Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Rastreio de Cozinha - 132


O Rastreio volta assanhadinho e, sem deixar rastros, atualiza as novidades depois de uma semana de vácuo (porém, nada vaga). Começa que a turbulência dos mercados financeiros internacionais já afeta o setor de restaurantes em São Paulo.


Um dos professores, que trabalha em conhecido restaurante da capital, me disse que o movimento caiu entre 40% e 45%. Isso é uma péssima notícia. As crises financeiras tendem a fazer as pessoas ficarem muito mais cautelosas e a redução de gastos extras (para não dizer supérfluos) é o primeiro passo na hora de se pensar em cortes e visitas mais esporádicas à carteira.


Dizem que caldo de galinha e cautela não fazem mal a ninguém. Desconfio tanto do caldo quanto da cautela: o caldo porque carrega na associação com comida de hospital e pós-bebedeira de Carnaval e, logo, significa, basicamente, que somos pacientes (de doença, não de paciência). Quanto à cautela, estou bem refratário a esse tipo de comportamento: cautela é bom para que se, no final, nem ao menos temos controle sobre pessoas loucas que, do nada, te sequestram e assassinam?


Enfim, prefiro tratar de um assunto mais rasteiro, do qual nós que aqui estamos não podemos jamais nos olvidar: a comida. Por mais que se coma, o corpo pede, de tempos em tempos - mais longos ou mais curtos, conforme o organismo - a reposição. E daí não tem jeito: a comida nos iguala a todos, pobres, ricos, asiáticos, escandinavos, mau-humorados ou felizes. Neste momento, todos estão nivelados na mesma panela. A comida é necessidade básica e, a não ser que você estabeleça para si próprio uma greve de fome ou que sofra de doenças como anorexia e bulimia, somos, todos, iguais.


Dentro desse espírito fraterno - desde que haja comida para todos, que fique bem claro, porque, se não houver, a fraternidade pode virar pó -, celebramos nesta segunda-feira bons momentos, ao contrário dos fatos relatados neste blog na semana passada.


Nossas aulas de Eventos, a partir desta segunda, são práticas. Esta segunda e as quatro segundas subsequentes substituem as aulas de Sala e Bar e de Eventos. Nós mesmos montamos e fazemos os eventos. São, ao todo, cinco eventos temáticos: Café da Manhã com Monet, Festa do Halloween, Coquetel 50 Anos de Bossa Nova (do meu grupo), Pratos do Convívio à Moda Francesa e Banquete Imperial, com referências ao antigo Brasil imperial.


O evento de hoje foi o Café da Manhã com Monet. O pintor francês Oscar-Claude Monet (1840-1926) foi o principal artista entre os pintores impressionistas. Justamente, o movimento do impressionismo nasceu por conta do quadro "Impressão, Nascer do Sol", de Monet.


Assim, o evento tinha que fazer referências explícitas a Monet tanto na caracterização do ambiente (decoração, iluminação, sonorização e figurino) quanto na gastronomia. O grupo que preparou e viabilizou o evento conseguiu, de forma encantadora, montar e concretizar o evento.


 Toda a classe participou de várias maneiras: na cozinha, na decoração, no suporte e, ao final, alguns colegas foram "convidados" do evento. Gostei da experiência e parabenizo publicamente o primeiro grupo. O evento foi bom do começo ao fim. Nada como planejamento, organização e habilidade para lidar com imprevistos. Se é que os houve.

4 Comentários:

Patty Diphusa disse...

Ai, aquele arranjo com copos de leite, é assim que chamam? Será que consigo dois iguais na sexta para levar no sábado vc sabe onde?
Help, help.

Parabéns pelo evento. Bom para verem como vcs sabem fazer, desde que dadas as condições. Às vezes até sem elas.

Bjs

Viviane Peçanha disse...

Descobri seu blog por um acaso na net e não é por acaso que tenho o visitado desde então e que tenho tentado ler de trás pra frente todas as suas aulas, hehehe.
Tenho adorado seu jeito peculiar de escrever e envolver, afinal vc é um jornalista e mostra talento nisso!
Queria pedir uma coisa, teria como vc colocar as letras brancas nesse fundo preto?! explico: complica um puco a vista quando estamos lendo e facilitaria a vida ao ler horas num monitor e ainda mais quando se é miope, uhauhaha.
um bj.

Redneck disse...

Patty, sorry, mas aqueles copos de leite já foram embora. O grupo que fez o evento comprou as flores e as levou. E obrigado. Espero que o nosso próprio evento seja equivalente. Beijo!

Redneck disse...

Oi Viviane, tudo bem? Obrigado pelo carinho. Fico feliz de saber que você gosta do texto. Quanto ao formato do blog, já tentei mudar a cara dele. Mas, antes, fiz pesquisa com o leitor e ouvi um grande e sonoro não. As cores, de certa forma, estão atreladas aos respectivos posts: o Rastreio tem uma cor, o Rugidos tem outra e assim por diante. E, se eu colocar tudo em branco, descaracterizaria o blog. Beijo!

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO