Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Rastreio de Cozinha - 137


A celebração do Halloween (Dia das Bruxas) acontece no dia 31 de outubro. Hoje, 27 de outubro, antecipamos a comemoração em cinco dias: o segundo evento prático (montagem, decoração, cozinha e recepção) aconteceu nesta segunda-feira e teve como tema justamente o Halloween.

No cardápio, petiscos doces, salgados, sangria e bolo. O Halloween é, culturalmente, uma festa anglo-saxônica (EUA, Canadá, Irlanda e Reino Unido). Mas, como somos, o Brasil, um país que adora adotar as culturas estrangeiras e festejá-las como se nossas fossem, o Halloween é um sucesso de público. E foi assim o segundo evento (o primeiro, na semana passada, foi o Café da Manhã com Monet).


O Halloween tem origens pagã e cristã. Na tradição pagã, começou com os celtas, como um culto aos mortos. Mas, no século II, o druidismo, a religião dos celtas, já havia desaparecido de todo, quase. No cristianismo, no século IV, a Igreja da Síria comemorava o dia de "Todos os Mártires". Mais tarde, a data transformou-se no Dia de Todos os Santos, comemorada no dia 1º. de novembro. Em inglês, essa celebração era chamada de All Hallow's Eve (Vigília de Todos os Santos). Depois, tornou-se All Hallowed Eve e All Hallow Een, até chegar ao Halloween.


Muito popular nos EUA, o Halloween tem sido promovido por grupos neo-pagãos, inclusive com caráter de celebração satânica e ocultista. Mas, no geral, é uma grande festa à fantasia, onde se trocam doces.


E, no evento desta segunda, o grupo que organizou a festa esteve à altura do Halloween: muito negro e roxo. Todos caracterizados. Lindo, alegre e contagiante. Dark sim, mas, um dark brasileiro, como somente nós sabemos sê-lo. Um gótico adaptado para que a alegria prevaleça sobre a palidez européia do primeiro gótico de Goethe.


E, sempre que um evento consegue sucesso de público - a maior parte das pessoas, do grupo, da cozinha e convidados vestiu-se a rigor -, o evento seguinte tem a incumbência de superá-lo ou, pelo menos, fazer algo semelhante em termos de organização e beleza.


O problema é que o próximo evento é o nosso - 50 Anos de Bossa Nova, comida de boteco. Tenho calafrios só de pensar que, depois do que vimos nesta segunda, o verdadeiro neo-Halloween está por vir. Para nós, o próximo grupo. As bruxas já estão soltas.


Para tanto, conto com a presença de bruxos e bruxas locais que colocam os druidas no chinelo. Olha a companhia que teremos: Tom Jobim, João Gilberto, Nara Leão, Elis Regina, Vinícius de Moraes, Chico Buarque. Você concorda que druida nenhum pode com essa legião? Ou, se quiseres, religião?

2 Comentários:

Anônimo disse...

Qual vai ser o cardápio desses 50 anos de Bossa Nova??? O que cada artista irá inspirar??
Quem sabe nos encontramos lá no mesa?? Ai te entrego uma cópia do meu projeto de mestrado, essas inspirações e o produto delas são fundamentais p desenvolver meu trabalho.

Redneck disse...

Tati, o cardápio será de comida de boteco. Serão cinco tipos de canapés/petiscos e, dadas as limitações orçamentárias impostas, não podemos elaborar muito. Temos sempre que ficar restritos ao óbvio e, claro, barato. Quanto ao evento, vamos nos encontrar sim. Beijo!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO