Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Dia do beijo

Eu quero beijar muuuuiiiittooo! Quem não se lembra do refrão que a atriz Cláudia Rodrigues popularizou no programa de sábado da Globo? Pois é! Todo mundo quer beijar e muito. E hoje, 13 de abril, mais do que nunca, é dia de beijar. Porque é bom e porque celebra-se nesta segunda-feira, no Brasil, o Dia do Beijo.


O beijo, forma de carinho das mais íntimas e com vários significados, é relativamente novo na espécie humana. Os registros históricos apontam os beijos das paredes dos templos de Khajuraho, na Índia, como os mais antigos sinais dessa manifestação do homem, há 2,5 mil anos.

Durante a prática do beijo - profundo, cheio de tesão e erotismo, com troca de saliva - as duas pessoas envolvidas movimentam 29 músculos (dos quais 17 são da língua); os batimentos cardíacos vão de 60 para 150 e, se caprichado, consome 12 calorias. Há médicos que afirmam que beijar combate a depressão.


Os tipos de beijo variam conforme a intimidade e a intenção. Podem ser:

- Esquimó: que não passa de um esfrega de nariz entre os parceiros
- Borboleta: 'troca' de toque de cílios
- Francês: beijo de língua, o melhor
- Selinho: toque de lábios, sem maiores consequências
- Cinematográfico: beijo de cinema, técnico, que, na teoria, não envolve emoção
- Arrepio: beijo na orelha, que provoca de um tudo
- Titanic: beijo aquoso, no qual ocorre uma intensa troca de saliva
- Conde Drácula: começa na boca e se estende pescoço afora
- Amigo: é o mesmo selinho, trocado entre amigos, em que uma das partes sempre quer aprofundar e evoluir o gesto

O beijo é a principal manifestação de carinho da humanidade, na maior parte das culturas, tanto ocidentais quanto orientais. O beijo ativa a liberação de endorfina no cérebro, que é a substância ligada às sensações de prazer e, por isso, combate uma série de males, entre os quais, dar vazão a desejos explícitos ou não.


A palavra beijo vem do latim basium, que significa o toque dos lábios em qualquer coisa, inclusive pessoas (por exemplo, beijar o chão, a aba de uma imagem considerada sagrada, uma fotografia etc.).

Os romanos classificavam o beijo em basium (entre conhecidos), osculum (entre amigos íntimos) e suavium (entre amantes). Na antiga Mesopotâmia (atual Iraque), as pessoas enviavam beijos aos deuses. Na Antiguidade, os guerreiros gregos e romanos trocavam beijos entre si no retorno das batalhas como uma forma de reconhecimento.


Mas foram os romanos que difundiram a prática do beijo. Os imperadores permitiam que os nobres beijassem seus lábios. Os nobres de segundo escalão podiam lhes beijar apenas as mãos e os plebeus, apenas os pés. Na Escócia, os padres beijavam o lábios da noiva ao final do casamento como uma forma de benção. Depois, durante a festa, a noiva deveria beijar todos os homens presentes na boca, em troca de dinheiro. Na Rússia, quem fosse beijado pelo czar, teria reconhecimento oficial. Já no século XV, os nobres franceses podiam beijar qualquer mulher. Ao contrário da Itália onde, se um homem beijasse uma donzela em público, deveria se casar com ela.

O beijo tem vários significados. É sinal de reverência, quando se beija o anel de membros da alta hierarquia da igreja ou a mão de um entre querido. No Brasil, o rei de Portugal, D. João VI, instituiu a cerimônia do beija-mão: todos, nobres e plebeus, podiam lhe beijar as mãos durante as reivindicações. O costume foi mantido tanto por Dom Pedro I quanto por Dom Pedro II.


Beijar significa quase que um ato de antropofagia, no qual você se entrega e busca o outro. O ato de beijar é tão profundo que perde apenas em equivalência (às vezes, não) para o próprio ato sexual. Beijar é possuir e ser despossuído. É troca de fluidos, de sensações, sentimentos e linguagem direta, sem trocadilhos.

Então, beija, me liga! Me liga e me dá um beijo. Me beija e deixe que eu te beijo. Beija aqui, beija ali, beija acolá. Me beije por inteiro, sem respeito, sem cerimônia. Porque beijar faz bem. Um beijo, vários, para você.

2 Comentários:

Anônimo disse...

Deu até vontade de voltar com meu ex. Terminei com ele na Páscoa :(

Redneck disse...

Oi! Volte nem que for para lascar-lhe beijos e fazer com isso um estoque para a época das vacas magras. =:00))

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO