Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Rastreio de Cozinha - 136


Vietnã. Tão longe e desconhecido! E existe há mais de 2,5 mil anos! É um país lembrado apenas como apêndice de um conflito: a Guerra do Vietnã (1959-1975). Foi um conflito entre o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul. O Sul foi apoiado pelos EUA, com o objetivo de impedir que o comunismo do Norte vencesse e unificasse todo o Vietnã sob o regime apoiado pela então URSS. Como é sabido largamente pelo cinema, os EUA tiveram que sair do Vietnã do Sul em 1973, depois de uma conta macabra: morreram cerca de 4 milhões de vietnamitas, 2 milhões de cambojanos (Camboja) e laocianos (Laos) e 50 mil soldados norte-americanos.

Esse conflito impõs aos EUA a pior derrota de todos os tempos ante as tropas inimigas: os vietcongs do Norte travaram uma guerra de guerrilha, ocultados pelas selvas da região e fizeram com que os EUA se retirassem, derrotados. Foi nessa guerra que começou o uso extensivo de armas químicas de grande poder de destruição (como o napalm, o agente laranja e o gás mostarda).


(Peixe ao Barbecue)

Com todos os conflitos, atualmente, o Vietnã, reunificado, tenta ser um dos tigres asiáticos, como os vizinhos Cingapura, Coréia do Sul e Taiwan. Mas, a economia vietnamita está longe desses países. Nas grandes cidades - Ho Chi Minh (capital, ex-Saigon), Hanói e Da Nang -, é mais fácil se deparar com motos do que com carros. Por outro lado, isso torna a gastronomia vietnamita das mais baratas da Ásia.

O prato nacional do Vietnã é o phö, que é uma sopa de peixe com tamarindo. A gastronomia do Vietnã é, em geral, mais sofisticada e mais leve do que a chinesa, com o uso acentuado de ervas e pouca fritura. Tem menos condimentos do que a culinária da Tailândia e da Índia. Em Ho Chi Minh, são populares a salada de lótus (goi sen), a carne cozida no coco, o peixe com tomate, porco, cogumelos e arroz de jasmim preparado no vapor, o que o torna levíssimo. A gastronomia local tem uma espécie de menu degustação com quase uma dezena de pratos - sopas, caldos, saladas, massas, rolinhos, pastéis, bolinhos, carnes, variados tipos de arroz e grande quantidade de frutos do mar, já que o o litoral do Vietnã, banhado pelo Mar do Sul da China, é rico na produção de peixes e crustáceos.


(Arroz Frito Vietnamita)

A base da cozinha vietnamita são as raízes de bambu, lótus, cogumelos, coco e gengibre, além, claro, do arroz, do qual o país é grande produtor e exportador, assim como a maior parte dos países asiáticos. As frutas também são fartas: melancia, banana, tangerinas e fruit du dragon (semelhante à fruta de conde). As sobremesas são baseadas em arroz doce ou arroz de coco.

Mas, mesmo pequeno, o Vietnã tem variações gastronômicas regionais. Em Da Nang (cidade importante mais próxima do Camboja e do Laos), mudam a sopa e os rolinhos (de banana e camarão) e o acento dos pratos é mais picante. Há influência da gastronomia francesa (o Vietnã foi colonizado pela França entre 1859 e 1954), o que deixou marcas francesas na cozinha vietnamita.

Nesta sexta-feira, 24, tivemos a segunda e última aula prática de Cozinha Oriental - Vietnã. Na semana retrasada, eu refiz a prova de Gestão Financeira (Custos) e, portanto, faltei às aulas práticas da primeira parte da cozinha vietnamita. Resgatei um pouco nesta sexta-feira. Fizemos quatro produções: Arroz Frito Vietnamita, Crepes Vietnamitas em Folhas de Alface, Salada Vietnamita de Porco e Camarões e Peixe ao Barbecue.

Muitos colegas faltaram e se atrasaram. Rotineiramente, somos cinco bancadas ao todo. Por conta das ausências, ficamos reduzidos a quatro bancadas (na minha própria bancada, estávamos em três, do total de cinco integrantes). Por conta disso, os componentes de outras bancadas, na medida em que chegaram à aula, se uniram à nossa bancada a ponto de, num determinado momento, chegarmos a 11 componentes!


(Crepes Vietnamitas em Folhas de Alface)

OK, estaria tudo bem não fosse o fato de que, dos oito componentes que se uniram a nós, apenas dois ou três efetivamente ajudaram. Os demais simplesmente ficaram por ali, à espera da comida. O resultado, obviamente, foi o que eu imaginava: pessoas que nem falam conosco no dia-a-dia comeram todas as produções.

Eu não consegui ao menos experimentar meu próprio prato e, a uma dada altura, me faltou fome. Sim, pode me chamar de chato! Mas, enquanto eu montava o prato, as pessoas se serviam sem ao menos olhar para mim. Perdi completamente a fome. Por conta dessa confusão, também não consegui fotografar o prato Salada Vietnamita de Porco e Camarões. Fizeram e apresentaram e nem nos comunicaram, aos três que somos da bancada. Horrível!

De forma excepcional, não vou passar a receita do prato que fiz - Peixe ao Barbecue. Me estendi demais no post porque tentei recuperar o que não escrevi sobre o Vietnã e a gastronomia do país há duas semanas. Pois não é que agora estou com fome?

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO