Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

terça-feira, 7 de julho de 2009

Estamos à beira do colapso mundial da internet?

Hoje, 7 de julho, boa parte da audiência mundial parou para ver os funerais de Michael Jackson. E uma imensa parcela dessa audiência aconteceu por meio da internet. Os números devem começar a ser destrinchados nos próximos dias. Mas posso antecipar minha própria experiência: internet lenta, com picos de demanda entre as 14:00 e 16:00 horas desta terça-feira (horário de Brasília) e paralisação de redes como o Twitter (cujos 10 trendind topics, em determinado momento, eram todos relacionados a Michael Jackson) e o Facebook (que tem mais de 200 milhões usuários em todo o mundo).


À tarde, um balanço preliminar dava conta de que apenas no Facebook foram publicados mais de 500 mil posts relacionados ao rei do pop. O mundo tem um pouco mais de 6,7 bilhões de habitantes e, desses, 1,6 bilhão (24%) são usuários da internet. Há um site bastante completo que demonstra o uso da internet mundial, neste link. Não consegui encontrar uma informação confiável de quanto se consome em terabytes (um terabyte representa 1 mil bilhões de bytes ou mil gigabytes) ou, pior, em petabytes, exabytes ou zettabyte em todo o mundo.


Mas um relatório da Cisco pode dar a dimensão desse uso extraordinário: estima-se que o tráfego global IP (Internet Protocol ou o padrão sobre o qual trafegam os dados) será de 44 exabytes mensais em 2012 (eram menos de 4 exabytes mensais em 2007). Isso gerará uma demanda de 522 exabytes mundiais de banda larga, ou mais da metade de um zettabyte. Agora, às legendas: um petabyte equivale a 1.024 terabytes; um exabyte equivale a 1 bilhão de gigabytes (ou à capacidade de armazenagem de 250 milhões de DVDs); e um zettabyte equivale a 1 trilhão de gigabytes (ou a 250 bilhões de DVDs).


Fenômenos mundiais como a morte de Michael Jackson, a revolta da oposição do Irã, Olimpíadas e, no ano que vem, a Copa do Mundo, são conhecidos como "fenômenos emergentes" que dependem, majoritariamente, de organização em grande escala. Bem, o ambiente internet é um dos mais propícios para que se dê essa organização massiva.

Emergentes o são também, atualmente, as redes sociais e os serviços de mensagens instantâneas. São, a exemplo da bolha de 2001 (as empresas pontocom), o hype do momento. Todo mundo tem Orkut, Facebook, Twitter, MySpace, Flickr, Tumblr, YouTube, blogs e outros serviços sociais como o Messenger. E, quando um 'fenômeno emergente' assola a internet mundial feito um tsunami asiático, algumas praias congestionam-se. Há tumulto, desencontros e alguns acidentes. Por enquanto, a esses acidentes tem sido dado o nome de 'quedas'. Dizemos: "o Google caiu, o Facebook caiu, o Twitter baleou (em menção à baleia representativa do colapso do serviço)".


Mas, até quando os teras, petas e exas serão suficientes para suportar a demanda que cresce todos os dias? Uma outra empresa norte-americana, a Nemertes Research Group, tem uma data para que isso aconteça: 2010. É isso mesmo! No ano que vem, ano da Copa do Mundo da África. Devido a atual escalada na demanda de dados, a estrutura atual não comportará o volume, segundo a empresa.

O relatório da Memertes avalia que as estruturas centrais da internet evoluem, mas não a infraestrutura de acesso. E isso pode, sim, afetar a internet mundial e provocar o grande colapso para o ano que vem. Essas 'quedas' com as quais convivemos hoje, em 'fenômenos emergentes', poderão se repetir e ficar mais intensas até que a rede se trave, diante de tanta demanda. O relatório conclui que seria necessário investir US$ 55 bilhões na infraestrutura de acesso (nos chamados acessos de nível 1 ou Tier 1, que são os provedores de primeiro nível de todo o acesso à internet, responsáveis pelas conexões internacionais de tráfego de dados).


Por enquanto, o que temos visto é a paralisação ou lentidão excessiva de alguns serviços - Facebook, Twitter, Google, Wikipedia - em momentos de maior demanda. Mas, o risco é iminente e todo o universo que se apoia no mundo virtual pode, a qualquer momento, subir à tona para respirar feito a baleia do Twitter e depois naufragar como submarino abatido. Olhos de coruja para isso que não tarda o encalhe.

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO