O estado da arte
"O estado da arte", em tecnologia, refere-se a sistemas de última geração, de vanguarda. Mas, e a arte de vanguarda, qual é? O que é arte contemporânea? A arte reproduz o cotidiano, brinca com a vida, polemiza, ataca e contra-ataca. Em três séries, o estado em que a arte se encontra:
1. Escultura: o artista plástico britânico Barnaby Barford fez estatuetas de porcelana para retratar o cotidiano de jovens delinquentes do Reino Unido. Barford subverte as figuras e cenas pastorais tradicionais na coleção "The Good, The Bad, The Belle" (O Bom, O Mau, O Belo). Uma das esculturas mostra o "happy slapping", prática que consiste em agressão inesperada contra uma vítima aleatória em escolas londrinas. Outras peças mostram vândalos num parque, uma pichação e um garoto que come um lanche do McDonald's.
2. Escultura e fotografia: na Coreia do Sul, o artista Gwon Osang criou esculturas a partir de fotografias. A técnica consiste em fotografar diferentes partes da anatomia de uma pessoa, imprimir as imagens e sobrepô-las em manequim de gesso em tamanho real. A banda inglesa Keane convidou o artista para ilustrar seu último álbum, "Perfect Symmetry".
3. Fotografia: o fotógrafo norte-americano Alan Sailer fez uma série de imagens que retratam o momento exato em que um projétil acerta objetos. Para capturar o efeito provocado pelos tiros, Sailer fez ajustes no flash e no obturador da câmera Nikon D40. Nas fotos, entre outras, uma bala atravessa um enfeite de Natal e um morango.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário