Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Garoto-propaganda

O que uma empresa mais deseja? Vender, claro. E como vender? Com marketing, claro. E como superar os concorrentes com estratégias de marketing? Essa é a chave de todo negócio e, se eu soubesse, não ia publicar aqui. Venderia.


No entanto, uma empresa, em particular, ganhou, gratuitamente, a melhor divulgação do seu produto: o presidente recém-eleito dos EUA, Barack Obama, simplesmente decidiu que não pode viver sem seu celular BlackBerry (era um modelo 8700c e agora será um outro, especialmente projetado) e conquistou o direito de usá-lo.


(O modelo favorito de Obama - BlackBerry 8700c)

Mas, por conta das funcionalidades envolvidas, o novo celular, especula-se, deve ser o Sectéra Edge, da empresa C4 Systems, subsidiária do grupo norte-americano General Dynamics. O antigo BlackBerry não atenderia às normas da Agência Nacional de Segurança dos EUA. Para mim, trata-se de valorizar o produto local: o BlackBerry é da RIM, que é canadense. Ou seja, nada de finlandeses, coreanos ou japoneses. O negócio é ficar em casa mesmo.

A despeito da troca, a RIM obteve a um só tempo ampla divulgação do aparelho e propaganda gratuita durante toda a campanha de Obama que nunca escondeu o uso frequente do BlackBerry. No entanto, como presidente, Obama terá uma série de condições para usar o smartphone e, claro, o e-mail do presidente dos EUA certamente não é mais o e-mail pessoal anteriormente usado (barry.obama1961@gmail.com).

Durante os últimos dois meses, Obama brigou com os assessores para manter o BlackBerry. Como primeiro presidente que envia e recebe e-mails, Obama terá que lidar com regras específicas. Começa que o uso será limitado e a segurança na transmissão e recepção de dados será reforçada para que nenhum hacker acesse o e-mail privativo do presidente (então tá!).

As regras do novo aparelho e e-mail de Obama são as seguintes:


(O novo smartphone que, provavelmente, será usado por Obama - Sectéra Edge)

1. Apenas um círculo seleto de pessoas terá o e-mail, com uma rígida hierarquia sobre quem integra a lista.

2. Os eleitos para o acesso ao e-mail de Obama receberão, antes de tudo, um comunicado do escritório de advocacia da Casa Branca.

3. As mensagens de Obama serão projetadas para não serem encaminhadas, ou seja, o presidente apenas recebe e, a princípio, não responde nada.

A obsessão com os e-mails do presidente dos EUA se explica: os e-mails, assim como qualquer tipo de correspondência, estão sujeitos à Lei dos Registros Presidenciais e que, como tal, podem transformar-se em domínio público.

De qualquer jeito, Obama garantiu seu novo celular. Tenho comigo que o uso será mais banal do que supõe toda a formalidade do cargo: o presidente dos EUA, reconhecidamente, gosta de saber online os resultados do seu time de beisebol, o Chicago White Sox. De preferência, pela telinha do celular.

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO