Brasil tem 24º. melhor restaurante do mundo (veja a lista dos 50 principais)
O D.O.M., do brasileiro Alex Atala, foi eleito, pelo quarto ano consecutivo, como um dos melhores restaurantes do mundo segundo a Restaurant Magazine, de Londres, que, desde 2002, publica o S. Pellegrino World's 50 Best Restaurants, que é uma espécie de ranking bastante concorrido. O brasileiro é o único restaurante de toda a América Latina que figura no topo dos 50 melhores.
(Atala: o dom de trabalhar muito)
A inclusão nessa lista, feita pela Nespresso World's 50 Best Academy, depende de 4.185 votos de 837 especialistas, entre jornalistas de gastronomia, críticos, editores e comentaristas que tenham relação com o assunto. Nesta edição, o D.O.M., de Atala, galgou 16 posições e saltou do 40º. lugar no ano passado para o 24º. este ano. Na primeira vez em que figurou na lista, o D.O.M. estreou na 50ª. posição. No ano seguinte, ficou em 38º. lugar. Depois, no 40º. lugar e, agora, está em 24º.
Para se chegar ao topo no mundo dos restaurantes há que se passar por uma criteriosa seleção promovida pela Nespresso. Para que se chegue ao resultado final, com os 50 melhores, o mundo é dividido em 26 regiões e, dessas, cada uma tem um painel de juízes que formam a Nespresso World's 50 Best Academy. O Brasil está na região América do Sul. Cada membro pode dar até 5 votos, dos quais 3, no máximo, para restaurantes de sua própria região. Qualquer restaurante votado deve ter sido visitado nos últimos 18 meses e ninguém tem permissão para votar no próprio restaurante.
Findo esse processo, os dados são compilados e os eleitos são convocados a ir a Londres para a divulgação da lista que determinará, até o próximo ano, quem está em ascensão e quem teve a infelicidade de cair para posições mais ribanceiras ou até mesmo desabar num precipício fora da lista. Parece dramático e é. O mundo da gastronomia é tão megalômano quanto outros setores, digamos, sensíveis, como o mundo fashion ou de estrelas de cinema.
A seguir, os 50 melhores restaurantes do mundo, com os respectivos links, caso você queira fazer reserva em algum lugar do mundo. É uma boa oportunidade também para ver como cada chef trata o próprio ego e como cada site pode ser um mundo de descobertas. A lista complementar, do 51º. ao 100º. lugar, pode ser acessada aqui. Observe que outro restaurante brasileiro, o Fasano, ocupa a 83ª. posição no ranking.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário