Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Quando a luz dos dedos seus e a luz dos dedos meus ...

A letra correta da música é: "Quando a luz dos olhos meus/e a luz dos olhos teus/resolvem se encontrar/..." (Pela Luz dos Olhos Teus, Vinícius de Moraes). Apenas plagiei Vinícius e subverti a ordem das partes do corpo que se encontram para fazer uma analogia do que será(é) o amor nos tempos do cólera, aka dias atuais.


Um laboratório de tecnologia digital britânico busca casais que mantêm relacionamentos à (longa) distância para testar um aparelho que promete comunicar a intimidade entre ambos por meio de luz. O aparelho - Mutsugoto - permite que o casal desenhe fachos de luz sobre o corpo do(a) parceiro(a) ou sobre a cama em que o(a) respectivo(a) está. Tudo à distância.


O objetivo do laboratório é encontrar três casais que se disponham a testar o aparelho durante o Festival de Artes de Edimburgo, na Escócia, em agosto. Para participar, um dos parceiros do casal deve viver em Edimburgo e o outro a pelo menos 250 quilômetros de distância.

A proposta do aparelho é fazer com que o(a) parceiro(a) tenha a sensação de tocar o(a) outro(a) e funcionaria como uma alternativa mais real à simples troca de mensagens (SMS ou torpedo) ou e-mails. Para viabilizar o toque de luz, ambos devem usar anéis que são ativados pelo toque (touch - em inglês -, em uma contradição, já que tudo o que não existe é o toque) e captados por uma câmera instalada acima de cada um dos parceiros. Um sistema identifica o movimento do anel quando um dos parceiros 'ilumina' seu próprio corpo ou a cama. Os movimentos são transmitidos simultaneamente e projetados em fachos de luz sobre o corpo do(a) parceiro(a) e, quando as linhas se cruzam, mudam de cor.


É mais um passo no avanço da artificialidade das relações virtuais. Uma tentativa de se fazer acariciar à distância, em que pese o fato de faltar o toque real. Como se já não estivéssemos um tanto quanto virtualizados. Eu não gosto da ideia.

Mas, claro, tudo tem objetivo financeiro: o laboratório trabalha no desenvolvimento de um jogo no qual as pessoas podem lutar com qualquer outro(a) parceiro(a) em qualquer lugar do mundo. A imagem dos lutadores é projetada em um colchão especial (seria wrestling?) capaz de registrar a intensidade da força de cada um dos participantes e comunicar o movimento por meio de fachos de luz. É a concretização, ou quase, do sabre de luz de Star Wars. Com a diferença que a lâmina de luz do laboratório britânico deverá cortar ainda mais as relações físicas além do ponto em que já andam rompidas.

2 Comentários:

La Voyageuse disse...

Red,


Era so o que faltava! Ja nao basta a dificuldade de encontrar alguem que encoste em vc, nem que seja um esbarrao no metro na hora do rush, agora teremos de comprar toques virtuais para nos sentirmos amados e queridos, mesmo a quilometros de distancia. Ja pensou se esse tal anel se desregula e, ao inves de touch, manda choque, explode ou pega fogo? Coitado do parceiro(a) que estiver do outro lado do planeta.


Um beijo e um touch para vc!

Redneck disse...

La Voyageuse, eu não quero nem pensar nas consequências de uso acidental dos tais anéis. Se bem que, fosse ao tempo do Marques de Sade, esse tipo de tecnologia poderia, de fato, virar um hit no mundo libertino daquele senhor. Para falar a verdade, eu, que sou iniciante na prática SM, não havia pensado em usos explosivos e elétricos dessas luzes. Você sabe que gostei? A uma dor excessiva corresponde um prazer inenarrável. Você acha que eu, enquanto estagiário de SM, me saio bem? Gostei também do touch, ainda que virtual. Beijo dalit para você!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO