Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Rastreio de Cozinha - 124

Nesta quarta-feira, após uma chuva vigorosa bem à beira do rush, estava tudo em convulsão: as pessoas, o trânsito, o metrô e a minha classe. Foram duas provas que eu não classificaria exatamente como simples ou tranquilas.


Ao contrário, demandaram, ambas, algo mais do que fórmulas decoradas ou textos prolixos. As provas foram das disciplinas de Planejamento e Organização e de Gestão Financeira (Custos). Embora eu não tenha demorado mais do que 1 hora para fazer cada uma das provas, não as achei fáceis. Requeriam, ambas, informações passadas em sala de aula, principalmente, e poder de concisão, absorção e decisão. Decisão de saber se o que está descrito é suficiente para que se entregue a prova.

Na prova de Planejamento e Organização, tivemos que falar de plano de negócios (planejamento e organização, mais uma vez), revestimento de piso e parede (parece estranho, mas, nessa disciplina, temos que entender como se projeta uma cozinha ou restaurante, desde o nome até o material usado na construção), o sistema dos 5 "S": sistema japonês de organização planejada do ambiente de trabalho que vem de cinco palavras (em japonês) que começam com a letra "s": seiri (utilização), seiton (organização), seiso (limpeza), seketsu (padronização) e shitske (auto-disciplina).

Ainda tivemos que falar sobre as tecnologias dos materiais de construção e de que forma isso interfere na construção de um ambiente e desenhar um fluxograma pelo qual deve seguir um peixe congelado, da recepção até o momento em que é servido para o cliente.

Na prova seguinte, números. Muitos números. Saí da prova zonzo. Foram apenas dois exercícios: pay back simples e fluxo de caixa. O primeiro é relativamente fácil. Mas, o segundo tem tanta conta que, se você não prestar atenção, perde o fio, a meada, a linha, a agulha e até a roupa.


Até agora não sei afirmar se as respostas para ambas as provas estavam corretas. No cálculo do fluxo de caixa, tivemos que contabilizar quatro meses de caixa, com faturamentos, compras, impostos, salários, comissões. Tudo mês-a-mês. Espero que tenha acertado.

Sei que, neste momento em que digito essa postagem, estou exausto. Ainda no meio do dia, procurei e preparei três fichas técnicas para um futuro evento (mais um) que a minha bancada (uma nova bancada, de 11 pessoas, especialmente formada para este evento) fará três tipos de petiscos típicos de botequim.

As três produções que eu levei ao grupo foram: Bolinho de Arroz com Tomate (baseado no petisco homônimo servido no restaurante Consulado Mineiro; Calabresa Acebolada (tal qual a servida no bar Veloso); e Manjubinha no Fubá (servida no bar Genuíno).

Assim, com tudo isso e ainda com pendências para resolver - tenho uma prova complicada de Marketing nesta quinta-feira e uma série de trabalhos para entregar no Projetos II (TCC) -, estou cansado e a semana está no dia da transição.

Porque a quarta-feira, sempre me parece, é um dia que já não está lá (início) e tampouco cá (fim) e fica uma sensação de indefinição. As terças e quintas, ao contrário, sempre me parecem mais prenunciadoras. Não sei. É só uma sensação. Bem, à quinta-feira, pois, com prova e tudo o mais!

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO