Blog Widget by LinkWithin
Connect with Facebook

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Rastreio de Cozinha - 131

A nova prova de Custos me custou o sacrifício das aulas práticas de Cozinha Oriental. Ao menos, me livrei da nota vermelha da primeira prova, feita na quarta-feira, dia 1º. Embora as notas não tenham sido divulgadas, o professor nos alertou sobre o fato de que as provas não mencionadas (entre as quais, a minha), teriam que ser refeitas.


A prova de Custos, na verdade, não teve muito segredo: eram dois exercícios - de pay-back simples (PBS), para saber se o retorno desejado pelos sócios se daria no período estipulado, e o exercício de fluxo de caixa, que cobriu um semestre, de julho a dezembro. Os exercícios valiam 3 e 7, respectivamente. Quanto ao primeiro, eu sabia e não tive qualquer dúvida. O segundo exercício, de fluxo de caixa, tinha que começar com o mês de julho e eu comecei com o mês de junho, fato que, obviamente, alterou todo o resultado. De onde concluo que, na primeira prova, fiquei apenas com nota 3.


Hoje, quando já havia percebido o erro, refiz a prova. Não era a mesma prova, mas, os exercícios eram similares, com poucas alterações. Essa segunda prova também foi feita em duplas. Há colegas que simplesmente não conseguem entender a lógica da contabilidade e, por isso, a liberalidade de fazer a prova em duplas. Fiz para mim e para a colega, cujo único trabalho foi permanecer ao meu lado até o término da prova.

E, com essa prova, acabaram-se, finalmente, as provas do 1º. bimestre deste quarto módulo. Temos, ao todo, nove disciplinas. Em todas, tivemos que fazer avaliações as mais variadas - práticas, teóricas, dissertativas, de múltipla escolha, com trabalhos e apresentações adicionais e participação em classe. Tudo se soma para valer a nota da P1.

Ao final de novembro, teremos a última etapa, a P2. Para a maior parte das disciplinas, a P2 estará apenas relacionada à evolução do TCC. Mas, para outras, teremos que fazer as devidas avaliações.

A partir da semana que vem, começa a 1ª. Semana de Gastronomia da faculdade, com palestras, workshops, aulas práticas, degustações, mini-cursos e a realização de eventos. É obrigatório que frequentemos parte dessa semana ou seremos penalizados com faltas.

A essa altura - e amanhã, 11, já se vão dois meses do quarto módulo -, não podemos mais brincar com faltas e atrasos de qualquer espécie. Nossa prioridade absoluta agora é tão-somente o ToCoCru.


Na Semana de Gastronomia, me inscrevi na palestra "Descobrindo a Cozinha Italiana", na terça-feira, dia 14; na oficina "Enologia", no dia 15; e na palestra "Os Contrastes da Cozinha Clássica e da Contemporânea", no dia 16. Depois, soube que teremos que trabalhar na cozinha na quarta (15), quinta (16) e sexta (17), na elaboração de petiscos contemporâneos para os eventos que acontecerão simultaneamente à realização da Semana de Gastronomia.

Isso significa que, na semana que vem, não teremos aulas, e sim apenas o evento. Ao mesmo tempo em que teremos alguma trégua, também nem por isso ficaremos parados. Vamos trabalhar até mais. Para mim, tudo bem, já que prefiro, como bem sabem os leitores frequentes, trabalhar na cozinha. Assim, volto a publicar as aulas - Rastreio de Cozinha - apenas no dia 20.

Ontem, inadvertidamente, descobri que já tenho os certificados de 1º. e 2º. cozinheiros, o que, teoricamente, me credencia para exercer a função no mercado de trabalho. Fui à secretaria me informar sobre minha situação na faculdade, em geral (sempre o faço, para evitar surpresas), e saí com um certificado, o de 1º. cozinheiro, nas mãos. Depois, consultei o portal da faculdade e constatei que, na verdade, já tenho dois certificados, os de 1º. e 2º. cozinheiros, do 2º. e 3º. módulos, respectivamente. O 1º. módulo, pelo que entendi, não emite certificado por se tratar de temas introdutórios e teóricos à gastronomia. Ao final do 4º. módulo, obterei o certificado de Cozinheiro Internacional.

Seja o primeiro a comentar

Autor e redes sociais | About author & social media

Autor | Author

Minha foto
Redneck, em inglês, define um homem rude (e nude), grosseiro. Às vezes, posso ser bem bronco. Mas, na maior parte do tempo, sou doce, sensível e rio de tudo, inclusive de mim mesmo. (Redneck is an English expression meaning rude, brute - and nude - man. Those who knows me know that sometimes can be very stupid. But most times, I'm sweet, sensitive and always laugh at everything, including myself.)

De onde você vem? | From where are you?

Aniversário do blog | Blogoversary

Get your own free Blogoversary button!

Faça do ócio um ofício | Leisure craft

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

NetworkedBlogs | NetworkedBlogs

Siga-me no Twitter | Twitter me

Quem passou hoje? | Who visited today?

O mundo não é o bastante | World is not enough

Chegadas e partidas | Arrivals and departures

Por uma Second Life menos ordinária © 2008 Template by Dicas Blogger Supplied by Best Blogger Templates

TOPO