamente com seus seguidores, pela rainha Maria Tudor, rigorosa católica romana, que restauraria a religião católica na Inglaterra e, com isso, daria início a uma perseguição implacável aos protestantes, com consequências que se estenderam até os dias atuais entre os católicos e protestantes da Irlanda.


Entre confrontos da nova fé professada por Calvino e a antiga igreja católica de Roma, a Inglaterra (e o Reino Unido) passou por diferentes escalas de crises, sempre com a mão dos soberanos ingleses a conduzirem a relação Estado-Igreja e nem sempre com as melhores consequências.


Os EUA foram colonizados pelos britânicos a partir do século XVI e, em 1629,um grupo de colonos oriundos da Inglaterra estabeleceu-se em Massachusetts. Era o primeiro grupo de puritanos que chegava ao Novo Mundo com a intenção clara e objetiva de criar uma nova e pura igreja anglicana na colônia. Esse primeiro grupo contava 400 puritanos e, nos dois anos seguintes, chegaram mais 2 mil puritanos. Os puritanos não acreditavam em liberdade religiosa, e sim em dominação pela religião, que se estendia à moral e aos bons costumes (segundo seus próprios e rígidos cânones).


A partir de Massachusetts, os puritanos estenderam seus laços por toda a Nova Inglaterra (região nordeste dos EUA), que abrange cidades como Boston e estados como Connecticut, Maine, New Hampshire, Rhode Island e Vermont.


Chicago, cidade em que as bancas cobriram a nudez de Brüno, não fica nessa região. Capital de Illinois, estado quase central dos EUA, no entanto, a cidade, assim como outras regiões do país, notadamente os estados do centro e do nordeste do território norte-americano, é, tipicamente, baseada na cultura anglo-saxã, da qual é descendente.


E daí porque o puritanismo assola o solo norte-americano. Com exceção talvez de Nova York e uma ou outra cidade com visão cosmopolita, as cidades norte-americanas guardam, na memória coletiva, a rígida e conservadora moral puritanista anglo-saxônica que, por ora, recai sobre a nudez de Brüno.


Quando o ator Sacha Cohen incorpora o personagem Brüno, busca, antes de tudo, transgredir (como o fez com 'Borat') e justamente incitar a sociedade que, puritana e capitalista, se debate entre as brumas da devassidão pelas quais anseia e rejeita, simultaneamente. Tal qual os nada cândidos ingleses que enrustem comportamentos nada ortodoxos quando se trata de travar as batalhas de alcova, como o fazia o sensual rei Henrique VIII, porém, sem reservas.

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO